Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

TCE proíbe prefeito de Moreilândia de realizar contratações

Um dia antes de ter sido cassado pelo juiz da Comarca de Moreilândia, Demetriuns Silveira Aguiar, por improbidade administrativa, o prefeito João Angelim (PTB), que retornou ao cargo por decisão do desembargador Agenor Ferreira, foi proibido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de contratar os aprovados no último concurso feito pela atual gestão do município.

A decisão teve como base uma ação cautelar impetrada pelo atual presidente da Câmara Municipal da cidade, o vereador Francisco José dos Santos (PR), que alega que com as contratações, o atual prefeito pretende inviabilizar a futura administração, que ficará a cargo do prefeito eleito Jesus Felizardo (PRB).

Ao acatar a representação, o conselheiro do Tribunal, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, determinou a  suspensão imediata  dos atos de nomeação, convocação e posse dos candidatos concursados na gestão de João Angelim. De acordo com ele, nestas condições, a Lei de Responsabilidade Fiscal veda o provimento de cargo público. E criticou: "o prefeito vem promovendo nomeações de servidores aprovados no último concurso ainda que os servidores municipais estejam com seus salários atrasados”.

Segundo diário da sulanca

Foi boicote


A não reeleição de Furibinha (PT) e a fraca votação de Chico de Irineu (PTB) podem ter tido a contribuição de Mamão (PSB), é o que afirma o prefeito eleito de Jataúba Antônio de Roque (PMDB). De acordo com o novo prefeito Mamão tentou prejudicar os próprios aliados.


Em baixa


O deputado federal José Augusto (PTB) anda com a popularidade em baixa em Jataúba, lá alguns aliados que apoiaram o deputado em 2010 já começam a avaliar se vale a pena continuar essa aliança. Reclamam de falta de atenção e de ações para Jataúba.


Em alta 1


Quem cresceu na aceitação do grupo de oposição em Jataúba foi o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), que é visto hoje como um aliado leal e indispensável para a manutenção da oposição que continua sendo liderada por Mamão.


Em alta 2


Já o deputado José Augusto (PTB) continua forte nas “quase cidades” Pão de Açúcar e São Domingos. Mesmo sem apoio de lideranças José Augusto tem forte prestígio entre os eleitores dessas localidades e tem que sonhe em um dia ver Maia governando uma das duas futuras cidades.


O desafio de Ernesto


O novo líder da oposição, Ernesto Maia (PTB), tem um grande desafio em 2013, conquistar bases no agreste para pavimentar sua candidatura a deputado estadual. Atualmente o herdeiro político de José Augusto não tem uma única base na região e conta apenas com o apoio de Santa Cruz.


Quem fica com quem?


Com as pré-candidaturas de Ernesto Maia e Toinho do Pará, que sonham em se tornarem deputados estaduais, fica uma duvida, como cada vereador vai se comportar e relação aos apoios? Com ganhará mais apoios? Ernesto é favorito na disputa interna contra Toinho.

Santa Cruz do Capibaribe tem o maior crescimento econômico do estado de Pernambuco

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco tem o maior crescimento percentual do Produto Interno Bruto do Estado. O PIB representa a soma de valores de todos os bens e serviços produzidos numa determinada região em um período de tempo, seja no setor de comércio, indústria e serviços.


Segundo dados do órgão público, o IBGE, o crescimento do PIB de Santa Cruz relativo e consolidado de 2010 foi o maior do Estado entre as 30 maiores cidades de Pernambuco. O PIB de Santa Cruz do Capibaribe cresceu entre 2009 e 2010: 30,8%; em média duas vezes acima da estadual e ultrapassando todas as cidades da Região Metropolitana do Recife, de Ipojuca (destacado porto de Suape) e no interior como Petrolina, Caruaru e Garanhuns. Veja o gráfico abaixo dos maiores crescimentos entre as 30 maiores economias de Pernambuco.








O crescimento expressivo do PIB ocorre por algumas razões, uma delas é o aumento da própria população, são pessoas dentro da mesma cidade consumindo serviços e produtos, naturalmente o PIB vai aumentar só por este crescimento da população. Santa Cruz do Capibaribe teve um aumento da população de 33% entre 2000 e 2010 o que influencia neste tamanho crescimento percentual do PIB, o que também proporciona é o aumento da dinâmica da cidade, pois a cidade é uma coluna no polo de confecções do Agreste que atraí compradores e comerciantes de todo o país.


A força econômica de Santa Cruz do Capibaribe reflete na geração de empregos na cidade, com uma população economicamente ativa em 2010 de 49.026 e taxa de desemprego que estudiosos da economia local afirmam próximo a taxa natural. Prova de que vários setores estão em expansão como indústria, comércio e o setor imobiliário. As empresas tem aumentado o quadro de funcionários a cada ano para acompanhar o aumento da demanda. O valor nominal divulgado em dezembro de 2012 do PIB de Santa Cruz do Capibaribe consolidado em 2010 é de R$ 579.343.000,00.


Existem expectativas de mais crescimento com o aumento da formalidade das empresas, a necessidade de estimulo a saída da informalidade é cada vez mais necessária para o desenvolvimento da cidade se concretizar assim Santa Cruz do Capibaribe ficará oficialmente entre as 10 cidades geradoras de riqueza do estado. Estima-se também que até 2025 metade do consumo de Pernambuco se concentrará no interior e as cidades do polo de confecções (junto com Caruaru, Toritama e Surubim) e outros polos de desenvolvimento serão os dos carros chefes desse consumo.


Os desafios são grandes pois a cidade é carente em infraestrutura e alocação dos recursos, fatores primordiais para ao tal esperado desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas. O crescimento de uma economia é indicado pelo crescimento da força produtiva do trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico. Já o desenvolvimento econômico, pode-se conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PIB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica.


Por Jandson Araújo
Participante do Grupo SEIO (Sistemas Econômicos e Organização Industrial), UFPE-CAA.

Igreja Evangélica fará distribuição de donativos para Famílias Carentes


Oito Toneladas de donativos serão distribuidas pela igreja. Fotos: Fernando Lagosta.

A Igreja do Evangelho Quadrangular recebeu da cidade de Barueri (SP), oito toneladas de alimentos, brinquedos e outros donativos para serem distribuídos para famílias carentes de Santa Cruz e região.

Pastor Marcos fala sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias carentes, especialmente as vítimas pela seca.
Segundo o pastor Marcos Godinho, líder da entidade aqui em Santa Cruz, vários tipos de donativos chegaram para a sede da igreja, aqui na cidade.

“Estamos recebendo oito toneladas de alimentos, materiais não perecíveis como produto de limpeza, higiene pessoal. Chegaram algumas bolsas com presentes, brinquedos de pelúcia e cartinhas, vindas de crianças do interior de São Paulo”, destaca o pastor.

Segundo o pastor, os donativos serão distribuídos para famílias carentes de diversas cidades como Santa Cruz, Tupanatinga, Jataúba, Brejo, Toritama e outras cidades da Paraíba, onde a igreja está presente. Amanhã será iniciado a distribuição dos donativos, onde serão levadas 50 cestas básicas para a cidade de Tupanatinga, no sertão do estado.

“Eles estão vivendo um grave momento de seca. Não tem água, não tem animais, ração, palma, queijo ou leite. Eles estão sem quaisquer receitas e a célula da igreja de Tupanatinga tem recebido pedidos de famílias que estão com fome. Nós estendemos esse braço até Tupanatinga para fazer com que isso, realmente, seja um grande trabalho”.

Caminhão lotado de doações é descarregado.

Para as pessoas que quiserem fazer doações, basta se dirigir a igreja localizada no Bairro Malaquias Cardoso e também as margens da PE-160, próximo aos Correios.

Mulher assassinada a tiros na zona rual de caruaru


 
Uma mulher de aproximadamente 22 anos foi assassinada a tiros na manhã desta quarta-feira (26), na zona rural de Caruaru. O crime aconteceu na estrada que dá acesso ao Sítio Capim, área rural da cidade.


Ainda não há identificação da vítima que é jovem a tem uma tatuagem na nuca o outra no ombro e a polícia acredita que a mesma foi levada para ser morta no local durante a madrugada.


O corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru.





Por Adielson Galvão

Prefeito de Orobó abandona prefeitura e deixa funcionários sem salários e sem o 13º


O atual prefeito de Orobó o Sr. Manoel João após o termino das eleições onde não teve capacidade de eleger a sua candidata, abandonou a prefeitura da cidade deixando a população sem os devidos pagamentos e sem o 13º salario que é assegurado por lei.

Foto Divulgação
Hoje dia 27 de Dezembro, funcionários da PMO estão em um ato de mobilização para a reivindicação dos salários atrasados e do 13º. Uma grande multidão se faz presente no prédio da PMO no intuito de ainda hoje ser efetuado os pagamentos. Até o exato momento o prefeito Manoel João não compareceu para prestar esclarecimentos quanto ao fato, deixando assim a população mais indignada com o seu governo. Os funcionário que ainda exercem as suas funções, fecharam a porta da prefeitura para os reivindicadores, na intenção de inibir a entrada dentro do órgão, segundo informações desses funcionários, a verba entraria hoje, só que já faz tempo que o dinheiro encontra-se na conta da prefeitura e a mesma não efetua o pagamento por causa da derrota nas eleições 2012. Algumas pessoas relataram que não tiveram um “feliz natal” por conta do não pagamento dos salários, muitas famílias estão passando dificuldades e estão grandemente endividadas por conta deste fato, só que o Sr. Prefeito Manoel João só penalizou as pessoas que mais precisam, beneficiando as pessoas que exercem cargo de confiança com altíssimos salários onde os mesmos já receberam as suas devidas remunerações.

A prefeitura faz tempo que não ver a cara do prefeito, no qual abandonou o seu gabinete e abandonou o seu povo, Manoel João era tido como o pai do povo de Orobó, mas de Pai ele se tornou Padrasto daqueles que são mais vilões. Muitos dos professores ainda não receberam 1/3 das férias e nem o retroativo, quanto aos demais, estão com o salario de Dezembro e o 13º salario, em fim, os funcionários estão ao lado de fora da prefeitura fazendo a referida manifestação, enquanto as portas da prefeitura estão fechadas para receber a população e Manoel João não deu as caras para falar com o povo de Orobó.




Candidatos inscritos no Enem poderam ver momentaneamente nota de redação



Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 puderam acessar às notas da redação na tarde desta ultima quinta-feira (27) no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela aplicação da prova.

A consulta pode foi feita no site www.sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem, pela segunda opção que pedia o número de inscrição e a senha. De acordo com Ministério da Educação (MEC), o acesso durou alguns minutos, no processo de homologação das notas no sistema do Inep. Quem estava logado com seu CPF no site da instituição pode ter acesso à nota de sua redação. Não houve acesso às notas das demais provas e nem de outros candidatos.

Segundo a pasta, não houve vazamento de informação e as notas serão oficialmente divulgadas amanhã, 28, conforme previsão inicial.

Médicos vão retirar respiração artificial de Dominguinhos


De acordo com boletim médico divulgado na manhã desta quinta-feira, o estado de saúde do cantor e compositor Dominguinhos não apresentou alterações nas últimas 24h. O sanfoneiro, de 71 anos, permanece internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Santa Joana, no bairro do Derby, sob os cuidados da equipe do Dr. Odin Barbosa da Silva, coordenador do CTI da unidade.

O artista chegou ao hospital na segunda-feira (17), com um quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca. Desde então vem recebendo tratamento. Ainda de acordo com as novas informações, o quadro infeccioso está estável e a medicação será mantida. A arritmia cardíaca está controlada com a ajuda de medicamentos e implantação do marca-passo, mas o cantor permanece sedado e respirando com ajuda de aparelhos. Entretanto, os médicos estão aguardando a eliminação completa da medicação sedativa para iniciar um processo de retirada da respiração artificial.

Pobreza extrema de crianças podia ter baixado a 0,6%

 Estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, se o Programa Brasil Carinhoso, do governo federal, tivesse sido instituído em 2011, a quantidade de crianças brasileiras vivendo em extrema pobreza – ou seja, com renda familiar mensal de R$ 70 – teria caído para 0,6% da população de até 15 anos. Hoje, 5,9% das crianças estão nessa situação.

O documento explica as mudanças pelas quais o Programa Bolsa Família passou de 2003 a 2011. Durante o período, constatou-se que o programa era mais efetivo entre famílias com renda mensal próxima a R$ 70. No entanto, não era capaz de mudar a situação de famílias sem renda, ou com renda muito inferior ao parâmetro estabelecido.

A nota técnica, intitulada “O Bolsa Família depois do Brasil
Carinhoso: uma análise potencial de redução da pobreza extrema”,
mostra o impacto do novo programa, implementado em maio de 2012, no Bolsa Família.(O Globo)

Coluna da sexta-feira

        Tudo em família!
Em geral, o que político promete em campanha dificilmente cumpre. Os que chegam ao poder no campo da oposição também frustram os seus eleitores. Em Curitiba, o prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT) caiu na tentação dos políticos tradicionais, conservadores e fisiológicos e nomeou a mulher secretária de Ação Social e a irmã para tomar conta do cofre (Finanças).
No Rio, 41 dos 92 prefeitos eleitos também nomearam parentes – mulheres, irmãos, primos e cunhados. Em Piripiri, no Piauí, o prefeito eleito Luiz Meneses nomeou 18 parentes, entre eles a esposa. Só faltou o papagaio!
Em Pernambuco, poucos fogem a regra. Guga Lins (PSDB), que derrubou uma oligarquia de 16 anos da família Ferreira em Sertânia, anunciou, ontem, seu secretariado no qual a sobrinha Juliana Lins aparece na lista como titular de Finanças e Thereza Raquel, filha do vice-prefeito Sinval Siqueira (PR), como secretária da Mulher.
O prefeito de Lagoa do Itaenga, Lamartine Mendes (PSB), nomeou a filha para Finanças, um cunhado para pasta da Juventude e a esposa do vice-prefeito para Saúde. Em Carpina, o prefeito Carlinhos do Moinho (PSB) colocou a filha na Cultura e a esposa na Saúde.
Os exemplos vão se multiplicando por aí afora, numa demonstração de que no Brasil o nepotismo continua em alta e o poder se exerce como extensão familiar e não em benefício do povo.
SEM PROIBIÇÃO – O secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, confirmou o estágio de pré-colapso da barragem de Brotas em Afogados da Ingazeira, mas negou que os proprietários de carros pipas venham a ser proibidos a retirar água do reservatório a partir de agora. “Trata-se de um alerta, mas o consumo vai continuar”, disse. Brotas, com capacidade para 26 milhões de metros cúbicos de água, está com apenas 3,5 milhões e um consumo mensal de 1 milhão.
Tucanada amarelou - No Senado, o PSDB, quem diria, resolveu apoiar o nome de Renan Calheiros (PMDB-AL) para presidir o Senado, mas com uma condição: livrar o governador de Goiás, Marconi Perillo, da CPI do Cachoeira. É dando que se recebe!


Contas bloqueadas - O prefeito de Aliança, Azoka Gouveia (PT), não cumpriu o acordo selado com o Ministério Público para quitação de dívidas com servidores e a justiça bloqueou, ontem, as contas do município. A decisão foi tomada pela juíza Audileide Paes Galindo, da comarca de Nazaré da Mata. O desbloqueio só será realizado após o pagamento dos salários atrasados.
Governo Papai Noel - Depois do vale gás, vale transporte e bolsa-família, chegou o vale cultura. Anunciado, ontem, pela presidente Dilma beneficiará trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos. A partir de junho terão direito a R$ 50 mensais para acessos a serviços e produtos culturais na área das artes. O Governo vai desembolsar R$ 500 milhões por ano.
Nas ruas - Hoje, servidores municipais de Orobó, no Agreste Setentrional, e de Sertânia, no Vale do Moxotó, promovem manifestações pelas ruas para denunciar o descaso dos referidos prefeitos, que não pagaram o salário do mês nem o 13º salário. Vários municípios em Pernambuco se encontram nessa situação.

CURTAS
AUMENTO SUSPENSO – O Tribunal de Contas do Estado alertou, ontem, o município de São Bento do Una, para não sancionar o aumento no salário do prefeito, vice-prefeito e vereadores, segundo informa o vereador Washington Cadete. Se a moda pega, muitos municípios no Estado terão que cancelar os reajustes abusivos, a começar por Caruaru.
LUTO OFICIAL – O prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), decretou, ontem, luto oficial por três dias pela morte da artista plástica de renome mundial Luisa Maciel. “Ela era uma apaixonada pela cultura caruaruense e a levou por todo o mundo”, disse Queiroz.
Perguntar não ofende: Vêm mais mudanças no primeiro escalão do Governo Eduardo?
'O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios ficará transtornado'. (Provérbios 10:8)