Italianos ameaçaram a Espanha, mas sucumbiram nos pênaltis (Foto: Jedson Nobre)
O técnico Cesare Prandelli viu a Itália ser eliminada da final da Copa das Confederações após um pênalti não convertido pelo zagueiro Banucci. Um castigo, vide o bom desempenho em campo da Squadra Azzurra, principalmente no primeiro tempo da partida contra a Espanha, na Arena Castelão, em Fortaleza. Esse ponto, no entanto, deixou o comandante satisfeito. Fato que o levou a elogiar os comandandos após o jogo. “Tudo pode acontecer nos pênaltis. Começamos em cima nos primeiros minutos. Jogamos muito bem. Criamos muitas oportunidades. Mas, não conseguimos aproveitar. No final, aconteceu um resultado não esperado”, declarou o comandante.
Um dos motivos apontados por Prandelli para justificar a não passagem da equipe para a decisão da Copa das Confederações, que acontecerá domingo, contra o Brasil, no Maracanã, foi o fator físico dos atletas. O comandante admitiu que a equipe italiana cansou na prorrogação e, por isso, não conseguiu manter o ritmo.
“Nós fizemos um grande primeiro tempo, mas depois não conseguimos sustentar esta intensidade. Na prorrogação, tínhamos oito jogadores com cãibras, e a situação ficou difícil. Os espanhóis ficaram numa situação física melhor que nós”, disse o treinador, antes de elogiar ainda mais a postura da Itália, em campo. “Mostramos coragem, não apenas ideias. Nos pênaltis tudo pode acontecer. Gostaria de parabenizar meus jogadores.”
O desfalque do atacante Balotelli também foi comentado pelo técnico Prandelli. Segundo o comandante italiano o jogador fez falta. Mas, ele ainda afirmou que o substituto Alberto Gilardino foi bem durante todo o jogo. “Na qualidade individual, perdemos muito. Mario tem uma técnica boa, muita força. Já do ponto de vista tático, da referência no ataque, acho que Gilardino fez um bom trabalho para nós”, finalizou o comandante. Super Mario ficou fora da Copa das Confederações após uma contusão no joelho esquerdo.
O próximo compromisso da Itália na competição será na disputa do terceiro lugar, contra o Uruguai, em Salvador. A partida acontece no domingo, às 13h.
PAULO HENRIQUE TAVARES