Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Ministério Público entra com ação contra abertura de comércio em Jataúba


O Promotor de Justiça de Jataúba, Dr. Vinícius Costa e Silva, apresentou na última sexta-feira (12), uma ação civil em desfavor do prefeito da cidade, Antônio de Roque (MDB), devido ao anúncio realizado pelo gestor de abertura parcial do comércio no município. 

O anúncio de abertura do comércio por parte do prefeito ocorreu no mesmo momento em que o Governo do Estado de Pernambuco resolveu, por prevenção, manter fechados os comércios e serviços de 85 municípios, incluindo a cidade de Jataúba. 

Em vídeo compartilhado pelas redes sociais e repercutido pela imprensa, o prefeito confirma a abertura do comércio e chega a afirmar que o Governo do Estado deveria ter tomados precauções. “O Prefeito de Jataúba, nas atitudes que ele tomou, diz que a partir do dia 15 vai abrir o comércio, em várias sessões, isto está mantido”, disse. 

Para o promotor, a atitude do prefeito extrapola as competências constitucionais e viola o sistema republicano normatizado. "O ato administrativo ou normativo expedido ou a ser expedido pelo Prefeito Municipal não encontra supedâneo jurídico ou constitucional", afirma no texto. 

Dr. Vinicius Costa ainda sustenta na ação que 'é inválido ato normativo municipal que vai de encontro a ato normativo estadual, devendo ser declarado incidentalmente inconstitucional'. Ainda de acordo com o texto, é de competência do Ministério Público defender a ordem jurídica e buscar em juízo a constituição da lógica normativa. 

Por fim, o Ministério Público solicita que sejam 'suspensos os efeitos de eventual ato normativo que já tenha permitido a abertura do comércio e serviço, fora dos padrões e critérios já estabelecidos pelo Governo do Estado de Pernambuco, com a cassação de seus efeitos e ações concretas, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais)'.

Jataúba é, proporcionalmente, um dos municípios mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus, com números altíssimos de infectados. Diante disso, está fora da terceira etapa do “Plano de Convivência com a Covid-19" apresentado pelo Governo do Estado, que busca flexibilizar o isolamento social. A ação deverá ser analisada e julgada pelo Juízo de Direito da Comarca de Jataúba.
Blog do Alberes Xavier 

Em Jataúba, (06) novos casos da Covid-19 foram registrado nas últimas 24 horas


A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa nesta segunda-feira (15/06), que nas últimas 24 horas, foram confirmados 06 novos casos da Covid-19 no município, tratam-se de 02 homem (ambos 36 anos de idade) e 04 mulheres (18, 30, 37 e 55 anos de idade), 04 casos suspeitos foram descartados.

Com a atualização, o município tem atualmente 50 pacientes com a covid-19; Destes, 44 pacientes estão em monitoramento cumprindo quarentena domiciliar, 03 pacientes internados em hospital de referência (fora do município) e 03 pacientes internados nos leitos de retaguarda (anexo do hospital municipal). 

O Município confirmou até hoje, 103 casos da doença, com 49 recuperados e 04 óbitos; 01 caso suspeito está em investigação.

Em relação às Síndromes Gripais, 11 pessoas encontram-se em monitoramento, outras 54 pessoas já concluíram o monitoramento das síndromes gripais.


Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito de Brejo da Madre de Deus continua internado em estado grave, com complicações causadas pela Covid-19


O prefeito do município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, Hilário Paulo da Silva, (PSD), segue internado no Hospital da Unimed, em Caruaru, desde o dia 29 de maio de 2020 após ter sido infectado pelo novo Coronavírus. No dia 2 de junho, o prefeito apresentou uma piora no seu quadro clínico e deu entrada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde está em coma induzido.

Segundo informações divulgadas pelo Blog Estação Notícias, o prefeito Hilário Paulo permanece com tubo de oxigênio e está com pulmão muito comprometido e função renal também comprometida. Devido ao coração está batendo menos que o normal, foi feita uma bradicardia, utilizando medicação em bomba para aumentar a pressão noradrenalina. A equipe do hospital tentou fazer a retirada do ventilador mecânico para tentar fazer com que o paciente respirasse sozinho, porém, não obteve sucesso, por isso há a indicação de traqueostomia, devido a quantidade de dias entubado. A indicação é de apenas 12 dias com o tubo pela boca, não podendo ficar por muito tempo, para não pressionar a traqueia, por isso, é indicada a traqueostomia em que é feito um furo no pescoço, onde coloca-se uma peça pra conectar o respirador.

Blog Merece Destaque

Entidades do Polo de Confecções defendem retomada das feiras junto à Secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco


O síndico do Moda Center Santa Cruz, José Gomes Filho, integrou o grupo de gestores que participou, ontem (11/6), de reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, para reforçar o pleito de estabelecer uma data para o retorno das feiras no Polo de Confecções. Na conversa com gestor, foi demonstrado o anseio e a necessidade da maioria dos confeccionistas de retomar o quanto antes às atividades, tomando todos os cuidados e obedecendo um protocolo sanitário e de saúde único para Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru.

O secretário informou que Governo de Pernambuco está finalizando o protocolo específico para a retomada das atividades dentro do cronograma do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 na região. Ele se comprometeu em levar a demanda dos confeccionistas para reunião do Comitê Estadual Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus, que está prevista para a próxima segunda-feira (15).

Participaram do encontro a secretária Executiva de Políticas de Desenvolvimento Econômico do Estado, Maíra Fischer; o presidente da Câmara Setorial Têxtil e de Confecções, Valmir Ribeiro; o síndico do Shopping Center Parque das Feiras em Toritama, Camilo Brito; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), Luiz Viegas; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Caruaru (Acic), Luverson Ferreira; e o presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru; Pedro Moura, entre outros representantes de entidades do Polo de Confecções. 

CAUTELA - O Governo de Pernambuco anunciou ontem (11) que 85 municípios do Agreste, das Matas Sul e Norte de Pernambuco não vão avançar na próxima segunda-feira (15/6), para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. As cidades das regiões de Palmares, Goiana, Caruaru - entre as quais Santa Cruz do Capibaribe - e Garanhuns não mostraram a mesma tendência de queda no número de novos casos, como o restante do estado e apresentaram um aumento na demanda por leitos de terapia intensiva. 

A determinação é que esses municípios mantenham fechados o comércio de rua e atividades como salões de beleza e estética, previstos no Plano de Convivência com a Covid-19. O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, também destacou um aumento na demanda por leitos de UTI nas quatro regiões. O detalhamento sobre a decisão pode ser conferido no site:

Blog do Marcondes Moreno 

Brejo da Madre de Deus tem 211 casos confirmados da Covid-19


Neste domingo (14), a Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus por meio da Secretaria de Saúde atualizou a população sobre mais um boletim dos casos de coronavírus registrados na cidade. No total foram contabilizados 211 casos da doença.

Dos 211 pacientes 94 deles já são dados como recuperados clinicamente. Há ainda 106 em monitoramento domiciliar e 6 internados em leitos de referência. Vale lembrar também que Brejo da Madre de Deus já registrou 5 mortes desde o início da pandemia.

Blog do Bruno Muniz