Apoio do Blog

Apoio do Blog

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Perfuração excessiva de poços artesianos ameaça fluxo de rios no Brasil

Reservatório da represa de Itaparica, no rio São Francisco, fotografado a partir da Estação Espacial Internacional, em 2016. — Foto: Nasa/Wikimedia Commons.

A superexploração das águas subterrâneas já ameaça o fluxo da maioria dos rios brasileiros. De acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo, em parceira com colegas americanos, mais da metade dos rios do país já apresenta risco na redução do nível das águas.

A pesquisa, publicada na revista científica "Nature Communications", analisou quase 18 mil poços em todo o território nacional e percebeu que a maioria deles, 55%, fica abaixo das superfícies dos riachos próximos. Isso implica que esses riachos próximos provavelmente estão se infiltrando no subsolo e podem acabar perdendo fluxo.

Segundo os pesquisadores, a exploração desses riachos causa a percolação do rio para o subsolo, o que poderia comprometer o fluxo de água. ️A percolação é o movimento da água através do solo. À medida que a água se infiltra nas camadas mais profundas da terra, ela atinge a água subterrânea, conhecida também como lençol freático.

Para um rio ganhar ou perder água depende principalmente da diferença entre o seu nível e o do poço (formação que armazena água subterrânea) mais próximo.

Além de comprometer a vazão dos rios, o que pode afetar a disponibilidade de água para consumo humano, os ecossistemas aquáticos e até a paisagem, o uso excessivo de água subterrânea pode favorecer o afundamento do solo ou ainda o colapso da superfície.

"Esse cenário já foi observado na Índia e na Califórnia, e o Brasil pode vir a enfrentar problemas semelhantes se não houver planejamento e controle adequados", alerta Paulo Tarso Sanches de Oliveira, um dos autores do estudo, em entrevista à Agência Fapesp.

Áreas mais afetadas

O estudo também mapeou quais áreas do país correm mais risco de perderem fluxo de água para a reserva subterrânea.

Os resultados mostram que a maioria dos "rios perdedores" no país (69%) estão localizados principalmente em áreas áridas ou áreas com uso agrícola intensivo.

No caso da bacia do São Francisco, por exemplo, 61% dos rios analisados têm potencial de perda de fluxo de água. Nessa região, a utilização frequente das águas subterrâneas para a irrigação é o que pode comprometer a disponibilidade de água nos rios.

Já na bacia do rio Verde Grande, um afluente do São Francisco que se estende pelo norte de Minas Gerais e sudoeste da Bahia, a situação é ainda mais preocupante. No local, até 74% dos rios podem ser impactados pela diminuição do fluxo.

"Essas duas bacias são cruciais para a agricultura e geração de energia hidrelétrica no Brasil. O que está acontecendo põe em risco não apenas a sustentabilidade local, mas também a segurança hídrica, alimentar e energética em grande escala”, comenta Oliveira.

Os pesquisadores alertam que a perfuração indiscriminada de poços para irrigação agrícola ou consumo privado é um dos fatores de maior impacto nesse cenário. Um estudo brasileiro, publicado em 2021, mostrou que cerca de 88% dos poços no Brasil eram ilegais.

Necessidade de monitoramento

Para tentar evitar que o prejuízo aos rios realmente aconteça, o estudo destaca a necessidade de integrar a gestão de águas superficiais e subterrâneas. Além disso, também é necessário o investimento no monitoramento hidrológico.

"O Brasil tem potencial para ampliar a irrigação de forma sustentável, mas é necessário planejar melhor o uso integrado das águas subterrâneas e superficiais para evitar impactos negativos", afirma José Gescilam Uchôa, autor principal do estudo.

Caso mapeamentos de campo não sejam realizados para orientar políticas públicas, a situação pode piorar muito nos próximos anos.

"O alerta é ainda mais relevante diante das projeções que indicam um aumento superior a 50% nas áreas irrigadas no país nos próximos 20 anos, o que pressionará ainda mais os recursos hídricos superficiais e subterrâneos”, prevê Oliveira

Governo Federal decreta situação de emergência em Brejo da Madre de Deus devido às fortes chuvas


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (12), a situação de emergência no município de Brejo da Madre de Deus, afetado pelas fortes chuvas, e em Calumbi, atingido pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Com o decreto, as prefeituras poderão solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, entre outros auxílios.

Atualmente, Pernambuco conta com 94 reconhecimentos vigentes de situação de emergência, sendo 92 por estiagem e dois por chuvas intensas.

Blog do Ney Lima 

Locutor Henrique Bruckman, que já atuou em Santa Cruz do Capibaribe, morre durante transmissão de programa de rádio, no Recife


O locutor Henrique Bruckman morreu nesta quinta-feira (13), na rádio em que trabalhava, no Centro do Recife. O radialista morreu durante a transmissão de um programa. A suspeita é de que ele tenha sofrido um infarto fulminante.

Henrique tinha 63 anos e trabalhava na Rádio Music FM, cuja sede fica no Edifício Ébano, no bairro da Boa Vista. Já teve passagens por veículos como a Rádio Jornal e a extinta Manchete FM. Ele faleceu por volta das 17h.

Vale destacar que Henrique Bruckman trabalhou na Rádio Comunidade FM, de Santa Cruz do Capibaribe, em 2018, quando apresentava um programa diário das 9 às 12 horas. Ele também teve uma passagem no início da Rádio Polo FM.

Segundo o filho dele, o radialista tinha histórico de problemas do coração e já tinha passado por uma cirurgia cardíaca. “Ele já tinha feito cirurgia de ponte de safena e tinha outros problemas. Ele tinha feito a abertura do programa e estava num bloco de música. Cochilou e faleceu. O (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Samu disse que foi um ataque fulminante”, afirmou Arthur, ao G1 Pernambuco.

Morreu homem que foi esfaqueado pela esposa ao chegar de um churrasquinho.


Faleceu por volta das 10 horas da manhã desta quarta-feira (12), no Hospital Regional do Agreste em Caruaru, o carreteiro, Thiago José dos Santos, de 29 anos, que morava no bairro Oscarzão em Santa Cruz do Capibaribe. Ele estava internado desde a noite do domingo, dia 02 de fevereiro.

O Thiago que era natural de Agrestina, morava em Santa Cruz do Capibaribe há cerca de seis anos e na noite do domingo, dia 02, foi esfaqueado pela esposa ao chegar de um churrasquinho. A 21ª Delegacia de Homicídios de Santa Cruz do Capibaribe, está investigando o caso.

O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru e deverá ser liberado no final da manhã desta quinta-feira. O corpo será velado e sepultado em Camocim de São Félix, onde a vítima residiu durante alguns anos e aonde a sua mãe reside.


Informações Blog Manhã Nordestina 

A situação da PE-145, que liga o Brejo da Madre de Deus a Jataúba é inadmissível!


O descaso com essa importante rodovia tem causado transtornos diários, prejuízos financeiros, acidentes graves e até vítimas fatais.

Nesta quarta-feira 12, moradores do Sítio Estrago, em Brejo da Madre de Deus, protestaram contra o abandono da estrada, ateando fogo na via em um ato de desespero e indignação.

A população não aguenta mais essa verdadeira buraqueira! É urgente que o Governo do Estado tome providências imediatas, para recuperar a PE-145 e garantir a segurança de quem trafega por ela.

Sigo na luta na defesa dessa pauta aqui na Assembleia.

Da assessoria.

Central de Caruaru pede investigação sobre possível manipulação de jogos


Foto: Elivaldo Araújo.

O Central Sport Club de Caruaru, emitiu uma nota oficial nesta quarta-feira (12) manifestando preocupação com possíveis interferências de casas de apostas em seus jogos durante o Campeonato Pernambucano. Segundo o clube, há indícios de irregularidades no último jogo contra o Decisão, realizado na segunda-feira (10).

A diretoria do Central informou que reuniu todo o material relacionado às denúncias e encaminhou à Polícia Federal, solicitando uma investigação para esclarecer os fatos.

“O clube é o maior interessado no esclarecimento dos fatos, pois entende que tais interferências podem ter prejudicado seus resultados na competição”, destacou a nota.

O clube afirmou que tomará as medidas legais necessárias para preservar sua integridade e honra caso seja alvo de acusações infundadas, e garantiu que qualquer jogador ou membro da equipe envolvido em atos ilícitos será imediatamente desligado..

A Polícia Federal deve avaliar as informações apresentadas para determinar se há indícios concretos de manipulação de resultados.

Blog do Ney Lima 

Postagem em destaque

Crianças com autismo é o assunto principal da última sessão da Câmara de Vereadores de Jataúba

Na última quinta-feira, 10/04, aconteceu mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Jataúba. A reunião foi marcada por discussões sobre tema...