A campanha de vacinação contra a gripe deve começar nesta segunda-feira (23). A secretaria municipal de saúde informa que na primeira fase da campanha, que durará até o próximo dia 16, serão contemplados idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde. Cabe ressaltar que a vacina não protege contra o coronavírus, mas a pandemia alterou o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. O início da vacinação de abril para março e inverteu os grupos prioritários. Até o ano passado, a vacinação começava pelas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas e puérperas.
“Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento. É importante garantir que essas pessoas tenham acesso à informação para evitar filas nos postos de saúde”.
Outro motivo para a antecipação, segundo o Ministério da Saúde, é que a vacina contra a gripe auxiliará na exclusão do diagnóstico por coronavírus.
O município de Jataúba desenvolveu algumas estratégias para evitar filas e aglomeração nos postos de saúde.
"Os profissionais de saúde serão vacinados nos serviços onde trabalham ou nas unidades de saúde e pontos de atendimento desde que comprovem ser profissionais da área de saúde"
Os idoso serão vacinados nas unidades de saúde e pontos de atendimento. Idosos acamados serão vacinados em seus domicílios. A secretaria informa também que a quadra da Escola José Higino de Sousa será um ponto de vacinação, por ser um ambiente aberto o que facilitará a organização de 1,5m de distância de um idoso para outro e quantidade máxima de pessoas em um ambiente, para evitar aglomeração.
Para ser vacinados os mesmo deverão comparecer aos pontos de vacinação portando o cartão SUS. Solicitamos a compreensão da população para que seja respeitado o público prioritário deste primeiro momento.
Da Assessoria