Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Bolsonaro define ministérios sem nenhum nordestino.


Apesar de inicialmente ter prometido estruturar um governo com 15 ministérios, o presidente diplomado, Jair Bolsonaro (PSL), não conseguiu se desfazer de algumas pastas. Dos 22 nomes anunciados por ele como auxiliares, uma característica chama a atenção na composição do primeiro escalão: a ausência de nordestinos. Em suas posses, os quatro últimos presidentes do País, de Fernando Henrique Cardoso a Michel Temer, não só escalaram nordestinos para a linha de frente, como possuíam pernambucanos entre os escolhidos.

No Nordeste, ele obteve 30,3% dos votos válidos no segundo turno contra Fernando Haddad (PT), o equivalente a 8,8 milhões de eleitores. Contou com apoios de peso, como o prefeito de Salvador (BA), ACM Neto (DEM).

De acordo com a avaliação do cientista político Vanuccio Pimentel, os critérios elencados por Bolsonaro nas suas contemplações não seguem uma lógica nem partidária e nem regional. “No presidencialismo de coalizão, quando o presidente montava os governos, ele levava em conta a base parlamentar do Congresso e também a representatividade regional. Então, você sempre tinha nordestinos em algum ministério, você sempre tinha uma representatividade regional, isso não tem no governo dele”, disse.

Ao chegarem à Presidência, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) nomearam um número expressivo de ministros nordestinos e pernambucanos para ocupar o primeiro escalão da Explanada dos Ministérios. Em 2015, Dilma nomeou dez nomes do Nordeste para o comando de ministérios e outros três titulares que, apesar de terem nascido em cidades da região, fizeram carreira política em outros Estados.

O PP, de Monteiro, abrigou Bolsonaro até 2015 e foi ignorado na formação do ministério. “Não é que eu acredite que porque o Bolsonaro não ganhou no Nordeste que ele vá retaliar essa parte do País, não acredito. Ele hoje é presidente de todos os brasileiros, e do povo Nordestino também. Estou apreensivo porque nós estamos a um mês da posse e eu não ouvi nenhuma palavra do presidente eleito sobre o Nordeste”, justificou Fernando Monteiro.

Ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, o senador Armando Monteiro (PTB) diz não acreditar que a ausência de nordestinos possa, por si só, prejudicar a região. O petebista pondera, porém, que Bolsonaro precisa explicitar quais os planos de desenvolvimento que elaborou para essa área do País, uma vez que, segundo ele, “mais importante do que as pessoas são as políticas”.

“Eu considero que seria muito melhor que houvesse uma participação nordestina, não tem como deixar de reconhecer, mas acho que isso não significa em si mesmo um prejuízo irreparável, se o governo for capaz de oferecer e explicitar políticas de desenvolvimento regional adequadas, para que a região possa ter uma posição que garanta a correção de desníveis regionais”, argumentou Armando.

O parlamentar cobrou, ainda, o posicionamento do militar da reserva a respeito de temas como o papel dos bancos regionais, a conclusão de grandes obras estruturantes e qual a política industrial que pretende implementar.

Procurada pela reportagem, a secretaria de Imprensa do governo de Pernambuco informou que o Palácio do Campo das Princesas não se pronunciaria sobre o tema.


Fonte: jornal do comércio.

Adolescente de 15 anos de idade comete suicídio na Vila Canaã

Foto: Evandro Lins.

Na noite desta terça-feira (11) uma adolescente cometeu um suicídio no Loteamento Novo Horizonte, Vila Canaã, distrito de Caruaru. A vítima identificada por Nathali Kemily Gouveia (15 anos) foi encontrada morta pela empregada da residência.

A empregada revelou que teria saído e ao retornar encontrou a adolescente enforcada através de um fio. Ela frisou que a vítima tinha um histórico de depressão e tentado outras vezes praticar a ação.

Segundo a Polícia Civil, a jovem estava com algumas partes dos braços com marcas de cortes e mutilações, e completou que o histórico de conversas no celular teria sido apagado.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.


Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama.

Blog do Ney Lima