Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Acidente na BR-423 resulta na Morte de Motorista de Ambulância e de Paciente. Outras Cinco pessoas ficaram Feridas, entre Elas duas Crianças de 4 e 9 anos



ATUALIZADA AS 8H, DE 18/11/2022 – E mais um acidente com vítimas fatais foi registrado na BR-423, desta vez, entre os municípios de Lajedo e Cachoeirinha. Dois Homens, um condutor de ambulância e um paciente, ambos residentes em Garanhuns, faleceram após uma colisão frontal. O Acidente foi registrado por volta das 19h, dessa quinta-feira, dia 17, no km 50,9 daquela Rodovia.


O motorista José Ivan Barbosa da Silva faleceu local do acidente. Ele estava à serviço do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de Garanhuns e voltava do Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, quando houve a colisão com uma caminhonete Hillux, que trafegava em no sentido Caruaru e pelos vestígios no local, teria invadido a faixa contrária. José Ivan tinha ido apanhar um paciente em alta.


No veículo estavam o paciente Ari Clenio Santos de Souza e o acompanhante José Aldo dos Santos. Ari Clenio, de 22 anos, foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura, e veio a óbito naquela Unidade. José Aldo dos Santos foi socorrido e transferido para o Hospital da Restauração, em Recife. Na caminhonete, o Motorista, uma Passageira e dois Meninos, de 4 e 9 anos, também ficaram feridos e foram removidos a uma Unidade Hospitalar. A Identidade dos feridos não foi registrada.


A PRF, o Instituto de Criminalística, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros estiveram no local e após os procedimentos legais, encaminharam os corpos para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru. O Governo Municipal de Garanhuns informou em nota, que através da Secretaria de Saúde, estaria “prestando toda a assistência devida aos familiares das Vítimas”. (@blogcarloseugenio – www.blogcarloseugenio.com.br) , com imagens do Portal Agreste Violento).

Maioria de internados por conta da Covid-19 em Pernambuco está com vacinação em atraso


A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, nesta sexta-feira (18), que a maioria dos pacientes internados por conta da Covid-19 no Estado está com a vacinação em atraso. De acordo com o último estudo divulgado pelo órgão, de cada 10 pacientes internados com a doença, 6 estão irregulares no calendário vacinal.

Para a análise, foram avaliados 52 pacientes que desenvolveram quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) provocado pela Covid-19 nas duas últimas semanas epidemiológicas (45 e 44), que corresponde ao período entre 30 de outubro e o último sábado (12).

Desses 52 pacientes avaliados, 23% (12) não se vacinaram; um (2%) só havia tomado uma dose do imunizante; nove (17%) apenas duas doses; 11 (21%) haviam tomado a 1ª dose de reforço, mas eram da faixa etária elegível para a 4ª dose.

Dezenove pacientes 36,5% (19) estavam com vacinação contra a Covid-19 em dia. Mas todos esses 19 casos eram idosos, sendo 89% deles (17) com idades acima dos 80 anos de idade. Nesse grupo do que estavam com esquema vacinal completo, 84% possuíam comorbidades. A análise comprovou que idosos são os que estão adoecendo com a forma grave da doença.

Dos 52 casos analisados, 84% (44) eram pacientes residentes em cidades da I Geres, que compreende a Região Metropolitana do Recife (RMR). Os outros registros eram pacientes residentes na II Geres (sede em Limoeiro – 1 caso); III Geres (sede em Palmares – 2 casos); IV Geres (sede em Caruaru – 1 caso); VII Geres (sede em Salgueiro – 1 caso); X Geres (sede em Afogados da Ingazeira – 1 caso); e XI Geres (sede em Serra Talhada – 2 casos).

De acordo com a SES-PE, a avaliação não está sendo impactada por atrasos no resultado da testagem. Atualmente, segundo a SES, unidades de saúde da rede estadual recebem de maneira regular testes rápidos de antígeno e realizam o diagnóstico logo na admissão do usuário. Por isso, não há maior demora no processamento de amostras dos casos de Srag em comparação aos pacientes que apresentam manifestações leves da doença.

“Os dados continuam demonstrando a importância de se vacinar contra a Covid-19 e com todas as doses disponíveis. A vacinação, que é segura e eficaz, continua sendo a principal forma de proteção contra as formas graves da doença”, reforçou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Nova dose?

Longo ainda informou que é preciso atenção, pois o momento atual é de aumento de contágios. “Nesse momento de aumento da positividade para a doença e maior circulação viral, motivada pelas novas subvariantes da Ômicron, alertamos para a importância do reforço nos cuidados com uso de máscara, especialmente para os idosos e as pessoas que têm comorbidades."

Segundo ele, pela prevalência dos casos mais sérios em idosos, uma nova dose de reforço está sendo avaliada. "Nos idosos, o envelhecimento imunológico do organismo, que chamamos de imunossenescência, impacta fortemente na proteção. Inclusive, já estamos discutindo em nosso Comitê Técnico a adoção de uma nova dose de reforço para o grupo acima dos 80 anos, como forma de alavancar a quantidade de anticorpos no organismo, garantindo, novamente, uma proteção mais robusta”.

Mortes

Com relação às mortes, a falta de imunização regular também é relevante. Nas últimas três semanas, entre 30 de outubro e 12 de novembro, Pernambuco registrou 4 mortes pela Covid-19, todos em pacientes da RMR.

Entre os pacientes que morreram pela doença no período, dois estavam com doses em atraso (uma só havia tomado duas doses e outro apenas a primeira dose de reforço). Em três deles, ainda há relato de comorbidades na notificação. Além disso, dois tinham mais de 85 anos, um era da faixa etária entre 70 e 79 anos e um tinha entre 50 e 59 anos.