Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Alunos de escola pública criam app para alfabetizar pessoas, ganham desafio nacional e vão a Harvard e MIT


Cinco estudantes de uma escola pública de Pernambuco venceram um desafio nacional e ganharam uma viagem para participar de uma conferência e visitar a Universidade de Harvard e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em inglês), nos Estados Unidos (veja vídeo acima). Eles são da Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho, de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.

Os alunos, que são do 2º ano do ensino médio, venceram o Desafio Tack, um concurso para jovens empreendedores estudantes de ensino médio em escolas públicas de todo o Brasil. A viagem deve ocorrer em abril.

Um dos participantes foi Douglas Willamys, de 16 anos. Ele contou que a ideia do grupo foi resolver um problema antigo, mas que persiste. "Pensamos num projeto para ajudar a resolver o analfabetismo porque é uma coisa que acontece no nosso país e no nosso Nordeste, que tem a maior taxa de analfabetismo", afirmou.

Matheus Enrico, também de 16 anos, contou que, para definir a relevância do projeto, foi feita uma pesquisa com estudantes da escola. A partir disso, eles viram que o analfabetismo é muito mais comum do que pensavam.

"Chamou muita atenção, porque, de 140 alunos que responderam à nossa enquete, mais de 70% disseram ter algum parente analfabeto na família. Foi um número que chocou muito a gente e chamou atenção para a gente ajudar essas pessoas no Brasil inteiro", explicou.

O aplicativo funciona por meio da apresentação de sons para que as pessoas que não sabem ler descubram a pronúncia das letras, das sílabas e palavras.

"Ele é dividido em níveis, que o usuário vai desbloqueando. O primeiro nível é o do alfabeto, que, ao clicar, sai som das letras. Também tem uma biblioteca cultural, que é o diferencial da gente. Quando abre, ele faz a divisão silábica e mostra o progresso do usuário", afirmou Matheus Enrico.

A professora de química Inês Monteiro foi uma das que participaram do projeto junto com os estudantes. Ela disse que, agora, a escola tenta arrecadar dinheiro para custear a documentação necessária para que os estudantes viajem. Afirmou, ainda, que a participação dos jovens no desafio foi um exemplo de superação.

"A maior superação foi vencer o medo da apresentação, e conseguirem desenvolver uma ideia que realmente fizesse sentido, que foi a questão do analfabetismo, que parte da realidade de muitos aqui da escola, e apresentar isso num pitching de três minutos, saindo como vencedores. A maior alegria do professor é ver o sucesso dos seus alunos", declarou.




G1

Jovem é atropelada após pedir carona na BR-423, em Saloá no Agreste


Na noite da última quarta-feira (30), uma jovem de 19 anos morreu após ser atropelada na BR-423 no KM 136, em Saloá, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, testemunhas relataram que Jamile Vitória Pereira de Melo, estava acompanhada do namorado quando bateu no vidro de um veículo que estava parado para pedir carona.

Uma discussão com o condutor do carro foi iniciada, e logo após a vítima sair andando com o namorado, o motorista teria se aproximado e atropelado a jovem. Não se obteve informação sobre o namorado da jovem.

O corpo de Jamile foi encaminhado para o IML de Caruaru. O suspeito do atropelamento fugiu e até o momento não foi localizado.

A Polícia Civil vai investigar o caso.

Abalo sísmico de magnitude 1.7 é registrado em Caruaru


Na última quarta-feira (30), o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN) registrou mais um abalo sísmico em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A análise técnica apontou que a magnitude preliminar deste evento foi calculada em 1.7 mR.

Segundo o LabSis, o fenômeno foi registrado por volta das 13h03. O laboratório informou que segue monitorando toda a atividade sísmica que ocorra em Pernambuco e na região Nordeste do país.

O último evento sísmico registrado no município foi no domingo (27). De acordo com o LabSis, a magnitude do abalo foi de 2.0. O tremor chegou a ser sentido pelos moradores, mas nenhuma ocorrência foi registrada por causa do fenômeno.

Com informações: g1

Ao cumprir mandado de prisão, polícia captura outros suspeitos com drogas, em Toritama


Em operação conjunta realizada nesta quarta-feira (30), a Polícia Civil e o efetivo do BEPI, realizaram a detenção de quatro indivíduos e a apreensão de drogas no município de Toritama.

No momento em que a polícia estava dando cumprimento a um mandando de prisão, os suspeitos avistaram o policiamento chegar e tentaram fugir do local, saltando os muros de residências próximas, mas sem êxito.

Os agentes conseguiram capturar os envolvidos, e os conduziram até a Delegacia de Polícia, em Toritama, para que a justiça possa dar prosseguimento ao caso.

Blog do Bruno Muniz

Andarilha é encontrada morta no município de Brejo da Madre de Deus


O corpo da andarilha conhecida por Ana Júlia foi encontrado na manhã desta quinta-feira (01) no rio Laranjeiras em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco.

A polícia foi acionada e está no local para iniciar os trabalhos necessários para remoção do corpo após a chegada do Instituto de Criminalística.

Também deve dar início a investigação, para tentar elucidar a causa da morte e se a andarilha caiu dentro do rio ou se houve algum tipo de agressão, vindo a ceifar a sua vida.

Segundo informações, Ana Júlia tinha problemas com alcoolismo, vindo a viver em situação delicada, andando pelas ruas da cidade. 

Blog Estação Notícia