Na reta final de seu mandato como prefeito da Capital do Jeans, Odon Ferreira (PSB) fez um pronunciamento à imprensa em sua residência na manhã desta quinta-feira (22). O socialista não conseguiu a reeleição, ficando em segundo lugar na disputa das eleições municipais deste ano.
Durante o seu discurso, o prefeito fez um balanço da sua gestão ao longo desses quase quatro anos à frente do executivo municipal. Ele citou as dificuldades das crises econômicas e hídricas, Odon apontou seu mandato como o mais difícil de um gestor público em Toritama. No entanto, se avaliou como o melhor prefeito da história do município.
“Nós pegamos a pior época para se governar essa cidade. Crise econômica, falta de água, epidemias e muitas dificuldades, mas eu tenho orgulho de dizer que fui o melhor prefeito da história de Toritama” – relatou.
Em tom emocionado, Odon enumerou algumas conquistas e obras realizadas durante a sua gestão e agradeceu aos vereadores governistas, secretários e funcionários da prefeitura municipal. A aquisição de três Unidades Básicas de Saúde, uma quadra Poliesportiva e o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) foram alguns dos pontos positivos da gestão de Odon Ferreira.
Futuro Político
Sem comentar o que irá fazer nos próximos anos que antecedem as eleições gerais, o prefeito deixou em aberto seu futuro político. Aos 68 anos, Odon possui quatro mandatos como vereador, um como vice-prefeito, e foi eleito prefeito de Toritama nas eleições municipais de 2012. Nos últimos anos, a classe política de Toritama vem tentando emplacar um nome para representar os interesses do município na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) e o grupo político encabeçado pelo prefeito Odon, pode apoiar um nome local para o cargo de deputado estadual.
Nova gestão
Odon disse anda que irá torcer por uma boa gestão do novo prefeito, Edilson Tavares. Segundo ele, o futuro gestor terá melhores condições de trabalho, ao contrário do que ele teve ao assumir a prefeitura em 2013.
“O próximo prefeito não vai pegar a prefeitura do jeito que eu peguei não! Ele vai ter melhores condições para trabalhar, desejo boa sorte é que Deus abençoe ele” – frisou.
Odon fez uma comparação com o legado deixado pela antiga gestão e lembrou o caos na administração da prefeitura que foi deixada pelo ex-prefeito, Flávio Lima (PR), que após a derrota nas urnas não pagou ao funcionalismo público os últimos três meses (outubro, novembro e dezembro de 2012) e o o único hospital do município chegou a ser fechado.
Silêncio
Ao contrário do gestor, a vice prefeita do município, Lucinha Pereira (PSDB), que também disputou as eleições, ficando em terceira colocada, não se pronunciou à imprensa e a população após as eleições. Para o futuro, a princípio, não se sabe quais rumos Lucinha irá tomar.
Com informações de Evandro Linns, correspondente em Toritama
Blog do Ney Lima