Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.
quinta-feira, 20 de junho de 2013
Seleção vence e segue evoluindo. Neymar, também
Seleção, de David Luiz (C), se impôs sobre os mexicanos e conquistou nova vitória (Jedson Nobre)
A seleção brasileira subiu mais um degrau no processo de evolução desde que Felipão assumiu o time. Neymar subiu dois. O atacante voltou a fazer gol na vitória por 2×0 sobre o México, nesta quarta-feira, pela Copa das Confederações, em Fortaleza. Mas não ficou só nisso. Ajudou na marcação e fez uma jogada que lembrou a sua fase áurea no Santos, no lance que serviu Jô no segundo gol.
O primeiro tempo foi dividido em duas metades. Na primeira, a seleção brasileira se impôs, abriu o jogo pelos lados e saiu em busca do primeiro gol, que aconteceu aos oito minutos, num belo chute de Neymar.
A saída de bola funcionou e o setor ofensivo se movimentou bastante, com trocas constantes de posição e boa presença dos laterais – o gol havia nascido de um cruzamento de Daniel Alves.
O próprio lateral do Barcelona quase marca o seu numa de suas chegadas à frente. O bom momento do Brasil na partida proporcionou outro lance de muito, quando Fred e Neymar trocaram de função e o atacante do Fluminense lançou o ex-santista que bateu com perigo.
Depois dos 25 minutos, no entanto, os mexicanos adiantaram a marcação e o time de Felipão foi empurrado para o seu campo, mal conseguindo passar da intermediária. Ao contrário dos brasileiros, no entanto, o seu adversário não criou oportunidades claras de gol.
Por causa da maior objetividade e precisão, a seleção deixou o gramado com a vantagem no placar.
O segundo tempo começou com uma disposição semelhante ao primeiro. Os brasileiros pressionaram, sabendo usar bem os lados da defesa mexicana, onde encontrava uma relativa facilidade para penetrar.
Hulk e Neymar tiveram boas chances, mas não aproveitaram as oportunidades. Repetindo o primeiro tempo, a seleção deu uma recuada e passou a sofrer a pressão do México. Com o sistema defensivo bem postado, os brasileiros só deram ao adversário a opção de buscar o empate nas jogadas aéreas e chutes longe da área.
Faltou qualidade para os mexicanos. Sobrou qualidade nos brasileiros. No penúltimo minuto da partida, Neymar fez uma jogada sensacional em cima de dois adversários e cruzou na medida para Jô, que havia entrado na vaga de Fred, marcar o segundo e fechar o placar.
ATUAÇÕES
DEFESA
Julio Cesar foi seguro quando acionado.
Daniel Alves e Marcelo foram peças importantíssimas. Marcaram e apoiaram bem.
O mesmo se pode dizer de Thiago Silva e David Luiz. A dupla foi extremamente eficiente quando o México pressionou.
MEIO DE CAMPO
Luiz Gustavo e Paulinho mantiveram a média do sistema defensivo, sendo que o último não saiu tanto para encostar no ataque.
Quem destoou foi Oscar, que sumiu da partida em alguns momentos. Foi substituído por Hernanes, que deu mais consistência no setor.
ATAQUE
Hulk manteve a regularidade. Não brilhou, mas ajudou o time taticamente e teve participação importante no lance do primeiro gol. Foi substituído, como de praxe, por Lucas no finalzinho.
Fred teve uma participação discreta. Seu substituto, Jô, no entanto, em pouco tempo no gramado do Castelão apareceu bastante ao marcar o segundo gol brasileiro.
Neymar foi o grande nome do jogo. Marcou um bonito gol, ajudou na marcação pela esquerda e, como a cereja do bolo, deu um lindo drible e fez a assistência para o gol de Jô.
Neymar foi o grande nome do jogo, mas Daniel Alves também teve uma boa atuação (Jedson Nobre)
1 – O primeiro chute direto para o gol foi dos mexicanos. Aos cinco minutos, com Flores batendo para a defesa em dois tempos de Julio Cesar;
2 – Aos oito, o primeiro gol do Brasil. Hulk e Paulinho tabelaram na lateral do campo e Daniel Alves avançou para cruzar na área. A zaga cortou, evitando que a bola chegasse a Fred. Mas ela caiu no pé certeiro de Neymar, sem defesa.
3 – Quase que o Brasil ampliou aos 13, com um golaço. Daniel Alves tentou encobrir o goleiro Corona, que fez uma grande defesa.
4 – Depois de um vacilo de Marcelo, que tentou enfeitar um lance, Mier pegou uma sobra de bola e bateu forte. A bola passou perto da trave direita do goleiro brasileiro.
5 – A seleção chegou perto mais uma vez aos 22. Fred pegou uma bola próximo à linha de meio de campo e ligou rápido com Neymar, que de um belo drible em Mier e soltou uma bomba da entrada da área. A bola raspou o travessão.
6 – O México cresceu de produção depois dos 25 minutos e passou a mandar no jogo. Mas lance de perigo real apenas aos 45. Geovani dos Santos cobrou falta da direita a bola raspou o travessão de Julio César.
7 – Na volta do intervalo, Hulk teve a primeira boa chance. Aos nove minutos, depois de tabelar com Neymar, entrou livre pela esquerda, mas bateu para fora.
8 – No minuto seguinte, foi Neymar, desta vez pela direita, que encontrou facilidade para penetrar na área mexicana e finalizar. O bola passou para fora.
9 – Assim como no primeiro tempo, o bom momento do Brasil não durou depois dos 25 minutos. Depois disto, a pressão foi do México. Aos 36, Geovani dos Santos cruzou direita, a bola passou para o outro lado, onde Guardado bateu de primeira. Daniel Alves salvou.
10 – Aos 48, Neymar voltou a brilhar. Num contra-ataque, deu um drible sensacional em dois mexicanos e serviu na medida para Jô estufar a rede adversária. 2×0.
BRASIL
Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar (Hernanes); Hulk (Lucas), Fred (Jô) e Neymar. Técnico: Luís Felipe Scolari
MÉXICO
Corona; Flores (Herrera), Rodríguez, Moreno e Salcido; Torrado, Guardado, Jorge Torres (Barrera), Mier e Geovani dos Santos; Chicharito Hernánez. Técnico: José Manuel de la Torre
Local: Arena Castelão
Árbitro: Howard Webb (ING)
Cartão amarelo: Thiago Silva, Daniel Alves (B); Guardado, Herrera (M)
Gol: Neymar (8/2º); Jô (48/2º)
Japão joga melhor, mas Itália vence
Giovinco marca o gol que sacramenta a eliminação do Japão da Copa das Confederações (Foto: Diego Nigro)
A torcida brasileira resolveu adotar a seleção do Japão, pelos 90 minutos, do embate desta quarta-feira, contra a Itália, na Arena Pernambuco. Dono de um futebol mais convincente, os nipônicos justificaram em campo a sintonia com as arquibancadas. O placar, no entanto, não foi esperado. Em um jogo bastante movimentado, a “Squadra Azzurra” saíram de campo comemorando um 4×3 que lhe rendeu a classificação para as semifinais da Copa das Confederações.
A seleção japonesa não demorou em conquistar a simpatia dos torcedores brasileiros. A proliferação de uma improvisada colônia nipônica foi tomando forma nas arquibancadas da Arena Pernambuco a cada ataque protagonizado pelos atletas orientais. E a pressão foi grande em cima da tão poderosa Itália, durante a primeira etapa do jogo. Para se ter uma ideia, em menos de 15 minutos, os japoneses passaram a se sentir em casa, apesar do solo recifense.
E quem esperava ver a dupla Pirlo e Balotelli acabarem com o jogo, teve de se encantar com o futebol jogado pelo meia Kagawa. E se os japoneses estavam em casa, não custa nada também confundir o craque do Manchester United, com qualquer legitimo camisa 10 brasileiro. Todas as principais jogadas da seleção tiveram participação do jogador. Em apenas uma, a bola não passou pelos seus pés. Ela, no entanto, acabou concretizada em gol.
A chance do tento foi criada aos 19 minutos, com um pênalti cometido em cima do atacante Okazaki. A cobrança ficou a cardo do não menos importante Honda. Com um forte chute no lado esquerdo de Buffon o camisa 4 abriu o marcador. O máximo de participação que Kagawa teve nesse lance foi a corrida para o abraço. Um intervalo de 12 minutos, no entanto, foi o suficiente para ele comandar a comemoração japonesa. O jogador aproveitou uma falha de Chiellini, dentro da área, e finalizou com perfeição para decretar o 2×0 na partida.
Honda inferniza Montolivo e Chiellini. Japonês teve bela atuação, apesar da derrota (Foto: Diego Nigro)
A tranquilidade no marcador acabou transferida para dentro de campo. Até grito de “olé” foi ouvido a cada novo toque na bola que os japoneses trocavam em campo. E foi assim que a Itália chegou ao seu gol – afinal, não se pode brincar com a “Squadra Azzurra”. Aos 40 minutos, o volante De Rossi aproveitou uma cobrança de escanteio de Pirlo, e fez o 2×1 no placar. Pobre dos japoneses. Mal sabiam que o futuro dali pra frente seria bastante árduo.
Um futuro até bastante próximo, para ser mais preciso. Foi o árbitro argentino Diego Abal dar reinicio a partida, para a etapa final, e oitos minutos depois, a vantagem já era italiana. O primeiro gol foi anotado pelo lateral Uchida, contra, após jogada de Giaccherini. Já o segundo, teve a assinatura do craque Balotelli, de pênalti. A mudança no placar não alterou o comportamento do torcedor brasileiro. Gritos de apoio foram dados em direção aos cabisbaixos japoneses. E eles até deram resultado!
Aos 23 minutos, o volante Endo cobrou uma falta na cabeça de Okazaki, que só teve o trabalho de tirar de Buffon e estufar as redes. Muito mais próximo do quarto gol, os japoneses não se cansaram de tentar colocar novamente o placar a seu favor. O vacilo na conclusão acabou custando caro no final do jogo. Aos 40, De Rossi achou Marchisio com belo passe. O meia tocou para o centro da área e Giovinco só precisou empurrar para as redes. O gol da vitória italiana, por 4×3.
1 – A primeira chance no jogo foi japonesa. O meia Kagawa carregou a bola e cruzou na área. O centroavante Maeda apareceu libre, mas cabeceou fraco, facilitando a vida do goleiro Buffon.
2 – A seleção nipônica aproveitou bem o início de jogo, para assustar a defensiva italiana. Aos 8 minutos, o meia Kagawa tocou para Endo, que arriscou de fora da área. O chute acabou indo para fora.
3 – Ao contrário dos lances anteriores, foi a vez do próprio Kagawa tentar resolver pelo lado japonês. O meia recebeu na entrada da área, achou o espaço e arriscou de fora da área. Buffon, então, mandou para a escanteio.
4 - Aos 19 minutos do primeiro tempo, a seleção do Japão conseguiu um pênalti, em cima do atacante Okazaki. Na cobrança, aos 20, o craque Honda bateu do lado esquerdo de Buffon e abriu o marcador. 1×0
5 - O bom futebol jogado no primeiro tempo acabou coroado com mais um tento japonês. Aos 32 minutos, Konno levantou na área. Chiellini acabou falhando na interceptação e a bola sobrou para Kagawa. O melhor jogador do jogo, até aquele momento, pegou de primeira e colocou no canto de Buffon. 2×0
Maestro da Itália, Pirlo teve atuação apagada diante dos japoneses (Foto: Diego Nigro)
6 - Antes do final do primeiro tempo, os italianos conseguiram diminuir a diferença construída pelos japoneses. Aos 40 minutos, o volante De Rossi aproveitou uma cobrança de escanteio de Pirlo, e fez o 2×1 no placar do duelo.
7 - Logo na volta para o segundo tempo, a Itália conseguiu o gol de empate. Yoshida se complicou, e Giaccherini aproveitou para cruzar em direção a Balotelli. Uchida, no entanto, se antecipou e acabou anotando o gol contra. 2×2
8 - Aos cinco minutos do segundo tempo, Giovinco chutou uma bola na mão de Hasebe, dentro da área. A arbitragem marcou o pênalti. Balotelli foi para a cobrança e decretou a virada no placar. 3×2
9 - Aos 23 minutos, o volante Endo cobrou uma falta na cabeça de Okazaki, que só teve o trabalho de tirar de Buffon e estufar as redes. 3×3
10 - Aos 40, De Rossi achou Marchisio com belo passe. O meia tocou para o centro da área e Giovinco só precisou empurrar para as redes. O gol da vitória italiana, por 4×3.
ITÁLIA 4×3 JAPÃO
ITÁLIA
Buffon; Maggio (Abate), Chiellini, Barzagli e De Sciglio; Pirlo, De Rossi, Montolivo, Aquilani (Giovinco) e Giaccherini (Marchisio); Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli.
JAPÃO
Kawashima; Uchida (Sakai), Yashida, Konno e Nagatomo; Hasebe (Nakamura), Endo, Okazaki, Kagawa e Honda; Maeda (Havenaar). Técnico: Alberto Zaccheroni.
Local: Arena Pernambuco, em Recife
Horário: às 19h
Árbitro: Diego Abal (Argentina)
Assistentes: Juan Pablo Belatti e Hernan Maidana (Argentina)
Gols: Honda (aos 21 do 1ºT); Kagawa (aos 33 do 1ºT); De Rossi (aos 41 do 1ºT); Uchida, contra (aos 5 do 2ºT); Balotelli (aos 8 do 2ºT); Okazaki (aos 23 do 2ºT); Giovinco (aos 40 do 2ºT)
Cartões amarelos: Buffon (Itália); Hasebe (Japão)
Público: 40.489
Blatter foge para turquia com medo de protestos
Presidente da Fifa viaja de surpresa para a Turquia; foi uma fuga; depois de ser vaiado em Brasília, na abertura da Copa das Confederações, foi embora assistir Mundial Sub-20; Joseph Blatter considerou sua segurança pessoal ameaçada; ao site globoesporte.com, ele foi indelicado com o País; "O Brasil pediu essa Copa do Mundo. Nós não impusemos", disse o cartola; em Fortaleza, antes de começar Brasil X México, mais de 60 mil pessoas cantaram Hino Nacional a plenos pulmões, sem virar de costas para o campo; patriotismo falou mais alto
247 - O PRESIDENTE DA FIFA, JOSEPH BLATTER, DEIXOU O BRASIL NESTA QUARTA-FEIRA RUMO À TURQUIA. SEGUNDO COMUNICADO DA FIFA, BLATTER VOLTARÁ AO BRASIL NO PRÓXIMO DIA 26, PARA ACOMPANHAR O RESTANTE DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES. A PREVISÃO É DE QUE ELE ESTEJA PRESENTE EM UM SEMINÁRIO EM BELO HORIZONTE NO DIA PLANEJADO PARA SUA VOLTA. APESAR DO COMUNICADO DA FIFA, A ATITUDE DE BLATTER PEGOU AS AUTORIDADES BRASILEIRAS DE SURPRESAS E FOI INTERPRETADA COMO UMA FUGA EM RELAÇÃO OS PROTESTOS ESTUDANTIS QUE TOMAM CONTA DO PAÍS.
"O Mundial Sub-20 é a segunda competição mais antiga da Fifa e uma das mais importantes, com 24 equipes participantes e na qual muitos futuros talentos do futebol são revelados", destacou o dirigente, emendando: "Como presidente da Fifa, considero importante estar presente quando a ação começar".
A nota divulgada pelo site da Fifa com a agenda de Blatter não faz qualquer menção aos protestos espalhados pelo Brasil contra os gastos para a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo no país. Em entrevista concedida ontem para o site globoesporte.com, o dirigente disse que pode "entender que as pessoas não estão felizes". "Mas acho que eles não deveriam usar o futebol para anunciar as reivindicações", completou.
Blatter destacou que "o Brasil pediu essa Copa do Mundo", acrescentando: "Nós não impusemos ao Brasil esta Copa do Mundo. Eles sabiam que para ter uma boa Copa do Mundo naturalmente teriam que construir estádios. Mas nós dizemos que não é apenas para a Copa do Mundo. Junto com os estádios há outras construções: rodovias, hoteis, aeroportos... São itens do legado para o futuro. Não é apenas para a Copa do Mundo".
Ibope: inflação derruba popularidade de Dilma
A deterioração da popularidade da presidente Dilma Rousseff, detectada pela pesquisa da Confederação Brasileira da Indústria (CNI)/Ibope, revelou que o script adotado pela oposição de bater na tecla da inflação surtiu efeito e deixou o governo derrotado na “batalha do tomate”. A expressão foi usada pelos próprios petistas numa referência à fruta vilã da alta dos preços, cujo aumento no acumulado do ano foi de 51,6% segundo o IBGE.
De acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira, a proporção dos que consideram o governo ótimo ou bom caiu de 63% para 55% em relação à última pesquisa, de março. Já os que consideram o governo ruim ou péssimo cresceu de 7% para 13% – o que, segundo a CNI, é o maior porcentual desde o início do governo Dilma. Outros 32% consideram o governo regular.(Informações de O Estado de S.Paulo)Leia aí matéria na íntegra: Inflação derruba popularidade de Dilma
De acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira, a proporção dos que consideram o governo ótimo ou bom caiu de 63% para 55% em relação à última pesquisa, de março. Já os que consideram o governo ruim ou péssimo cresceu de 7% para 13% – o que, segundo a CNI, é o maior porcentual desde o início do governo Dilma. Outros 32% consideram o governo regular.(Informações de O Estado de S.Paulo)Leia aí matéria na íntegra: Inflação derruba popularidade de Dilma
Eduardo, sua candidatura, e o dilema: 'ser ou não ser'
Foto: Aloísio Moreira - SEI
Mesmo com os protestos de rua por todo o País monopolizando o noticiário político, a guerra de bastidores em torno da candidatura do governador Eduardo Campos não sai de cena. Um longa nota deLauro Jardim, na sua coluna da VEJA alimenta o noticiário em torno do assunto:
''A turma que estava cheia de expectativa para montar o palanque com Eduardo Campos vem perdendo a paciência com as indefinições do peessebista. Alguns queixam-se de que Campos tem se esgueirado das tentativas de contato e dos convites para almoços.
Quem vislumbra concorrer ao governo do seu estado argumenta: não é possível acompanhar o ritmo lento de Campos, que está ganhando tempo para decidir se oficializa sua candidatura e, posteriormente, escolher seus candidatos locais.
O conterrâneo de Campos e, até então, um dos maiores entusiastas de suas pretensões presidenciais, Armando Monteiro engrossa o grupo dos críticos à estratégia do compasso de espera. Ao contrário do colega, Monteiro não esconde a certeza de que disputará o governo de Pernambuco em 2014.
Resultado da insatisfação: ponto para o PT, que já começou a esticar seus tentáculos na direção dos órfãos do PSB. Na semana passada, Rui Falcão almoçou com Armando Monteiro, em Brasília, para tentar convencê-lo a apoiar Dilma Rousseff.''
Mesmo com os protestos de rua por todo o País monopolizando o noticiário político, a guerra de bastidores em torno da candidatura do governador Eduardo Campos não sai de cena. Um longa nota deLauro Jardim, na sua coluna da VEJA alimenta o noticiário em torno do assunto:
''A turma que estava cheia de expectativa para montar o palanque com Eduardo Campos vem perdendo a paciência com as indefinições do peessebista. Alguns queixam-se de que Campos tem se esgueirado das tentativas de contato e dos convites para almoços.
Quem vislumbra concorrer ao governo do seu estado argumenta: não é possível acompanhar o ritmo lento de Campos, que está ganhando tempo para decidir se oficializa sua candidatura e, posteriormente, escolher seus candidatos locais.
O conterrâneo de Campos e, até então, um dos maiores entusiastas de suas pretensões presidenciais, Armando Monteiro engrossa o grupo dos críticos à estratégia do compasso de espera. Ao contrário do colega, Monteiro não esconde a certeza de que disputará o governo de Pernambuco em 2014.
Resultado da insatisfação: ponto para o PT, que já começou a esticar seus tentáculos na direção dos órfãos do PSB. Na semana passada, Rui Falcão almoçou com Armando Monteiro, em Brasília, para tentar convencê-lo a apoiar Dilma Rousseff.''
magno martins
Protesto: cem mil hoje nas ruas do Recife
O Recife viverá hoje um dia que poderá entrar na história. Diferentes classes sociais vão se reunir em defesa de causas diversas. Com um clique na fanpage “À luta, Recife”, no Facebook, internautas se comprometeram em deixar o mundo virtual, ganhar as ruas e externar insatisfações com o poder público. Na página, cerca de 100 mil confirmaram presença no protesto que vai se realizar, a partir das 16h, nas ruas da capital pernambucana, com concentração na Praça do Derby.
O público previsto é formado especialmente por jovens que começaram a se mobilizar nas redes sociais e atraiu pais e vizinhos. Também deverão participar do evento entidades públicas e privadas, sindicatos, categorias profissionais e até mesmo alguns partidos políticos, apesar de rejeitados pela maioria dos manifestantes.
A orientação que vem sendo dada é para que os manifestantes respeitem a bandeira do próximo, ainda que discordem. “Se houver presença de partidos políticos, acho que eles não devem ser rechaçados porque a constituição nos garante o direito de sermos representados por eles”, afirmou uma das organizadoras, a estudante Ingrid Farias. A passeata também deve sair de outros pontos da cidade e do Estado
Hoje o dia de festa é com ele o leitor do blog Felipe Chaves.
Parabéns, o mundo hoje está em festa, estou falando deste mundo
que está a sua volta, seus amigos, sua família.
Hoje nós todos temos um motivo especial para abraçar você, e te
desejar um calendário de sonhos realizados.
Parabéns, hoje você tem todo direito de ser feliz, de se sentir feliz.
É o seu aniversário.
É dia de festa.
Que Deus continue te abençoando e dobrando seus dias de vida,
com muita saúde.
Que esse aniversário, traga novas chances e oportunidades para
você crescer profissionalmente, espiritualmente, emocionalmente
e muito mais.
que está a sua volta, seus amigos, sua família.
Hoje nós todos temos um motivo especial para abraçar você, e te
desejar um calendário de sonhos realizados.
Parabéns, hoje você tem todo direito de ser feliz, de se sentir feliz.
É o seu aniversário.
É dia de festa.
Que Deus continue te abençoando e dobrando seus dias de vida,
com muita saúde.
Que esse aniversário, traga novas chances e oportunidades para
você crescer profissionalmente, espiritualmente, emocionalmente
e muito mais.
Desejos de seu amigo collar e do blog Jataúba News.
Justiça do Acre proíbe pagamentos e novas adesões ao Telexfree
Ação foi proposta pelo Ministério Público do Estado do Acre.
Decisão é válida para todo o país.
Yuri MarcelDo G1 AC
MPE do Acre vê indícios de pirâmide financeira
(Foto: Raissa Natani/G1)
A 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco julgou procedente uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Acre, e suspendeu os pagamentos e a adesão de novos contratos à empresa de marketing multinível Telexfree até o julgamento final da ação principal, sob pena de multa diária de R$ 500 mil.
De acordo com o MPE, os donos da empresa são suspeitos de montar uma pirâmide financeira. A decisão foi divulgada no final da tarde desta terça-feira (18).
Nesta quarta-feira (19) a promotora de Defesa do Consumidor, Nicole Gonzalez, deu uma entrevista coletiva onde explicou o que levou o MPE a formalizar a denúncia. De acordo com ela, a Telexfree no Brasil estaria fazendo o recrutamento de investidores e criando um esquema de pirâmide sob o disfarce de marketing multinível.
"Existem empresas de marketing multinível já consolidadas no mercado como a Herbalife, Mary Kay e Tupperware. Elas trabalham com esse sistema, no caso da Telexfree o interesse não é vender os produtos, mas recrutar novas pessoas", explica. Ela acredita que cerca de 70 mil pessoas possuem contratos com a Telexfree no Acre.Nicole diz que o foco da Telexfree no Brasil não é a venda de produtos ou serviços, mas a adesão de novas pessoas para alimentar o sistema de pagamento. Ela argumenta que o suposto produto oferecido pela Telexfree, um software para realização de ligações pela internet, deve ser comprado em kits.
(Foto: Raissa Natani/G1)
A 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco julgou procedente uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Acre, e suspendeu os pagamentos e a adesão de novos contratos à empresa de marketing multinível Telexfree até o julgamento final da ação principal, sob pena de multa diária de R$ 500 mil.
De acordo com o MPE, os donos da empresa são suspeitos de montar uma pirâmide financeira. A decisão foi divulgada no final da tarde desta terça-feira (18).
Nesta quarta-feira (19) a promotora de Defesa do Consumidor, Nicole Gonzalez, deu uma entrevista coletiva onde explicou o que levou o MPE a formalizar a denúncia. De acordo com ela, a Telexfree no Brasil estaria fazendo o recrutamento de investidores e criando um esquema de pirâmide sob o disfarce de marketing multinível.
"Existem empresas de marketing multinível já consolidadas no mercado como a Herbalife, Mary Kay e Tupperware. Elas trabalham com esse sistema, no caso da Telexfree o interesse não é vender os produtos, mas recrutar novas pessoas", explica. Ela acredita que cerca de 70 mil pessoas possuem contratos com a Telexfree no Acre.Nicole diz que o foco da Telexfree no Brasil não é a venda de produtos ou serviços, mas a adesão de novas pessoas para alimentar o sistema de pagamento. Ela argumenta que o suposto produto oferecido pela Telexfree, um software para realização de ligações pela internet, deve ser comprado em kits.
Promotora Nicole Gonzalez diz que foco do Telexfree
é a adesão de novas pessoas (Foto: Yuri Marcel/G1)
"No entanto estamos diante de um software, que no site é só se cadastrar, baixar e pagar para obter. Concluímos que é para mascarar a taxa de adesão", explica. A promotora diz ainda que os pagamentos feitos pela Telexfree na verdade seriam uma espécie de 'recompra' feita pela empresa dos kits. "Se ela recompra significa que não precisa dos divulgadores", enfatiza.
Decisão afeta todo o país
Nicole diz que a decisão tomada pela juíza Thaís Borges afeta os divulgadores da Telexfree em todo o país ou fora dele. Ela diz que a medida foi tomada para evitar que novas pessoas acabem envolvidas no esquema e possam se prejudicar. Ela diz ainda que foi efetuado um pedido de bloqueio das contas bancárias dos sócios administrativos da Telexfree.
A empresa deverá disponibilizar no prazo de dois dias em sua página, um “pop-up”, informando sobre a decisão judicial, além de modificar seu sistema, de modo a não permitir novos cadastros através dos “back offices“.
A promotora disse que enviou uma cópia da decisão para a Delegacia de Fraudações e Falsificações (Defa) que investiga a empresa no Espírito Santo.
Em relação às outras empresas de marketing multinível que surgiram após a Telexfree, a promotora diz que por enquanto elas não estão sendo investigadas. Nicole disse que agora o MPE tem até 30 dias para ajuizar a ação principal.
Telexfree tenta reverter decisão
A empresa publicou na tarde desta quarta-feira (19) em seu site um vídeo esclarecendo aos clientes e divulgadores que a empresa ainda não foi notificada oficialmente da decisão mas que está tomando todas as providências para derrubar a liminar da Justiça do Acre.
"A transparência sempre foi e sempre será o fundamento desta empresa. Tomamos conhecimento pela mídia, ainda não fomos comunicados oficialmente da íntegra da decisão. O jurídico está trabalhando para derrubar a liminar," informa Carlos Costa, diretor de marketing da Telexfree.
O advogado da empresa, Horst Fouchs, está atualmente em Rio Branco para acompanhar o caso. "Estamos conhecendo o processo para nós então tomarmos as medidas necessária. Depois que estivermos totalmente interados do processo, podemos ate nos manifestar de uma forma mais completa", afirmou Fouchs.
é a adesão de novas pessoas (Foto: Yuri Marcel/G1)
"No entanto estamos diante de um software, que no site é só se cadastrar, baixar e pagar para obter. Concluímos que é para mascarar a taxa de adesão", explica. A promotora diz ainda que os pagamentos feitos pela Telexfree na verdade seriam uma espécie de 'recompra' feita pela empresa dos kits. "Se ela recompra significa que não precisa dos divulgadores", enfatiza.
Decisão afeta todo o país
Nicole diz que a decisão tomada pela juíza Thaís Borges afeta os divulgadores da Telexfree em todo o país ou fora dele. Ela diz que a medida foi tomada para evitar que novas pessoas acabem envolvidas no esquema e possam se prejudicar. Ela diz ainda que foi efetuado um pedido de bloqueio das contas bancárias dos sócios administrativos da Telexfree.
A empresa deverá disponibilizar no prazo de dois dias em sua página, um “pop-up”, informando sobre a decisão judicial, além de modificar seu sistema, de modo a não permitir novos cadastros através dos “back offices“.
A promotora disse que enviou uma cópia da decisão para a Delegacia de Fraudações e Falsificações (Defa) que investiga a empresa no Espírito Santo.
Em relação às outras empresas de marketing multinível que surgiram após a Telexfree, a promotora diz que por enquanto elas não estão sendo investigadas. Nicole disse que agora o MPE tem até 30 dias para ajuizar a ação principal.
Telexfree tenta reverter decisão
A empresa publicou na tarde desta quarta-feira (19) em seu site um vídeo esclarecendo aos clientes e divulgadores que a empresa ainda não foi notificada oficialmente da decisão mas que está tomando todas as providências para derrubar a liminar da Justiça do Acre.
"A transparência sempre foi e sempre será o fundamento desta empresa. Tomamos conhecimento pela mídia, ainda não fomos comunicados oficialmente da íntegra da decisão. O jurídico está trabalhando para derrubar a liminar," informa Carlos Costa, diretor de marketing da Telexfree.
O advogado da empresa, Horst Fouchs, está atualmente em Rio Branco para acompanhar o caso. "Estamos conhecendo o processo para nós então tomarmos as medidas necessária. Depois que estivermos totalmente interados do processo, podemos ate nos manifestar de uma forma mais completa", afirmou Fouchs.
Assinar:
Postagens (Atom)