Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Deputados aprovam em 1º turno texto-base da PEC que adia as eleições municipais

Deputados aprovaram o adiamento das eleições durante sessão virtual do Plenário 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou há pouco, em primeiro turno, por 402 votos a 90, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, que adia as eleições municipais deste ano em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus. O placar também registrou 4 abstenções. Falta votar destaques que podem alterar pontos do texto. 

Conforme a proposta, os dois turnos eleitorais, inicialmente previstos para os dias 4 e 25 de outubro, serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa medidas para assegurar o pleito com garantias à saúde. 

“A alteração do calendário eleitoral é medida necessária no atual contexto da emergência de saúde pública”, disse o relator, deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR). “Os novos prazos e datas são adequados e prestigiam os princípios democrático e republicano, ao garantir a manutenção das eleições sem alteração nos períodos dos mandatos”, continuou. 

O relator destacou ainda que as mudanças sugeridas resultaram de debates entre Câmara, Senado e TSE, além de representantes de entidades, institutos de pesquisa, especialistas em direito eleitoral, infectologistas, epidemiologistas e outros profissionais da saúde. A PEC 18/20 é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). 

Durante as discussões nesta tarde, os deputados Hildo Rocha (MDB-MA) e Bia Kicis (PSL-DF) criticaram o texto. Para Rocha, o adiamento favorecerá os atuais prefeitos e vereadores. “Os governantes poderão fazer mais propaganda, ferindo a isonomia”, afirmou. Kicis alertou para possível aumento dos gastos públicos.



Fonte: Agência Câmara de Notícias

Em Jataúba nas últimas 24 horas foram 04 curas e nenhum caso foi registrado e não houve procura por testes


A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa nesta quarta-feira (01-07), que nas últimas 24 horas, não houve pacientes a procura de testes, consequentemente não confirmando nenhum novo caso da Covid-19 no município, já 04 pacientes foram curados.


O município tem atualmente 52 pacientes com a covid-19; Destes, 47 pacientes estão em monitoramento cumprindo quarentena domiciliar, 04 pacientes internados em hospital de referência (fora do município) e 01 paciente internado no anexo covid (leitos de retaguarda no município). 

O Município confirmou até hoje, 133 casos da doença, com 76 recuperados e 05 óbitos; 

Em relação às Síndromes Gripais, 03 pessoas encontram-se em monitoramento, outras 62 pessoas já concluíram o monitoramento das síndromes gripais.

Secretaria Municipal de Saúde

Brasil passa de 60 mil mortos por covid-19; casos vão a 1.447.523


Pandemia de covid-19 avança na região de Waikas, em Auaris, estado de RoraimaAdriano Machado/Reuters

O Brasil ultrapassou a marca de 60 mil mortes por covid-19, nesta quarta-feira (1º), de acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Com 1.016 óbitos notificados nas últimas 24 horas, o País acumula 60.610 vítimas fatais desde o início da pandemia do novo coronavírus. 

Segundo o painel da Universidade Johns Hopkins, o País só fica atrás dos Estados Estudos (127.681) em número absoluto de mortos. Reino Unido, em terceiro, tem 43.991 vítimas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 500 mil pessoas morreram em todo o mundo. 

Pouco mais de quatro meses após o primeiro diagnóstico positivo, em São Paulo, os casos da infecção respiratória continuam crescendo em todas as regiões —em níveis e ritmos diferentes, considerando as características epidemiológicas de cada localidade. De ontem para hoje, segundo o governo federal, foram contabilizados 45.482 novos infectados. 

No acumulado, 1.447.523 pessoas foram contaminadas pelo vírus Sars-CoV-2. Do contingente total, pelo menos 826.061 pessoas já estão recuperadas. Há também 560.852 em acompanhamento, que "são as ocorrências notificadas nos últimos 14 dias e que não evoluíram para óbito".

Do R7

São Paulo pode iniciar semana que vem teste da vacina contra Covid-19

Foto: DENIS CHARLET / AFP

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (1º) os 12 centros clínicos que serão responsáveis pelo recrutamento de voluntários para a terceira fase de testes da Coronavac, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech.

Os testes serão realizados em 9 mil voluntários em centros de pesquisas de seis estados: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A pesquisa clínica será coordenada pelo Instituto Butantan. Para que os testes da vacina sejam iniciados, o governo paulista só espera a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo Doria, isso deve ocorrer ainda nesta semana.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, estima que os testes da vacina sejam iniciados já na próxima semana. A partir da semana que vem, os centros selecionados divulgarão os critérios de inclusão dos candidatos e, então, poderá ser iniciado o processo do estudo clínico em si.

"Esperamos começar também já na semana que vem. O Butantan realizará o desenvolvimento final da vacinação. Na minha expectativa, é uma das vacinas mais promissoras do mundo. Vamos sair já com um acordo, havendo registro, de disponibilização para o Brasil inicialmente de 60 milhões de doses [fabricadas inicialmente na China]", disse Covas.

A vacina é inativada, ou seja, contém apenas fragmentos do vírus inativos. Com a aplicação da dose, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. No teste, metade das pessoas receberão a vacina e metade receberá placebo, substância inócua. Os voluntários não saberão o que vão receber. “E tudo isso será acompanhado, por um determinado tempo, por um organismo internacional que verifica os dados [se a vacina é ou não eficiente e segura]”, informou o diretor do Butantan.

Na cidade de São Paulo, os testes serão conduzidos pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas e pelo Hospital Israelita Albert Einstein. No interior do estado, haverá testes na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, no Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e no Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

As pesquisas serão realizadas, ainda, na Universidade de Brasília (UnB); no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro; no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos da Universidade Federal de Minas Gerais; no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul e no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

A vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Sinovac é considerada uma das mais promissoras do mundo, porque usa tecnologia já conhecida e amplamente aplicada em outras vacinas. É também uma das mais avançadas em testes – está na terceira etapa, chamada clínica, de testagem em humanos. O laboratório chinês já fez testes do produto em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra as proteínas do vírus.

Agora a farmacêutica fornecerá ao Butantan as doses da vacina para a realização de testes clínicos de fase 3 em voluntários no Brasil, com o objetivo de demonstrar sua eficácia e segurança.

Caso a vacina seja aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial tanto na China quanto no Brasil para fornecimento gratuito ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os passos seguintes serão o registro do produto pela Anvisa e o rnecimento da vacina em todo o Brasil.

"Quero ressaltar que o acordo com a Sinovac prevê explicitamente a transferência de tecnologia para a produção em escala industrial da vacina contra o coronavírus em São Paulo pelo Instituto Butantan. E assegurar também que a vacina será distribuída gratuitamente pelo SUS em São Paulo e em todo o país. A capacidade de produção do Instituto Butantan é de 100 milhões de unidades da vacina", afirmou o governador João Doria.

No entanto, pelas previsões de Dimas Covas, o Instituto Butantan terá que ser adaptado para produzir a vacina, o que pode levar até dez meses.

Fonte Agência do Brasil

Hospital Municipal de Jataúba irá receber 2 respiradores doados pela Câmara Municipal.



Nesta terça-feira (01), os vereadores de Jataúba voltaram para os trabalhos da Câmara Municipal, o assunto que predominou na sessão foi com relação aos respiradores, que foram comprados para o Hospital Municipal, através da câmara em conjunto com a prefeitura municipal, que doou 30 mil para completar o valor de 150 mil reais, onde a câmara está entrando com uma fatia de 120 mil reais.

Outro assunto que veio a ser comentado na sessão levantado pelo vereador Zuza do Jacu, foi sobre o carro da câmara que seria doado para a equipe da Guarda Municipal, mais o presidente da câmara Paulo Florino relatou na tribuna que, o carro só pode ser repassado para o município, se o prefeito quiser repassar seria outra questão, o presidente ainda destacou que irá elaborar um projeto sobre o caso e repassar para o prefeito, com relação ao carro. 

Apenas usaram a tribuna, os vereadores, Jackson Galego, Zuza do Jacu, Fernando Firoca e Paulo Floriano. Foi marcado a próxima reunião para o dia 09 deste mês. 

Não marcaram presença na reunião os vereadores Veinho, Maviael e Luzimário. 


Collar Blog Jataúba News

Ao Vivo direto da Câmara de Vereadores de Jataúba