(Foto: Peu Ricardo)
O retorno do Náutico após a parada para a Copa do Mundo esteve longe de empolgar os pouco mais de seis mil torcedores que compareceram à Arena Pernambuco. Ainda assim, não se pode dizer que os alvirrubros saíram insatisfeitos. No sufoco, levando pressão no final da partida, o Timbu venceu o Sampaio Corrêa por 1×0. Tadeu marcou o gol que deixou a equipe pernambucana com 15 pontos, distanciando-se da parte de baixo da tabela.
O tom de jogo nos minutos iniciais era de respeito mútuo. Náutico e Sampaio Corrêa apostavam na troca de passes em seus respectivos campos de defesa no aguardo de uma falha do adversário. A primeira vez que um time finalizou foi com o volante alvirrubro Elicarlos, que arriscou de longe e mandou a bola nas cadeiras da Arena Pernambuco.
Ainda que tenha sido criticado pela torcida do Timbu no primeiro semestre, o lateral-esquerdo Raí mudou o ritmo da partida ao entrar em campo 10s 15 minutos, na vaga de Roberto, lesionado. Logo em seu primeiro lance, o ala-esquerdo cruzou para a área, Tadeu desviou com toque rápido e Luiz Müller fez a primeira boa defesa do jogo.
O Sampaio só foi assustar os mandantes quase na metade do primeiro tempo. William Paulista ganhou de Flávio, invadiu a área alvirrubra, mas bateu para fora. O lance parece ter acordado o Náutico. Em cobrança de escanteio, a defesa dos visitantes afastou mal e William Alves cabeceou para o meio da área. Tadeu, quase caindo, desviou e abriu o placar, aos 30 minutos de bola rolando.
Os últimos momentos do primeiro tempo transcorreram sem lances de perigo. Na segunda etapa, o duelo ganhou em emoção. O Náutico, acuado, passou a apostar nos contra-ataques e nos remates de média e longa distância. Em desvantagem, o Sampaio Corrêa quis provar que não veio para Pernambuco a passeio.
Em bela jogada, Eloir ganhou da defesa alvirrubra e a bola ficou com Tote, que chutou para fora. A resposta alvirrubra veio em um rápido contragolpe. A bola caiu nos pés de Rafael Cruz, que chutou de fora da área, mas mandou pela linha de fundo. Eloir teve duas chances de empatar, mas viu Alessandro defender ambas as oportunidades.
A equipe maranhense continuou pressionando. Waldir recebeu boa bola de Eloir e chutou forte. Alessandro mandou para escanteio. Nos minutos finais, o Náutico passou sufoco. Em cobrança de falta, Waldir mandou para fora. Já nos acréscimos, William Paulista chegou atrasado e não conseguiu completar para o gol, no último lance relevante da partida.
Náutico
Alessandro; Rafael Cruz, William Alves, Flávio e Roberto (Raí); Gilmak, Elicarlos, Paulinho (Gustavo Henrique) e Vinícius; Leleu (Neílson) e Tadeu. Técnico: Sidney Moraes.
Sampaio Corrêa
Luiz Muller; Tote (Hiltinho), Paulo Sérgio, Edimar e William Simões; Jonas, Uillian Corrêa (Edgar), Eloir e Márcio Diogo; Pimentinha (Waldir) e William Paulista. Técnico: Flávio Araújo.
Local: Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata).
Árbitro: Arílson Bispo da Anunciação (BA). Assistentes: Adson Marcio Lopes Leal (BA) e Marcos Welb Rocha de Amorim (BA).
Gols: Tadeu, aos 30 minutos do 1º T.
Cartões amarelos: Paulinho (N); Jonas, William Simões (SC)
Público: 6.464 Renda: R$ 155.485