Secretária Ane Gabrielle juntamente com equipe da saúde participa de reunião sobre coronasvírus.
Socialização das informações com as equipes de atenção primaria
A secretaria de saúde desde a última terça-feira, 10 de março, vem participando de reuniões sobre o COVID-19. Dando seguimento a socialização fas informações realizou reuniões com equipes técnicas e de alguns serviços para apresentar e discutir estratégias e adequações nos protocolos e fluxogramas de atendimento nos serviços de saúde do município de Jataúba.
Diante da pandemia mundial do novo coronavírus (COVID - 19), o município já realizou na última quarta-feira reunião com equipes de atenção primária e vigilância em saúde, na manhã desta segunda (16) aconteceu reunião com comitê estratégico da saúde para levantar estratégias para prevenção da disseminação do vírus. A ideia é antecipar-se nas ações, uma vez que ainda não há casos confirmados da doença no interior do Estado. Como medidas preventivas ficou determinado que, a partir de amanhã (17) serão restritos os atendimentos odontológico nas unidades básicas de saúde, como orienta o conselho de odontologia, será adotado protocolo de acolhimento diferenciado na urgência e emergência da UMAAC e na atenção primária. Em casos de TFD funcionará normalmente, porém está orientado que os motoristas usem os equipamentos de segurança (máscara e álcool gel) além da higienização do veículo e entrega de máscaras para pacientes em tratamentos oncológicos ou gripados. Os ambulatórios das especialidades no momento serão mantidos.
Socialização das informações com as equipes de atenção primaria
Além disso, os pacientes internos receberão apenas uma visita por dia, e em dias alternados com duração média de 10 minutos. O CAPS suspenderá as atividades em grupos, mantendo os atendimentos individuais e ambulatório de psiquiatria. Esta medida é válida para todos os setores. A secretaria orienta que pessoas com mais de 60 anos, imunodeprimidas, com doenças crônicas e/ou que possuam outras comorbidades evitem realizar visitas nas unidades de saúde e demais serviços, bem como em qualquer outro lugar de grande circulação de pessoas.
As estratégias visam garantir a segurança dos nossos munícipes, a fim de evitar o risco de disseminação do vírus, como também as infecções que possam vir a ser adquiridas em ambiente hospitalar, o que pode comprometer e/ou agravar o quadro de pacientes acometidos pelo novo coronavírus. A secretaria comunicará de imediato quaisquer novas medidas que sejam adotadas nos próximos dias, podendo vir a ser necessário a proibição total das visitas, a depender das atualizações de casos suspeitos e confirmados no interior de Pernambuco.
Da Assessoria
Da Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário