Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 12 de março de 2013

Hoje tem festa para as cidades-irmãs


Hoje é um dia importante na história de duas cidades-irmãs. Recife, também conhecida como a Veneza brasileira por seus rios e pontes, e Olinda, que ganhou o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, comemoram mais um ano de existência. São 476 anos para a Capital pernambucana e 478 anos para a menor cidade do Estado. Tantos anos de história não poderiam passar em branco e, por conta disso, as prefeituras dos dois municípios prepararam uma programação especial com agremiações carnavalescas e corais para a comemoração dos aniversários.
No Recife, o tradicional corte do bolo gigante acontece às 9h30, na praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Em homenagem à idade nova que a Cidade completa, o bolo terá 476 quilos. A confecção do alimento envolveu o trabalho de 22 pessoas. Ele começou a ser preparado no sábado. Oito pessoas se dedicaram à função de bater os 562 quilos de ingredientes. Foram 350 quilos de uma pré-mistura, preparada com farinha de trigo, açúcar e fermento, além de 2,1 mil ovos e 140 litros de leite.
A festa, no entanto, começa às 7h, com as apresentações da Orquestra de Frevo 100% Mulher, Bloco Pierrot de São José, Maracatu Mirim Nação Estrelar, Afoxé Ilê de Egbá e dos passistas campeões de 2013. Além das comemorações, o aniversário de Recife também será marcado pelo plantio de 476 mudas de árvores em todo o município. Entre as mudas estão as da árvore Pau-Brasil e também Cajueiro. Às 6h30, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, dá início à ação com o plantio de dez mudas, no Jardim Botânico, localizado no bairro do Curado.
Já em Olinda, a festa acontece à noite, a partir das 18h30, em frente ao Palácio dos Governadores, atual sede da prefeitura do município. O bolo com recheio de chocolate terá, também, o peso referente à idade que a cidade está completando: 478 quilos. A abertura da festa fica por conta do Coral Encanto de Olinda, representado por 100 crianças que integram os projetos socioassistenciais desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos do município. Além disso, a celebração terá a participação do Maestro Spok e banda, a apresentação do afoxé Oxum Pandá e D’Breck.
A Prefeitura de Olinda informou que, como é feriado na cidade, as escolas do município, repartições públicas e os postos de saúde não abrem. Permanecerão funcionando normalmente as emergências do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), no bairro de Peixinhos, do Hospital Tricentenário e a Maternidade Brites de Albuquerque. Os mercados e feiras também funcionam normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário