sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Nesta semana, a Secretaria de Educação e Cultura de juntamente com a Coordenação da Educação Inclusiva Jataúba-PE, está promovendo à semana em Comemoração a Pessoa com Deficiência


Se fôssemos nos questionar o por que da necessidade de dedicarmos uma semana para comemorar à pessoa com deficiência, teremos logo como resposta que, como sabemos, o nosso país é devedor com relação a pessoa com deficiência, por muito tempo, as pessoas que possuíam algum tipo de deficiência viviam às margens da sociedade e não eram considerados “pessoas” mas sim anomalias. 


Esta realidade foi sendo modificada graças às inúmeras lutas travadas que culminaram nas e conquistas alcançadas por parte dessas minorias, as quais hoje já não podemos afirmar que são minorias, tendo em vista que de acordo com o IBGE 2014 estima-se que 23,9 % da população brasileira possua algum tipo de deficiência. 


Diante dos referidos dados, nós enquanto comunidade escolar, precisamos participar de forma mais ativa e eficiente na busca pela efetiva inclusão das pessoas com deficiência, não somente no ambiente escolar mas na sociedade. 



No entanto, como as pessoas com deficiência serão incluídos na sociedade se muitas vezes lhes são impedidos o direito à cidadania. O que é ser cidadãos? Entendemos enquanto educadores e com base na legislação vigente, que, a independência e autonomia é o ponto de partida para se alcançar a cidadania, e cidadania é um direito de todos!


A temática colocada em discussão em torno da semana da pessoa com deficiência deste ano é“inclusão se conquista com autonomia”. 


No estatuto da pessoa com deficiência aprovado em 2013, a pessoa com deficiência deve ter o direito de ir e vir, o direito à saúde, a educação, a moradia, a inclusão no trabalho, a assistência social, o direito ao esporte, ao lazer, a cultura, a acessibilidade, ao acesso à informação, a participação na vida pública e política, dentre outros direitos substanciais a pessoa humana, isto com independência e autonomia. Esses são dos direitos os quais a comunidade escolar busca garantir aos nossos alunos com deficiência. 



Assim, o trabalho que desenvolvemos nas salas de recursos do Município de Jataúba, está diretamente relacionado a ações pedagógicas e técnicas que visam proporcionar aos nossos alunos com deficiência a disposição de serem independentes e autônomos em sua vida diária e na conquista de seus ideais. 

A pessoa com deficiência pode conquistar autonomia e independência, por meio das ajudas técnicas, comumente denominadas de tecnologias assistivas. 

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social(GALVÃO FILHO et al., 2009, p. 26) 


A caminhada que promovemos, teve a participação de pais, professores e alunos com deficiência que são atendidos em nossas salas de recursos, tendo em vista, que entendemos que os nossos alunos só alcançarão autonomia e independência com o apoio dos seus familiares, peças fundamentais na educação de qualidade. Por detrás de um aluno que possua algum tipo de deficiência mas que em sua vida diária possui características de autonomia e independência, existe uma família compromissada e que participa ativamente da vida escolar de seu filho. 


Por fim, enquanto coordenadora da educação inclusiva do município de Jataúba, gostaria de nesta semana conscientizar à sociedade de que as pessoas com deficiência necessitam apenas de recursos alternativos/adaptados para se desenvolverem, e é claro de oportunidades, assim como todos nós! 


Esperamos em Deus que o Município de Jataúba à cada dia possa dar um salto qualitativo no que diz respeito ao atendimento das pessoas com deficiência, visando a inclusão deste de forma efetiva.

Naiany de Souza Carneiro Coordenadora da Educação Inclusiva do Município de Jataúba/Portal do Agreste



Não perca tempo pague sua contas aqui!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário