Apoio do Blog

Apoio do Blog

terça-feira, 8 de julho de 2025

Corrida de argolinha termina em facada na Zona Rural de Toritama


Na noite do último domingo (06), um crime violento foi registrado no sítio Oncinha, localizado na zona rural de Toritama. Durante uma corrida de argolinha, o participante Ayrck Shumacher de Lima Silva, de 28 anos, foi esfaqueado na região das costelas enquanto disputava a competição.

Populares que estavam no local prestaram socorro imediato à vítima, que foi levada ao Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima. Após os primeiros atendimentos, Ayrck foi transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. De acordo com informações, ele estava consciente e orientado durante o atendimento médico.

A Guarda Civil Municipal (GCM) compareceu à unidade hospitalar e realizou diligências no local do crime, mas até o momento o agressor não foi localizado. A Polícia Civil investiga o caso com o objetivo de identificar e prender o responsável pelo ataque.

Santa Cruz Online

Assentamento do MST em Jataúba é alvo de ataque com fogo e ameaças armadas


Na tarde deste domingo (06), denúncias de uma possível violação de direitos humanos mobilizaram a Polícia Militar no município de Jataúba, no Agreste pernambucano. 

O alerta partiu da defensora pública Dra. Izabel, que entrou em contato com a Central de Rádio do 24º BPM por volta das 12h19, relatando um ataque a um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizado na zona rural, na área conhecida como Fazenda Recanto Feliz.

Diante da gravidade da denúncia, que incluía imagens e vídeos de barracos incendiados e destruição de pertences, a Central acionou imediatamente as equipes da ROCAM e da GT de Jataúba. Os policiais chegaram ao local por volta das 13h10, mas não encontraram moradores presentes. O cenário, segundo os registros feitos pelas equipes, era de desolação: estruturas de moradia destruídas e vestígios de violência.


Instantes depois, uma mulher identificada como Maria, liderança do grupo de trabalhadores assentados, chegou à área e relatou que a propriedade está em disputa judicial. Segundo ela, o suposto proprietário da fazenda, identificado como Narcizo, teria comparecido ao local acompanhado de quatro homens armados. O grupo teria ameaçado os assentados, ateado fogo aos barracos e levado objetos pessoais e materiais de trabalho das famílias.

As vítimas foram orientadas a registrar boletim de ocorrência na delegacia local. Maria afirmou já ter formalizado denúncia anterior e aguarda decisão judicial sobre o caso. A Polícia Militar informou que, por enquanto, não havia providências operacionais adicionais a serem tomadas, mas foi registrado um boletim de ocorrência de caráter informativo, e a liderança do assentamento recebeu o contato direto da Central do 24º BPM.

Santa Cruz Online 

Homem é preso por violência doméstica e coloca fogo na viatura em que estava detido, em Ouricuri

Suspeito teria utilizado um isqueiro para dar início as labaredas que logo foram contidas pelos agentes

Foto: Divulgação/PRF

Um homem foi preso em Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, após ser acusado de agredir a própria mãe e a filha. O suspeito ainda ateou fogo na viatura onde estava detido. Policiais rodoviários federais conseguiram agir rapidamente e impedir que o incêndio se alastrasse.

A prisão ocorreu depois que moradores denunciaram as agressões, que teriam acontecido nas proximidades da Unidade Operacional da PRF. O suspeito foi colocado no compartimento traseiro de uma viatura para ser levado à Delegacia de Polícia Civil de Ouricuri.

Quando o veículo chegou em frente à delegacia, os policiais perceberam fumaça e identificaram um princípio de incêndio no interior da viatura, onde o homem estava. Ele usou um isqueiro para tentar atear fogo no compartimento. Os agentes interromperam o trajeto imediatamente, abriram a viatura e retiraram o detido, evitando que ele se ferisse mais gravemente.

Mesmo após ser resgatado, o homem, bastante agitado, tentou agredir os policiais e precisou ser contido novamente. O isqueiro usado no incêndio foi apreendido. Ele foi entregue à Polícia Civil e permanece preso, respondendo por violência doméstica, dano ao patrimônio público e resistência à prisão.

Governo de Pernambuco declara Situação de Emergência por estiagem em 102 municípios; Santa Cruz do Capibaribe é incluída


A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, decretou ‘Situação de Emergência’ em 102 municípios do estado afetados por estiagem severa, com impactos diretos sobre os reservatórios, rede de abastecimento e atividades agropecuárias. A medida foi publicada nesta segunda-feira (7) no Diário Oficial do Estado e terá validade por 180 dias.

A decisão leva em consideração a queda nos níveis de precipitação e das reservas hídricas, especialmente nas regiões Agreste e Sertão, conforme apontado por diversos órgãos técnicos estaduais, como a Defesa Civil, APAC, Compesa, Secretaria de Recursos Hídricos e Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

Com o decreto, o Estado poderá adotar medidas emergenciais de enfrentamento à crise hídrica, como solicitação de apoio federal, agilização de processos de aquisição e contratação de serviços, além de execução de ações em parceria com prefeituras e órgãos da União.

Entre os municípios listados no anexo do decreto estão Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Toritama, e Brejo da Madre de Deus, no Agreste.

Blog da Polo

Postagem em destaque

Corrida de argolinha termina em facada na Zona Rural de Toritama

Na noite do último domingo (06), um crime violento foi registrado no sítio Oncinha, localizado na zona rural de Toritama. Durante uma corrid...