
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, decretou ‘Situação de Emergência’ em 102 municípios do estado afetados por estiagem severa, com impactos diretos sobre os reservatórios, rede de abastecimento e atividades agropecuárias. A medida foi publicada nesta segunda-feira (7) no Diário Oficial do Estado e terá validade por 180 dias.
A decisão leva em consideração a queda nos níveis de precipitação e das reservas hídricas, especialmente nas regiões Agreste e Sertão, conforme apontado por diversos órgãos técnicos estaduais, como a Defesa Civil, APAC, Compesa, Secretaria de Recursos Hídricos e Secretaria de Desenvolvimento Agrário.
Com o decreto, o Estado poderá adotar medidas emergenciais de enfrentamento à crise hídrica, como solicitação de apoio federal, agilização de processos de aquisição e contratação de serviços, além de execução de ações em parceria com prefeituras e órgãos da União.
Entre os municípios listados no anexo do decreto estão Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Toritama, e Brejo da Madre de Deus, no Agreste.
Blog da Polo
Nenhum comentário:
Postar um comentário