Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 19 de março de 2014

As bem aventuranças


A palavra grega traduzida por "bem-aventurado" significa "bem-estar e prosperidade espiritual". É uma palavra que se refere à alegria profunda da alma. Aqueles que experimentam a primeira parte de uma bem-aventurança (os pobres, os que choram, os mansos, os com fome de justiça, os misericordiosos, os puros, os pacíficos e os perseguidos) também experimentarão a segunda parte da bem-aventurança (reino dos céus, conforto, herdarão a terra, saciados, misericórdia, verão a Deus, chamados filhos de Deus, herdarão o reino dos céus). Os bem-aventurados têm uma parte na salvação e têm entrado no reino de Deus, experimentando um pouco do céu. Uma outra possível versão de cada bem-aventurança é uma exclamação de "Oh, quão felizes os..." registrada no evangelho de Mateus capitulo 5 e Lucas capitulo 6 em seu sermão Jesus frisa alguns aspectos importantes daqueles que pra Ele seria ou são bem-aventurados.


> Os humildes de espírito – A humildade de espírito consiste em um reconhecimento da nossa condição pecadora diante de Deus procando um arrependimento em nossos corações.
> Os que choram – Jesus aqui descreve que aqueles que choram serão consolados, o choro transfigura-se como um dos estágios do reconhecimento da impossibilidade humana.
> Os mansos – Nesse contexto mansidão se atribui ao indivíduo que se permite ser corrigido por Deus através do Espírito Santo.
> Os que tem fome e sede de justiça – Aqueles que esperam ou que tem sede na justiça de Deus jamais sofrerão qualquer tipo de decepção, pois Ele é justo e fiel.
> Os misericórdiosos – Vivemos em mundo cheio de injustiças mas aquele que usa de misericórdia para com o seu próximo sempre alcança a misericórdia de Deus.
> Os limpos de Coração – São aqueles nos quais Deus na sua oniciência não encontra em seu coração a maldade, a mentira, a falsidade, etc.
> Os pacificadores – São aqueles que não semeiam a ira, aqueles que promovem a paz no meio em que vivem.
> Os perseguidos – Quantos não sofrem perseguição por ser cristãos, muitas das vezes por fazer aquilo que Jesus mais ensinou, o bem, mas Jesus por sua justiça está sempre ao lado daqueles que sofrem por amor a Ele.

As bem-aventuranças descrevem o discípulo ideal e sua recompensa tanto no presente quanto no futuro. A pessoa que Jesus descreve nesta passagem tem uma qualidade diferente em seu caráter e estilo de vida daqueles que ainda estão "fora do reino". Como uma forma literária, a bem-aventurança também é encontrada no Antigo Testamento, especialmente nos Salmos (1:1; 34:8; 65:4; 128:1) e em outros lugares no Novo Testamento (João 20:29; 14:22; Tiago 1:12, Apocalipse 14:13). Seja também um bem-aventurado, pratique os ensinamentos de Cristo e com certeza sua vida será diferente, leia a Bíblia diariamente e você verá que seus dias serão melhores, e a justiça, a misericórdia, o perdão, e a as mãos de Deus estarão sobre a sua vida.



Colunistas Presbítero José Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário