Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Brasileiros acham fácil desobedecer leis no País

Quando se trata de leis, a maior parte da população do Brasil reconhece que é fácil desobedecê-las. Pelo menos essa é a percepção de 82% dos entrevistados em uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada na última terça-feira (23), que avaliou o comportamento do brasileiro em relação ao cumprimento das leis. O estudo também revela que, para 79% dos entrevistados, o cidadão apela, quando existe a oportunidade, para o conhecido “jeitinho” de resolver as coisas. As informações são do jornal Correio Braziliense.Mesmo que a maior parte dos entrevistados considere fácil burlar as regras, o Índice de Percepção do Cumprimento da Lei, ou seja, a impressão geral sobre a quantidade de pessoas que respeitam as normas teve uma pontuação de 7,3, em uma escala de 0 a 10. O 10 seria o total comprometimento com o respeito e o cumprimento das leis.
Segundo a professora de direito da FGV Luciana de Oliveira Ramos, que participou da pesquisa, os dados podem refletir a disposição do brasileiro de buscar boas razões para cumprir a lei.
“As pessoas têm a impressão de que, de uma maneira geral, as leis são cumpridas, mas não é cumprida de prontidão. Parece que é necessário haver uma relação de custo x benefício. Em outros países, como Alemanha, se cumpre mais as normas somente por que são leis”, disse à publicação.
O estudo ainda aponta que quanto maiores a escolaridade e a reda, menor é a impressão de cumprimento da lei. Segundo a professora, isso pode significar que quanto mais dinheiro e estudo tem a pessoa, mais pessimista ela é em relação à própria sociedade.

Blog da folha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário