Apoio do Blog

Apoio do Blog

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Lula terá três agendas no Grande Recife na próxima quinta-feira


O presidente Lula (PT) vai passar um dia todo em Pernambuco, esta semana. Na próxima quinta-feira (14), ele tem agenda na Hemobrás, em Goiana, pela manhã. Em seguida, vai a uma unidade de saúde privada anunciar parceria entre o hospital e o Governo Federal.

O nome da unidade ainda não foi divulgado, mas sabe-se que participa do programa Mais Especialistas. A ideia da gestão petista é trocar dívidas do hospital com a União por serviços. Outros hospitais também farão parte da medida.

A terceira agenda de Lula será no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, onde ele vai entregar mais de mil títulos de posse. O local é emblemático para o presidente.

Por Magno Martins


Marcado por falhas e atrasos da empresa contratada, o novo sistema de videomonitoramento em Pernambuco completa seis meses com apenas 300 das 2 mil câmeras de segurança instaladas e em funcionamento. O índice equivale a 15% do total de equipamentos previstos no edital. Em nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS), diz que a previsão é concluir o projeto nos próximos seis meses.

Vencedora da licitação, a empresa Teltex Tecnologia é a responsável por construir e operar o novo parque de câmeras em Pernambuco, considerado uma das principais apostas do governo Raquel Lyra (PSD) na área de segurança pública. O contrato, no valor de R$ 122,9 milhões, foi assinado no dia 17 de fevereiro.

Desde então, no entanto, a Teltex acumulou uma série de problemas para cumprir as exigências do edital. As falhas incluem desde baixa qualidade de imagens captadas, a atrasos na ampliação do parque de câmeras ou até mesmo equipamentos instalados em locais sem energia elétrica. As informações são do Diario de Pernambuco.

Conforme o cronograma inicial, em março de 2025, o sistema já deveria contar com ao menos 200 câmeras em funcionamento, mas apenas 47 estavam instaladas na ocasião. Por causa dos atrasos, a Secretaria de Defesa Social (SDS) chegou a notificar a empresa duas vezes. Já a Teltex atribuiu os problemas a terceiro.

Mesmo com os transtornos, um parecer do Núcleo de Contratos e Convênios, da SDS, apresentado no dia 30 de junho, é favorável a manter a contratação da empresa. O documento, ao qual o Diario de Pernambuco teve acesso, também mostra que a pasta tem discutido a prorrogação de prazos e até assinatura de termo aditivo com a Teltex.

“Salientamos que a continuidade contratual, por ora, é uma ação com maior benefício ao Estado, visto que diante do lapso temporal e das possibilidades dos vícios apresentados pela contratada, não se trata de ações insanáveis, sendo assim, o distrato seria mais dispendioso para a Administração Pública, visto a convocação de novos licitantes os quais detém da discricionariedade de participar, havendo o risco do fracasso do andamento dessa”, diz trecho do parecer.

Problemas

Os problemas de atraso são documentados desde março, após a SDS apontar baixa qualidade das imagens captadas no Marco Zero com a Avenida Marquês de Olinda, no Centro do Recife. Um totem no Pina, na Zona Sul, também havia provocado danos no pavimento. Os equipamentos foram instalados, em caráter de urgência, para o Carnaval 2025.

Na ocasião, a pasta informou, também, que o isolamento elétrico “se mostrava ausente” e solicitou informações de como a empresa o realizava. Em outro documento, assinado por dois coronéis do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) em 5 de março, a SDS reiterou que a empresa deveria instalar, em média, sete câmeras por dia para cumprir a meta do primeiro mês.

Pouco depois, nova vistoria da SDS encontrou dois postes, usados como suporte das câmeras, com adesivos errados no Marco Zero e outro na Praça Visconde de Mauá, ambos no Centro. Fotos anexadas ao documento mostram que os equipamentos apresentavam inscrição da “Secretaria de Desenvolvimento Social” – e não da “Secretaria de Defesa Social”, que seria o correto.

Em abril, a Teltex fez o primeiro pedido de prorrogação do prazo para instalar as câmeras. No texto, alegou que “imprevistos alheios à vontade podem acontecer, acarretando na necessidade de um maior tempo para finalização da execução dos serviços”.

Segundo a empresa, os equipamentos ainda estavam em processo de entrega pelos fornecedores e era necessário um tempo “para cura e secagem das bases de concreto”. No dia 9 do mesmo mês, a Secretaria de Defesa Social emitiu a primeira notificação contra a Teltex, afirmando que a empresa infringiu o contrato ao não cumprir “qualquer item das obrigações da contratada”.

No documento, a SDS citou que a empresa não estaria prestando serviço com “excelência, confiabilidade e frequência na entrega e execução”. A segunda notificação foi feita 20 dias depois. Na ocasião, a pasta exigiu que a Teltex apresentasse novo cronograma de adimplemento – em que a empresa informa quando irá normalizar as falhas.

Defesa

Em defesa prévia, apresentada em 5 de maio, a Teltex citou motivos de “força maior” como justificativa para deixar de instalar as câmeras dentro do prazo. Entre eles, a empresa alegou falta de fornecimento de energia elétrica em pontos previstos para receber monitoramento.

A empresa disse, ainda, que teria “enviado todos os esforços cabíveis para o fiel cumprimento do contrato, e que quaisquer pendências existentes não decorrem de sua atuação, mas sim de fatores externos e alheios à sua responsabilidade”.

A reportagem procurou a Teltex na sexta-feira (8), mas não obteve resposta. Por sua vez, a SDS afirma que “não houve prorrogação de prazo no contrato solicitado pela empresa Teltex, mas sim um ajuste no cronograma de execução dos serviços observada a legislação aplicável”.

Ainda de acordo com a pasta, o novo parque de câmeras, que também prevê três Centros de Gerenciamento, “deve ser concluído em até seis meses, devido à sua complexidade”. Segundo a SDS, a ordem para instalação das próximas 320 câmeras foi realizada.

Por Magno Martins

Homem é detido após atear fogo na casa da ex-companheira em Taquaritinga do Norte



Um homem identificado como André, de 33 anos, foi detido neste domingo (10) após atear fogo na residência de sua ex-companheira, localizada na comunidade de Silva de Cima, na zona rural de Taquaritinga do Norte.

Segundo informações da Polícia Militar do 24º BPM, no momento do incêndio, a vítima não se encontrava em casa, o que evitou maiores tragédias. Após o crime, André fugiu para a residência da mãe, situada no município de Vertentes.


Com base em informações repassadas à guarnição, os policiais localizaram o suspeito e o conduziram à delegacia de plantão de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi apresentado à autoridade policial de plantão.

Ainda de acordo com a PM, André já possui histórico criminal e teria, no passado, assassinado o próprio irmão.

Blog Jataúba News

Criminoso de alta periculosidade é preso pelo GATI em Santa Cruz do Capibaribe


Um homem de 36 anos, identificado como Fábio Júnior dos Santos, considerado de alta periculosidade, foi preso pelo GATI (Grupo de Apoio Tático Itinerante) da Polícia Militar, nas proximidades da loja Americanas, na Avenida Teófanes Ferraz Torres Filho, em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com informações repassadas pelas autoridades, o suspeito possui mais de três mandados de prisão em aberto e é apontado como membro da facção criminosa “Okaida” (Al-Qaeda), com atuação ligada ao tráfico de drogas e homicídios.


O indivíduo já cumpriu pena no Presídio Federal de Mossoró/RN, e tem passagens anteriores por crimes de homicídio. O homem foi conduzido para a 17ª Delegacia de Polícia (DESEC) de Santa Cruz do Capibaribe, juntamente com três porções de maconha apreendidas na ocorrência. O indivíduo permanece à disposição da Justiça.

Santa Cruz Online

Pernambuco enfrenta semana sangrenta com múltiplos homicídios em várias cidades

Duplo homicídio em Bezerros - Foto: Reprodução/Blog Adielson Galvão

O fim de semana foi bastante violento em Pernambuco, com o registro de 36 homicídios. São 92 assassinatos neste mês de agosto. No ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 1.947 pessoas.
Em Caruaru, um homem foi encontrado morto dentro de casa no bairro Boa Vista, na noite de sábado (09). Fábio Silva Tavares de Arruda, de 39 anos, estava com um ferro cravado na nuca. Ele era portador de necessidades especiais e usuário de drogas. O corpo estava em estado avançado de decomposição.
Este foi o 1º homicídio do mês de agosto em Caruaru. Este ano mataram 65 pessoas no município.

Em Bezerros, aconteceu um duplo homicídio na manhã deste domingo (10). Dois homens foram executados a tiros no Sítio Mimoso, zona rural do município. Uma das vítimas foi identificada no local como sendo Rafael Severino da Silva, de 21 anos, que era natural de Chã Grande. Eles estavam com mãos amarradas.

Em Brejo da Madre de Deus, um homem foi assassinado a tiros no Sítio Bandeira, zona rural do município. José Fábio da Silva, de 43 anos, era natural de Caruaru. De acordo com familiares, dois homens chamaram pela vítima e atiraram na cabeça.

Em Cupira, um homem foi assassinado dentro de uma lanchonete. José Hélio Rodrigues, de 51 anos, foi morto a tiros. O assassino fugiu após o crime e não foi identificado.
Em Casinhas, também no Agreste, José Vitor da Silva Carvalho, de 19 anos, foi morto a facadas enquanto participava de uma vaquejada. O jovem chegou a ser socorrido por populares para a UPA de Surubim, onde faleceu.

Em Petrolina, no Sertão, mataram três pessoas no fim de semana. Entre as vítimas, uma mulher. Francisca Zeneide da Silva, de 50 anos, estava em casa, no bairro Vila Vitória, quando homens não identificados invadiram a residência e atiraram várias vezes contra a vítima. O filho da mulher, de menor idade, também foi baleado e socorrido.

Informações Helenivaldo Pereira


 

Morre Miguel Uribe, senador e pré-candidato a presidência que sofreu atentado na Colômbia


Morreu nesta segunda-feira (11) o senador e pré-candidato a presidência da Colômbia Miguel Uribe Turbay, de 39 anos. Ele estava internado em estado crítico em Bogotá após ser baleado na cabeça durante um evento de campanha em junho.

Uribe, de 39 anos, era senador de oposição ao atual governo e um dos favoritos na corrida eleitoral colombiana. O senador também era neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín.

O senador foi baleado na noite de 7 de junho enquanto discursava em um evento de rua na capital colombiana, em meio ao crescimento de atos políticos visando as próximas eleições presidenciais na Colômbia, em março de 2026.

No atentado, Uribe foi atingido por três tiros, dois na cabeça e um na coxa esquerda. O suspeito é um adolescente de 15 anos que disparou de uma motocicleta, e polícia ainda não havia informado, até a última atualização desta reportagem, se ele tem vínculo com algum grupo político ou criminoso.

Desde então, Uribe estava na UTI da Fundação Santa Fé de Bogotá, mas não resistiu aos ferimentos.
Uribe era advogado e membro do partido de oposição Centro Democrático, fundado pelo ex-presidente Álvaro Uribe - apesar do sobrenome em comum, eles não têm parentesco.

Nascido em Bogotá em 1986, o senador se formou em Direito e fez mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de los Andes. Realizou também mestrado em Administração Pública na Escola de Governo de Harvard, nos Estados Unidos. Uribe deixa esposa e um filho.

Uribe é neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala e filho de Diana Turbay, uma jornalista sequestrada e morta pelo Cartel de Medellín em 1991. Turbay era considerada uma profissional de renome, sendo responsável pela direção do noticiário Cripton, na época.

Com informações do Estadão Conteúdo.


 

Deputado Hugo Motta destaca urgência em combater exploração infantil online

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), usou as redes sociais neste domingo (10) para dizer que irá pautar nesta semana projetos que tratam da adultização de crianças na internet.
“O vídeo do Felca sobre a adultização das crianças chocou e mobilizou milhões de brasileiros. Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade”, escreveu.

Segundo ele, há uma série de projetos importantes sobre o assunto. O youtuber e humorista conhecido como Felca publicou um vídeo na última quarta-feira (6) em que faz denúncias sobre a exploração de menores de idade na criação de conteúdo na internet. Uma delas é contra o influenciador Hytalo Santos, que teve a conta no Instagram desativada na sexta-feira (, logo após a nova polêmica com seu nome.

Desde 2024, Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) sobre possível exploração de menores nos conteúdos que publica nas redes sociais. Ao todo, ele tem mais de 20 milhões de seguidores.

Felca, que tem mais de 4 milhões de inscritos no YouTube, citou Hytalo Santos como alguém que cria e reproduz conteúdos com base na utilização de menores de idade na frente das câmeras. Entre os exemplos utilizados por ele, está o de Kamylla Santos, jovem de 17 anos que, segundo Felca, tem a imagem explorada de forma sensual nos vídeos.

O vídeo do youtuber que aborda o tema de adultização já conta com mais de 15 milhões de visualizações e mais de 100 mil comentários. Além disso, comentários parabenizam a atitude de Felca e destacam a ausência de anúncios na publicação.

Com informações da CNN Brasil.


 

Postagem em destaque

Balanço: mulher morre após ser baleada em São Bento do Una e polícia apreende mais de 70 quilos de maconha em São Caetano

Registrados 3 homicídios nessa quarta-feira, primeiro dia de outubro, em Pernambuco. Os crimes aconteceram nos municípios de São Bento do Un...