Apoio do Blog

Apoio do Blog

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Câmara de Jataúba aprova projeto que obriga uso das cores da bandeira municipal em prédios públicos


Na sessão realizada nesta quinta-feira 14/08, a Câmara de Vereadores de Jataúba aprovou, em segunda votação e por unanimidade, um projeto de lei de autoria do vereador Diego do Riacho do Meio, que estabelece que todos os prédios públicos do município, passem a ser pintados exclusivamente com as cores presentes na bandeira oficial de Jataúba.

A iniciativa, segundo o autor, busca colocar fim à prática recorrente de utilizar cores ligadas a partidos políticos nas fachadas e estruturas públicas, algo que, conforme ele, ocorre há anos no município e que muitas vezes acaba reforçando divisões políticas.

Durante a entrevista ao blog, o parlamentar destacou que a mudança trará benefícios para a preservação da identidade visual e cultural da cidade.

“Um prefeito, quando é eleito, representa toda uma sociedade e não apenas aqueles que votaram no partido. As cores da bandeira simbolizam a história e os valores do município, e devem ser respeitadas e preservadas”, afirmou Diego.

O vereador revelou que, antes de apresentar a proposta, realizou pesquisas e buscou informações sobre a legislação de outras cidades que já adotam medida semelhante. Nessas localidades, o uso das cores da bandeira municipal é obrigatório em prédios, praças, escolas, unidades de saúde e demais espaços públicos, o que, segundo ele, fortalece o sentimento de pertencimento da população.

“Quando o cidadão vê as cores da bandeira, ele se sente representado e respeitado. É um símbolo que une, independentemente de quem esteja no comando da Prefeitura, ou seja, a população quer ver sua cidade ser representada como ela é”, ressaltou.

O vereador ainda falou que, desde o dia em em que o projeto foi apresentado na câmara, ele foi procurado por varias pessoas da sociedade para falar sobre o mesmo. "Fui procurado por muitas pessoas da sociedade, que parabenizaram este projeto, desde o dia que foi apresentado aqui na câmara. E o que me gratifica muito é que são pessoas das duas ala partidária do município, pessoas que conhece a nossa historia e que presa por ela". relatou Diego 

Para Diego, a medida também contribui para evitar que a alternância de governos resulte em gastos desnecessários com repinturas motivadas por interesses partidários. Assim, o recurso público poderá ser direcionado para outras áreas de necessidade da população.

Ao final de sua fala, o vereador fez um apelo à prefeita municipal para que sancione o projeto.

“Espero que a prefeita olhe para este projeto com carinho e perceba que ele não é de um grupo, mas de toda a cidade”, Pontuou.

Com a aprovação por unanimidade, a proposta agora segue para o Poder Executivo, que decidirá pela sanção ou veto. Caso sancionada, a nova lei passará a valer para todos os prédios públicos do município, que deverão ser adequados gradualmente às cores oficiais da bandeira de Jataúba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

13 anos após matar esposa em São Domingos, Brejo da Madre de Deus, homem é preso pela Polícia Civil na Paraíba

Um homem condenado pelo assassinato da esposa, ocorrido há 13 anos no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus, foi preso pela Po...