Apoio do Blog

Apoio do Blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

TSE nega agravo regimental e confirma por unanimidade cassação de ex-vereadores de Toritama Birino e Edijan


A Justiça negou um agravo regimental dos ex-vereadores de Toritama, Edijan Enildo e Severino Antônio da Silva (Birino do São João). A certidão de julgamento emitida pelo Tribunal confirma a decisão unânime que mantém a cassação de seus mandatos, encerrando qualquer possibilidade de reversão e deixando para a defesa apenas a chance de protelação.

A cassação dos mandatos ocorreu em janeiro de 2025, após os dois, filiados ao PSDB, serem acusados de praticar abuso do poder econômico e compra de votos durante a última campanha eleitoral. Desde então, a defesa dos ex-parlamentares vinha tentando, sem sucesso, reverter a decisão na Justiça Eleitoral.

O documento oficial do Tribunal, referente ao processo, confirma que o agravo regimental foi negado. A decisão foi assinada pelo Assessor-Chefe de Plenário, João Paulo Oliveira Barros, e teve a ministra Isabel Gallotti como relatora, acompanharam a relatora, os ministros Antônio Carlos Ferreira, Floriano Marques, Estela Aranha, Nunes Marques, André Mendonça e a Presidente do TSE, Ministra Cármen Lúcia.

Blog da Polo

Polícia Civil apreende medicamentos adulterados e prende duas pessoas em Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte

Foto: Ademilton Silva
Na manhã desta quinta-feira (11), policiais civis das delegacias da 130ª Circunscrição de Taquaritinga do Norte e da 129ª Circunscrição de Toritama, em conjunto com a Vigilância Sanitária, cumpriram dois mandados de busca e apreensão no distrito de Pão de Açúcar.

Durante a operação, foram encontradas “canetas emagrecedoras” da marca Mounjaro, 45 seringas descartáveis contendo substância farmacêutica derivada do medicamento, além de centenas de seringas, ampolas vazias, cadernos de anotações e outros materiais.

Diante do material apreendido, os envolvidos, identificados como Adjailton Paulino de Souza e Dineiran Ioneide da Silva Oliveira, foram autuados em flagrante por falsificação, corrupção e adulteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, com intuito de comercialização.

Após os procedimentos realizados na Delegacia de Taquaritinga do Norte, os dois foram encaminhados para a Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde permanecem à disposição da Justiça.

Blog da Polo

Deputado Edson Vieira participa de celebrações em Surubim e Orobó


O deputado estadual Edson Vieira (União) participou, na última quarta-feira (10) e quinta-feira (11), das comemorações pelos 97 anos de emancipação política das cidades de Orobó e Surubim.

Em Orobó, o parlamentar esteve ao lado do prefeito Biu Abreu, prestigiando as solenidades que marcaram a data. Já em Surubim, Edson acompanhou uma programação diversificada. Ele participou dos shows em praça pública, da missa em ação de graças na Igreja de São José e dos desfiles cívicos. A visita aconteceu a convite do prefeito Chaparral e contou também com a presença da prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral.

“É sempre uma alegria participar de momentos tão importantes para cidades irmãs que fazem parte da força e da identidade do nosso Agreste. Celebrar a história, a cultura e a fé de Orobó e Surubim é reafirmar meu compromisso de seguir caminhando junto com esse povo trabalhador e cheio de esperança no futuro”, destacou Edson Vieira.

Homem é preso em Santa Cruz do Capibaribe por violência doméstica e adulteração de veículo


Um homem foi preso nesta quarta-feira (10) em Santa Cruz do Capibaribe, no bairro Malhada do Meio, por suspeita de violência doméstica e por conduzir uma motocicleta com restrição de roubo. A prisão foi realizada pela Polícia Militar, que recebeu o caso através da Delegacia de Polícia Civil.

A vítima, que já estava na delegacia, relatou que foi agredida pelo seu companheiro. Segundo o relato, ele a atingiu com um cabo de vassoura, a ameaçou com um arpão e a obrigou a sentar na cama, apontando a arma para o peito dela. A mulher sofreu um ferimento na perna, o que foi confirmado por exame traumatológico.

Ainda de acordo com a vítima, o agressor a ameaçou de morte, dizendo que filmaria a ação para mostrar à família dela. A mulher contou que ele chegou a comprar um galão de gasolina com a intenção de incendiar a casa com ela dentro. Em um momento de descuido do agressor, a vítima conseguiu fugir para a casa de um vizinho, que a levou até a delegacia.


Diante da gravidade dos fatos, os policiais foram até o endereço do suspeito e o encontraram em frente à casa. Ele estava prestes a sair em uma motocicleta XRE 300 de cor preta, que, após verificação, foi constatado que o veículo tinha restrição de roubo. O homem foi levado para a Delegacia de Polícia, onde permanece à disposição da Justiça.

Blog da Polo

Primeira Turma do STF fixa pena total de 27 anos e três meses de prisão para Jair Bolsonaro

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Cármen Lúcia garante terceiro voto pela condenação; réus já estão matematicamente culpados pela articulação antidemocrática

Com o voto da ministra Cármen Lúcia, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quarta-feira (10), para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus envolvidos na trama golpista que culminou na invasão da sede dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.

Até o momento, Cármen Lúcia votou pela condenação de Bolsonaro e de seus aliados pelo crime de organização criminosa. Com isso, o placar está em 3 votos a 1:

A favor da condenação: Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cármen Lúcia;

A favor da absolvição: Luiz Fux.

O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, será o último a votar. No entanto, independentemente de sua manifestação, a condenação já está matematicamente assegurada.

Segundo o entendimento da corte, Bolsonaro e seus aliados tiveram papel “crucial” na articulação e mobilização de atos antidemocráticos após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
Quem são os condenados além de Jair Bolsonaro?

Alexandre Ramagem

Almir Garnier

Anderson Torres

Augusto Heleno

Mauro Cid

Paulo Sérgio Nogueira

Walter Braga Netto

As penas a serem aplicadas ainda serão definidas pela corte, podendo chegar a 30 anos de prisão em regime fechado.

Postagem em destaque

TSE nega agravo regimental e confirma por unanimidade cassação de ex-vereadores de Toritama Birino e Edijan

A Justiça negou um agravo regimental dos ex-vereadores de Toritama, Edijan Enildo e Severino Antônio da Silva (Birino do São João). A certid...