Apoio do Blog

Apoio do Blog

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Edson Vieira e Juliana de Chaparral anunciam aliança em Santa Cruz do Capibaribe


O deputado estadual Edson Vieira (União Brasil) anunciou, em evento realizado em sua residência, em Santa Cruz do Capibaribe, o apoio à prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral, como sua pré-candidata a deputada federal. O encontro, que também celebrou o aniversário do parlamentar, reuniu lideranças políticas de diversas cidades do Agreste.

Edson ressaltou que a decisão foi fruto de diálogo e construção coletiva com o deputado federal Fernando Filho e demais integrantes do União Brasil, além de lideranças do grupo em Santa Cruz. “Após muito diálogo, chegamos ao consenso de que Juliana será nossa pré-candidata a deputada federal. E não havia momento melhor do que este, ao lado de amigos, aqui em casa para fazer esse anúncio ”, afirmou.

Juliana agradeceu o apoio e destacou a importância da união. “Edson é um amigo e um político experiente, que vem realizando um excelente trabalho na Alepe. Essa parceria nasce sólida e trará bons frutos para o Agreste e para todo Pernambuco”, declarou.

Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026: emplacamento e habilitação serão obrigatórios


Novas regras para condutores de ciclomotores - veículos de duas ou três rodas com motor de até 50 cm³ (combustão) ou 4 kW (elétrico) e velocidade máxima de 50 km/h - entrarão em vigor a partir de 2026, obrigando a população que os utiliza a se adequar até o dia 31 de dezembro de 2025. Embora esses veículos contribuam para melhorar o trânsito, diminuir a poluição urbana e promover o direito à cidade, o uso inadequado no trânsito, principalmente em ciclovias e ciclofaixas, tem colocado em risco pedestres e ciclistas, por exemplo.

A explosão na venda de veículos elétricos leves tem sido uma tendência nas cidades brasileiras, principalmente no Sudeste do País. Nos primeiros oito meses de 2025, por exemplo, a venda de ciclomotores elétricos aumentou 32% no Brasil, e 72% apenas em São Paulo.

Mas, a partir do dia 1º de janeiro de 2026, novas regras obrigatórias estarão vigorando, de acordo com a Resolução 996/2023 Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para tentar colocar ordem na confusão que tem sido verificada nas ruas de muitas cidades.

As principais mudanças serão a obrigatoriedade do emplacamento dos ciclomotores e a exigência de habilitação para os condutores. A CNH poderá ser na categoria A (a mesma exigida para condução de motocicletas) ou a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), que é mais simplificada e específica para estes veículos.

Outra mudança importante é em relação às restrições de circulação. Os ciclomotores deverão trafegar apenas por ruas com limite de velocidade de até 40 km/h. É absolutamente proibido usar ciclovias, ciclofaixas, calçadas ou vias expressas.

Lembrando que o tráfego de veículos motorizados sobre ciclovias e ciclofaixas é considerado uma infração gravíssima, conforme o artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso porque alguns modelos de ciclomotores podem atingir até 50 km/h.

Brasil: Paraíba registra cinco estupros por dia em setembro, segundo Ministério da Justiça


A Paraíba registrou cinco estupros por dia no mês de setembro de 2025, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ao todo, 135 casos foram registrados, sendo 125 com mulheres e 10 com homens.

De janeiro a setembro de 2025, a Paraíba já registrou 1.072 vítimas de estupro, uma média de quatro casos registrados por dia. O número é 27% maior do que o registrado em 2024, se analisado o mesmo período.

Observando os números mês a mês, o período mais violento foi maio e setembro, com 139 e 135 casos, respectivamente.

Na série histórico, os nove primeiros meses do ano de 2025 foram os piores desde 2015, uma variação de 405% no aumento dos casos de estupros na Paraíba.

Fonte: G1

Fim de semana sangrento: 25 homicídios são registrados em Pernambuco

Duplo homicídio em Cupira - Foto: Adielson Galvão

Registrados 25 homicídios no fim de semana em Pernambuco. São 201 assassinatos neste mês de outubro. No ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 2.556 pessoas.

Em Caruaru, o carroceiro Marcos Alexandre da Silva, de 29 anos, foi assassinado a facadas dentro de casa, no Sítio Cipó, no final da manhã de sábado (25). Ele era usuário de crack e trabalhava na Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca). Autoria do crime é desconhecida.

Este foi o 5º homicídio deste mês de outubro em Caruaru. Este ano, mataram no município 80 pessoas.

Em Cupira, aconteceu um duplo homicídio. Dois jovens de Caruaru foram assassinados a tiros na manhã deste domingo (26), próximo do Matadouro Público, no Sítio Riachão do Veríssimo, na zona rural do município. Matheus Henrique de Vasconcelos, de 18 anos, e Ramon Barros Feitosa, de 19, moravam no bairro Salgado, em Caruaru, e eram ex-presidiários.

Postagem em destaque

Edson Vieira e Juliana de Chaparral anunciam aliança em Santa Cruz do Capibaribe

O deputado estadual Edson Vieira (União Brasil) anunciou, em evento realizado em sua residência, em Santa Cruz do Capibaribe, o apoio à pref...