Pernambuco registrou novo aumento da violência. Segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 319 pessoas foram assassinadas no último mês de maio.
Um aumento de 1,91% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizadas 313 mortes. Em apenas cinco meses, o Estado já registrou 1.731 homicídios, sendo 111 a mais que no ano passado.
Apesar dos esforços, o programa de segurança Pacto pela Vida não consegue reagir.
E não só os números de assassinatos cresceram nos últimos meses. A criminalidade, em geral, vem avançando. Os assaltos a ônibus e aos estabelecimentos comerciais são a maior prova disso.
A desmotivação dos profissionais de segurança é outro fator que tem efeito direto no Pacto pela Vida, como este blog já denunciou.
A constante troca de delegacias, anunciada sem negociação, segundo eles, é arbitrária e vem trazendo prejuízos para as investigações em andamento. Há profissionais que em um período de aproximadamente um ano já trocaram de endereço pelo menos três vezes.
No mês passado, o delegado federal Alexandre Lucena assumiu como secretário executivo de Defesa Social. O reforço aconteceu após a saída de Rodrigo Bastos, também delegado federal, que pediu exoneração do cargo alegando motivos pessoais. Em seu discurso de posse, Lucena afirmou que vai contribuir com a redução da violência e com uma sociedade mais pacífica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário