Apoio do Blog

Apoio do Blog

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

João Campos tem 45% e Raquel Lyra tem 38% na disputa pelo Governo de PE, diz pesquisa Conecta


Prefeito do Recife, João Campos (PSB), e governadora do Estado, Raquel Lyra (PSD) (Foto: Reprodução/Blog Dantas Barreto)

A mais recente rodada de pesquisas eleitorais, realizada pela Conecta Pesquisas em parceria com o Instituto OPINDATA, entre 1 e 5 de dezembro de 2025, trouxe novos dados sobre a disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026. O levantamento, com base em 10 mil entrevistas online, foi divulgado com exclusividade no site do jornalista Jamildo.

De acordo com o levantamento estimulado (quando o eleitor escolhe entre uma lista de candidatos previamente apresentada), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), aparece com 45% das intenções de voto. A atual governadora, Raquel Lyra (PSD), marca 38%, resultando em uma vantagem de 7 pontos percentuais para João Campos. A margem de erro é de 0,98 ponto percentual, o que indica que a disputa permanece competitiva e há chances reais de segundo turno.

Conforme avalia a pesquisa, a forte concentração de intenções sugere que a eleição dificilmente será decidida já no primeiro turno, apontando para a possibilidade de um confronto direto entre candidatos. Esse cenário é reforçado pela pequena distância entre os dois líderes no levantamento.

A pesquisa também simulou um eventual segundo turno entre João Campos e Raquel Lyra. Nesse cenário hipotético, João Campos alcança 46% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra registra 43%. A diferença de 3 pontos percentuais entre os dois candidatos está dentro da margem de erro e caracteriza um empate técnico.

Esse resultado aponta para uma disputa acirrada, com mobilização intensa de eleitores, pois qualquer oscilação ou evento durante a campanha pode influenciar decisivamente o desfecho da eleição. A proximidade dos números demonstra que ambos os candidatos terão que trabalhar fortemente a favor da adesão dos indecisos e engajamento dos seus eleitores.

Com os dados em mãos, o ambiente eleitoral em Pernambuco se consolida como uma disputa aberta e disputada, o que coloca pressão sobre as campanhas para definir estratégias sólidas, capturar a atenção do eleitor e garantir mobilização nas semanas que antecedem a eleição.

Diario de Pernambuco

Balanço: 25 pessoas assassinadas no fim de semana em Pernambuco

Duplo homicídio em Vitória de Santo Antão – Foto: Reprodução/WhatsApp

Registrados 25 homicídios no fim de semana em Pernambuco. Entre as vítimas, duas mulheres. São 57 assassinatos neste mês de dezembro. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 2.900 pessoas.

Em Caruaru, um jovem foi assassinado a tiros na madrugada de sábado (06), Na Vila Cipó, às margens da BR-232. Ramon Farias Duarte, de 24 anos, trabalhava como servente de pedreiro e morava na localidade. Ele estava bebendo com um amigo embaixo de uma árvore, quando dois homens chegaram em uma moto e atiraram várias vezes. O amigo dele conseguiu correr e pulou uma cerca de arame.

No Recife, aconteceu um duplo homicídio no bairro da Torre, na tarde deste domingo (07). Emilly Mirella Revoredo Sales, de 19 anos, morreu no local. Já Guilherme Luiz da Silva Araújo, de 20 anos, faleceu no hospital. Homens em um carro branco chegaram ao local e atiraram contra o casal.

Em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, também aconteceu um duplo homicídio. Jackson da Silva Nascimento e Joelma Bezerra da Silva foram mortos a tiros na Avenida Maria Amália. As vítimas eram moradores de rua.

No Agreste, além de Caruaru, foram registrados homicídios no fim de semana nos municípios de Bonito, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, Pesqueira e Poção.

Por Helenivaldo Pereira

Postagem em destaque

João Campos tem 45% e Raquel Lyra tem 38% na disputa pelo Governo de PE, diz pesquisa Conecta

Prefeito do Recife, João Campos (PSB), e governadora do Estado, Raquel Lyra (PSD) (Foto: Reprodução/Blog Dantas Barreto) A mais recente roda...