Nesta quinta-feira 19 aconteceu mais uma reunião ordinária na câmara de vereadores da cidade de Jataúba, a sessão ocorreu dentro da normalidade com falta de vereador que não foi justificada pela mesa diretora já que não compareceu o vereador Firoca (PTB), vereadores que não se pronunciaram e as já recorrentes trocas de farpas entre os vereadores durante o uso da tribuna, que protagonizaram gritos e risadas do publico que acompanhou a sessão na galeria da casa Inácio Viterbo de Araújo.
Confira o resumo:
Luzimário (PTB) – Falou mais uma vez sobre o dessalinizador da Passagem do Tó e disse lamentar, pois, o mesmo sem funcionar prejudica a população e se dispôs a assim que resolverem o problema do débito com a Celpe o mesmo passar a tomar conta do chafariz. Quanto à polêmica das cirurgias disse que nenhum médico faz cirurgias sem pedir exames e falou o nome de 13 pessoas que o mesmo levou para serem cirurgiadas no período de outubro do ano passado a outubro desse ano.
Segundo o vereador algumas das pessoas citadas fizeram as cirurgias grátis e em outros casos o mesmo conseguiu descontos na média de 50% nos valores das cirurgias, o vereador disse que tem feito esse trabalho pelo povo e que já tem mais 28 pessoas com cirurgias marcadas para fazer tudo de graça, e criticou a postura do vereador Veinho por tecer críticas ao trabalho que o mesmo vem fazendo.
Veinho (PMDB) – Parabenizou a guarda comunitária pelo trabalho que vem realizando no município e pediu que a população tenha mais compreensão e ajudem os mesmos para que o trabalho não pare, pois, os mesmos não tem salário fixo e dependem da ajuda do povo, segundo o vereador o prefeito ainda não arrumou recursos para legalizar os mesmos e lamentou, pois, segundo Veinho apenas 6 dos 11 vereadores colaboram com a guarda.
Veinho chamou o vereador Luzimário de mentiroso por falar que levou 385 pessoas pra fazer cirurgias e disse que aposta com o mesmo. “Eu digo que é mentira sua, o senhor pode ter levado alguns mais 300 não, eu não acoberto nem concordo com mentira de político”, disse Veinho. Se referindo ao vereador Maviael disse que o mesmo o chama de bobo da corte pelo fato do mesmo não concordar com ele e disparou: “Eu tô aqui pra botar pegado em você os quatro anos até a próxima eleição”. E disse que com a história de CPI Maviael tá prejudicando a população que precisa de água e o prefeito não pode dar pelo fato de está sendo investigado e disse que quem precisar de água procure Maviael.
Em outro ponto Veinho disse a Maviael: “Você fiscaliza o prefeito e eu fiscalizo o prefeito e o senhor”. Finalizando o seu discurso Veinho mais uma vez bateu pesado no vereador Maviael e disse: “O único palhaço que tem aqui é o senhor, aqui ninguém é besta não, o senhor aqui vai chupar é uma manga”, declarou e disse que ano que vem quando Maviael sair nas casas pedindo votos pra seu deputado no ano que vem, muitos irão perguntar a ele: Cadê a água que o senhor empatou o prefeito de dar?Declarou o vereador Veinho.
Zuza (PTB) – Parabenizou o vereador Luzimário pelo trabalho que tem feito e pela ajuda que tem dado as pessoas com relação às cirurgias. Quanto a CPI, disse que a mesma não atrapalha em nada e sim ajuda o povo, a saber, o que está sendo feito por debaixo dos panos, Zuza disse que tudo o que é de ruim e que o prefeito não tem a capacidade de fazer o mesmo fica colocando a culpa nos vereadores de oposição, porém, relatou que os mesmos estão esclarecendo tudo a população.
O vereador lamentou o que ocorreu no senado federal e teceu críticas em especial ao senador Fernando Bezerra Coelho que votou favorável a Aércio Neves, Zuza citou que o mesmo foi o senador mais votado em Jataúba nas eleições passadas e que o povo Jataubense deve prestar bem atenção na hora de votar. Quanto à guarda comunitária o vereador disse que está tranquilo e que como o vereador Veinho se intitula o pai da guarda deveria cobrar do prefeito que legalize a mesma, pois, a segurança é uma responsabilidade do estado e do município.
Jackson Galego (PSB) – Criticou a postura dos senadores que votaram favoráveis a Aércio Neves e disse que não defende partido nenhum, nem mesmo o seu, pois, segundo ele todos meteram a mão no dinheiro público, Jackson disse que todos os presidentes só governam através de acordos de gente safado que não é homem e disse que na câmara federal e no senado não se escapa um sequer.
Sobre o chafariz da Passagem do Tó disse ao vereador Luzimário que a prefeitura nem pode, nem deve pagar a conta e que o mesmo também não pode pagar sozinho, Jackson propôs que os 11 vereadores se unam e paguem a dívida e disse que não pode passar o mesmo pra responsabilidade de ninguém e que se o vereador quiser tomar conta tem que solicitar ao governo do estado através da secretaria de agricultura.
Galego disse que esteve no Banco do Brasil e que o mesmo irá de fato fechar, segundo ele a partir desta segunda mais alguns serviços que estavam sendo feitos na agência serão reduzidos e garantiu que não faltaram esforços dos 11 vereadores e do prefeito do município para que a agência não fechasse no município. Segundo ele o banco fechará definitivamente em 30 de dezembro e que o Bradesco e a Caixa Econômica estão se interessando em abrir uma agência no município e que a partir dessa definição até mesmo os pagamentos da prefeitura serão feitos através da agência que vier para o município.
Maviael (PSD) – O vereador falou mais uma vez sobre a construção da creche e lembrou que quando foram feitas algumas cobranças em julho desse ano houve o maior alvoroço e o prefeito teria dito que em 10 dias a empresa assumiria a obra e seria colocada a placa no local com o nome da empresa e o valor da obra, bem como a data de início e término da mesma, e que já está no mês de outubro e não existe placa no local e que alguns dos funcionários que estão trabalhando no local são da prefeitura, o vereador disse que não quer paralisar a obra, mas, irá entrar com uma ação e a justiça irá definir se as coisas estão sendo feitas de maneira correta.
Maviael exigiu do presidente da casa que o vereador Veinho trate os demais vereadores de Vossa Excelência e não de você e disse que o vereador Veinho está parecendo um palhaço quando usa a tribuna, pois, só faz o povo que está na galeria da casa e até os que estão em casa ouvindo rirem, e pediu que o mesmo trouxesse uma relação dos benefícios que ele tem feito pelo povo, segundo ele Veinho só vai pra câmara defender o prefeito. Por fim criticou o senador Fernando Bezerra Coelho e o governador Paulo Câmara e disse que ano que vem os mesmos irão bater nas portas do povo pedindo votos e o povo deve dar a resposta.
O vereador disse que o povo está ansioso e ele também para que se iniciem os trabalhos da CPI e disse que tem certeza que irá fazer parte da mesma.
Paulo Floriano (PMDB) – Disse que esteve reunido na casa do prefeito com um superintendente do Banco do Brasil e que ficou muito triste com a notícia de que o mesmo irá fechar as portas em Jataúba, Paulo disse que questionou o superintendente e o mesmo disse que não nenhuma possibilidade do Banco ser reaberto e que os trabalhos serão encerrados no município no dia 20 de dezembro e que depois disto as contas da agência irão migrar para a agência de Brejo da Madre de Deus.
Paulo disse que segundo o prefeito Antônio de Roque há uma grande possibilidade de o Banco Bradesco instalar uma agência no município já que a Caixa Econômica não abrirá por também pertencer ao governo federal. O vereador lamentou o que aconteceu na votação em torno de Aércio Neves e disse que o mesmo deveria está preso, Paulo disse que não defende nenhum partido, pois, todos são ladrões e que nenhum merece o voto da população Jataubense.
Os demais vereadores não se pronunciaram e a próxima reunião ficou marcada para o dia 30 de outubro às 20 horas.
Jota Silva / Agreste No Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário