Apoio do Blog

Apoio do Blog

domingo, 28 de dezembro de 2025

Coluna Política: “Bastidores em Ebulição: Jataúba Fecha 2025 e Entra no Jogo de 2026”


Lá se vão mais 365 dias, e o ano de 2025 deixa um gosto amargo quando o assunto é política local. Foi um período marcado por muitas decepções, poucas alegrias e um sentimento de frustração que ecoa principalmente na voz do eleitor, que já não esconde o cansaço quando o tema é o cenário político do município.

Olhando para frente, 2026 se aproxima como mais um ano decisivo, quando os jataubenses irão às urnas para escolher deputados, senadores e governador. E, como não poderia ser diferente, em Jataúba os bastidores já estão fervendo, com movimentos, recuos, silêncios estratégicos e muitas especulações.

Iniciando as pautas, Dra. Cátia, que ao longo de 2025 não atendeu nenhum pedido feito pelos vereadores de sua própria base, chegou a cogitar disputar uma vaga na Câmara Federal. A ideia, porém, ficou pelo caminho. A decisão agora é apenas apoiar seus candidatos, sem entrar diretamente na disputa.

Antonio de Roque segue em silêncio. Até o momento, não se pronunciou sobre seu futuro político. Segundo informações de bastidores, o conhecido "Bode Azul" deverá se posicionar agora no mês de janeiro, o que pode mexer consideravelmente no tabuleiro de 2026.

Outro nome que gera dúvidas é Fábio Mamão. Após o fiasco na disputa pela prefeitura, Mamão praticamente tomou um “chá de sumiço” do cenário político local, deixando aliados e adversários sem saber ao certo em que instância política ele pretende se manter ou se pretende voltar.

Já Dr. Polito parece ter o caminho mais definido. Ele já firmou apoio ao deputado estadual Edson Vieira e, segundo informações que circulam nos bastidores, estaria a um passo de apoiar também um nome para deputado federal, fortalecendo ainda mais sua articulação política.

Vamos ao que interessa

No grupo de situação, o chamado grupo verde, o cenário não é dos mais tranquilos. Aquilo que parecia certo virou uma grande incógnita. De acordo com as tradicionais “bocas miúdas”, o empresário Josemir tem enfrentado forte resistência dentro do próprio grupo. Parte dos vereadores da situação e aliados não o aceita como possível candidato à sucessão da prefeita.

Do outro lado, cresce um grupo claramente anti-Josemir, que defende o nome do jovem Téo Ribeiro, sobrinho do líder político Boy Ribeiro. Não por acaso, Téo tem aparecido com frequência nas fotos ao lado do tio, enquanto a presença do empresário tem sido cada vez mais rara nesses registros, a não ser o presidente da câmara, o que reforça os sinais de divisão interna.

E os problemas não param por aí. Fontes indicam que um vereador estaria muito próximo de romper com a base da prefeita, o que pode fragilizar o grupo. Para completar o cenário de instabilidade, as informações é que o ex-vereador Maviael de Abílio, que também integra o barco verde, estaria com um pé fora do grupo e já cogita uma possível candidatura a deputado estadual, abrindo mais uma frente de tensão interna.

Assim, Jataúba entra em 2026 com um cenário político embaralhado, cheio de incertezas, vaidades e disputas silenciosas. Enquanto isso, o eleitor observa, analisa e guarda na memória tudo aquilo que viu e, principalmente, o que deixou de ver, ao longo de 2025. 

Afinal, a política pode até se decidir nos bastidores, mas o veredito final sempre vem das urnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Coluna Política: “Bastidores em Ebulição: Jataúba Fecha 2025 e Entra no Jogo de 2026”

Lá se vão mais 365 dias, e o ano de 2025 deixa um gosto amargo quando o assunto é política local. Foi um período marcado por muitas decepçõe...