Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Coluna da segunda-feira

        Rainha da Inglaterra
Quem já leu Maquiavel e conhece a fundo os seus conselhos em “O Príncipe” sabe, perfeitamente, que o rei só deve entregar a joia da coroa, no caso a chave do cofre, a alguém da sua extrema confiança.
Daí, a razão de muitos não terem compreendido a razão de o prefeito eleito Geraldo Júlio (PSB) ter escolhido Roberto Pandolfi para a Secretaria de Finanças, tendo este entrado na cota do PMDB – leia-se Raul Henry e não Jarbas Vasconcelos.
Só, ontem, depois de conversar com vários eduardistas, matei a charada. Pelo organograma e o modelo de gestão socialista, implantado e aplicado com mão de ferro pelo governador Eduardo Campos, o dono do cofre é o secretário de Planejamento e Gestão e não o secretário de Finanças.
O chefe de Finanças não tem autoridade, portanto, para liberar um tostão sem o crivo do Planejamento. Na prática, o secretário de Finanças só não é, verdadeiramente, uma rainha da Inglaterra (que não manda em nada) porque passa por ele algumas atribuições.
Entre elas, a de criar políticas rigorosas de fiscalização para reduzir a sonegação, que ainda é muito grande no Recife, e ampliar, consequentemente, as receitas. Pandolfi, portanto, não terá autonomia para definir o destino dos recursos ou ser generoso com algum colega de equipe que queira distinguir.
Todas as ações de liberação de recursos do orçamento já chegarão carimbadas pelo secretário de Planejamento, Alexandre Rebêlo, este, sim, o todo poderoso, o Geraldo de Geraldo Júlio. Este foi o papel, aliás, que exerceu o próprio prefeito eleito no primeiro mandato do governador Eduardo Campos.
PEGOU MAL – Os argumentos apresentados pelo secretário de Educação da equipe de Geraldo Júlio, Valmar Corrêa de Andrade, para explicar as denúncias de um contrato mal assombrado quando reitor da UFRPE, não convencem. Conforme o vereador eleito Raul Jungmann constatou, o ex-reitor responde a processo e está enquadrado como ficha suja. Recentemente, o prefeito João da Costa assinou decreto proibindo a contratação de fichas sujas.
Preguiçosos chiaram - Quem for arredio ao trabalho está frito na equipe do prefeito eleito Geraldo Júlio. Um dia após anunciar o secretariado, em pleno sábado, o socialista promoveu a primeira reunião do secretariado. Começou por volta das 14 horas e só acabou perto das 22 horas. Alguns saíram de lá chiando.

Rebelião na base - O que se ouve nos bastidores da base aliada do prefeito eleito Geraldo Júlio é muita insatisfação com a montagem do secretariado. Reclamam que os dirigentes partidários não foram ouvidos. No caso do PMDB, o único que soprou no ouvido do rei para indicar Pandolfi (Finanças) e Murilo Cavalcanti (Segurança) foi o deputado Raul Henry. A indicação do suplente de vereador Romildo Neto para Cisurb também não passou pelo crivo do presidente do PSD, André de Paula.
Destino incerto - Quanto ao PSD não ter sido contemplado na equipe de Geraldo Júlio nem tampouco na reforma estadual, o que as paredes do Palácio falam é que o presidente André de Paula iria para um cargo federal. Ou ocuparia a pasta de Agricultura no lugar de Ranilson Ramos, quando este, em abril, for indicado para a vaga de Romário Dias no Tribunal de Contas.
Mais mudanças - A reforma que o governador Eduardo Campos (PSB) promove no secretariado não acabou com as quatro mudanças anunciadas sexta-feira passada. Vêm mais acomodações por aí. Mas tudo já em sintonia com o vice-governador João Lyra Neto (PDT), que deve assumir em 2014, com a desimcompatilização de Eduardo, que deve ser candidato a presidente da República.




CURTAS
CALOTE JUNINO– Por incrível que pareça, mas tem uma penca ainda de artistas que cantaram no São João de Caruaru e não viram a cor do dinheiro dos seus cachês. E, quando cobram, a desculpa da assessoria do prefeito José Queiroz é de que não há dinheiro em caixa. Então, a moçada vai levar calote?
JOGOU A TOALHA– Com medo de enfrentar o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), a presidente Dilma disse, ontem, a aliados, que não tem mais o que fazer sobre os royalties. Ao saber que o Congresso derruba o veto, pediu ao ministro da Fazenda uma compensação para os Estados produtores.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – O mundo acaba mesmo na próxima sexta-feira, conforme prega o calendário maia?
'Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça'. (Provérbios 16:8)
magno martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário