Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Lula defende criação de fórum de governança global




Em meio às denúncias de espionagem pelos Estados Unidos contra o governo brasileiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta quarta-feira (11), o presidente Barack Obama, reclamou da atuação da ONU e sugeriu a construção de um fórum de governança global para cobrar respeito à democracia dos países.

"Precisamos levar mais a sério a discussão da democracia no mundo globalizado, discutir mais a sério a governança global. Pode por acaso o senhor Obama e seu esquema de inteligência ficar bisbilhotando a nossa presidenta? Em nome de que democracia?", disse Lula, ao participar de evento promovido na capital paulista.

O ex-presidente questionou se havia alguma decisão judicial que permitisse a espionagem da presidente Dilma Rousseff, de integrantes do governo e até mesmo da Petrobras, e criticou decisões arbitrárias do governo norte-americano, como a invasão ao Iraque, a pretexto de procurar armas de destruição em massa. "Onde está a arma química? Gastaram quase US$ 2 trilhões e não acharam armas químicas. Onde se discutiu a invasão à Líbia? Qual foi o fórum? Tem que ter governança global para ter fórum para discutir esses assuntos."

Lula disse ainda que esse fórum para discutir a governança global precisa colocar em condições de igualdade presidentes e chefes de Estado, como dos Estados Unidos, Alemanha e Brasil, caso contrário, "teremos problemas sérios no mundo".

O ex-presidente defendeu, por fim, uma revisão do papel que o dólar tem na economia mundial, além de fiscalização do sistema financeiro. "Antigamente, tinha o ouro como moeda padrão que nivelava a economia. Quem inventou que é o dólar? Foram os americanos. Tomaram decisão que ouro não vale mais nada. Mas só eles têm a maquininha de fazer dólar", concluiu.

Com informações do Valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário