Um dos animais apreendidos agoniza no local devido a falta de comida e tratamento adequado. Fotos: Fernando Lagosta.
No fim da manhã desta quinta-feira (20) nossa redação recebeu a denúncia de que animais, que antes estavam soltos pelas ruas de Santa Cruz do Capibaribe e que foram apreendidos pela equipe da Prefeitura Municipal, estão sendo vítimas de maus tratos.
O local em que eles são acondicionados, após as apreensões, fica localizado no Sítio Curral Picado, onde funciona a tradicional Feira de Gado, no município.
De acordo com as informações, os animais não estariam recebendo a alimentação em quantidade suficiente, assim como faltaria a disponibilidade de um abrigo que os proteja das altas temperaturas e das esperadas chuvas.
.
Água usada para saciar a sede dos animais passa, a maioria do tempo, exposta ao sol.
Ao chegar ao local, nossa equipe comprovou a veracidade das denúncias, onde 13 animais (entre burros, éguas e cavalos) estão em completa situação de abandono. Falta comida nos cochos destinados a alimentação e também foi registrada uma quantidade de água insuficiente para saciar a sede de todos.
.
Por falta de alimentação nos cochos, as animais procuram no chão quente, sem sucesso, algo para comer.
Um fato ainda mais grave ainda chamou a atenção: um dos animais estava caído, já falecendo, possivelmente em virtude da falta de alimentação já que, se o mesmo estivesse doente, não deveria estar em contato com os demais para não haver contaminação.
Imagem mostra evidentes maus tratos aos animais, muitos já visivelmente magros.
Os únicos pontos de sombra no local só se formam próximo às paredes e apenas com o deslocar do sol durante o dia.
Os animais passam, a maioria do tempo, expostos as altas temperaturas.
Único ponto de sombra, que fornece um pouco de alívio, se forma próximo as paredes.
Blog Ney Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário