Apoio do Blog

Apoio do Blog

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Julgamento da “Chacina de Poção” esta marcada para quarta-feira (4)


O julgamento de Bernadete Siqueira Britto de Rocha, José Vicente Pereira Cardoso da Silva e Leandro José da Silva, acusados do assassinato de quatro pessoas em 2015, no crime que ficou conhecido como a “Chacina de Poção” acontece nesta quarta-feira (4) no Recife.

O crime aconteceu na zona rural de Poção, onde foram mortos os conselheiros tutelares Lindenberg Nóbrega de Vasconcelos, de 54 anos; José Daniel Farias Monteiro, 31 anos; e Carmem Lúcia da Silva, de 38.

Conselheiros tutelares, vítimas da chacina.

Ana Rita Venâncio, de 62 anos, também foi assassinada. Ela era a avó materna de Ana Cláudia, menina que, à época, tinha três anos e estava no carro, mas que sobreviveu ao episódio.

De acordo com a Justiça, a mandante dos assassinatos seria a avó paterna da criança, a oficial de Justiça Bernadete Siqueira Britto de Rocha.

Bernadete teria contratado o grupo de extermínio para eliminar a família materna e assegurar a guarda da criança, cuja tutela oficial era do pai, José Cláudio de Britto Siqueira Filho.

Condenações

Os outros envolvidos, Egon Augusto Nunes de Oliveira e Ednaldo Afonso da Silva já foram condenados a 101 anos e 4 meses de reclusão, cada um, por homicídio qualificado das quatro pessoas.

Já o acusado Orivaldo Godê de Oliveira foi condenado a 12 anos e seis meses de reclusão pelo homicídio simples do conselheiro tutelar Lindenberg Nóbrega de Vasconcelos. Ele foi absolvido dos demais homicídios.

Em fevereiro de 2024, Wellington Silvestre dos Santos, apontado como principal executor da chacina, recebeu pena de 74 anos de prisão.

Câmara do Recife arquiva pedido de impeachment contra João Campos após sessão marcada por tensão


A Câmara Municipal do Recife arquivou, nesta terça-feira (3), o pedido de impeachment contra o prefeito João Campos (PSB). A denúncia foi rejeitada por ampla maioria, com 25 votos contrários, nove favoráveis e uma abstenção, totalizando 35 votos registrados. Para que fosse aprovada, a matéria precisava de maioria simples a favor do andamento.

A sessão ordinária contou com a presença dos 37 vereadores e foi marcada por tensão, confusão entre apoiadores e opositores em galerias lotadas. Durante o encontro, grupos ligados ao MBL e a setores bolsonaristas protestaram contra a condução da segurança da Casa, alegando que foram impedidos de acessar o plenário, e que apenas apoiadores do prefeito permaneceram no interior da Casa. Vídeos mostram a confusão do lado de fora da Casa José Mariano.

O pedido de impeachment de João Campos foi protocolado pelo vereador Eduardo Moura (Novo). A denúncia questionava a nomeação de Lucas Vieira da Silva para uma vaga destinada a pessoas com deficiência (PCD) no concurso para procurador do município.

De acordo com o parlamentar, a reclassificação do candidato para a lista PCD, após a apresentação de laudo com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), teria ocorrido em desacordo com o edital, preterindo outro concorrente.

Durante a votação, o plenário foi palco de interrupções, manifestações e troca de acusações entre parlamentares da base governista e da oposição.

Militantes também se manifestaram nas galerias, com gritos durante as falas dos vereadores. Mais cedo, outras confusões foram registradas com o vereador Thiago Medina (PL), que ouviu gritos de “chupetinha”. Com o arquivamento do pedido, o processo foi encerrado e não seguirá para as próximas etapas previstas no rito de impeachment.

Veja como votou cada parlamentar:

Aderaldo Pinto (PSB) – não

Agora é Rubem (PSB) – se retirou

Alcides Teixeira Neto (Avante) – sim


Alef Collins (PP) – sim

Carlos Muniz (PSB) – não

Chico Kiko (PSB) – não

Cida Pedrosa (PCdoB) – não

Davi Muniz (PSD) – sim

Eduardo Mota (PSB) – não

Eriberto Rafael (PSB) – não

Fabiano Ferraz (MDB) – não

Felipe Alecrim (Novo) – sim

Felipe Francismar (PSB) – não

Flávia de Nadegi (PV) – se retirou

Fred Ferreira (PL) – sim

George Bastos (Novo) – sim

Gilberto Alves (PRD) – não


Gilson Machado Filho (PL) – sim

Hélio Guabiraba (PSB) – não

Jô Cavalcanti (PSOL) – abstenção

Júnior De Cleto (PSB) – não

Junior Bocão (PSD) – não

Kari Santos (PT) – não

Liana Cirne (PT) – não

Luiz Eustaquio (PSB) – não

Natalia de Menudo (PSB) – não

Osmar Ricardo (PT) – não

Paulo Muniz (PL) – sim

Professora Ana Lúcia (Republicanos) – não

Rinaldo Junior (PSB) – não

Rodrigo Coutinho (Republicanos) – não

Romerinho Jatobá (PSB) – não


Samuel Salazar (MDB) – não

Tadeu Calheiros (MDB) – não

Thiago Medina (PL) – sim

Wilton Brito (PSB) – não

Zé Neto (PSB) – não

Homem agride companheira com foice na zona rural de Brejo da Madre de Deus


Um homem de 38 anos, que não teve o nome divulgado, foi detido após agredir a própria companheira, de 71 anos, utilizando uma foice, na noite da terça-feira (02), na comunidade de Fazenda Velha, zona rural de Brejo da Madre de Deus.

Segundo as informações, o agressor apresentava sinais de embriaguez alcoólica e acabou ferindo levemente a vítima na região da barriga. A mulher recebeu atendimento e não corre risco de morte.

Após a agressão, policiais militares foram acionados e conduziram o suspeito para a Delegacia de Plantão de Santa Cruz do Capibaribe, onde ele ficou à disposição da autoridade policial para as medidas cabíveis.

Ao lado do Prefeito Sérgio Colin, Deputado Edson Vieira participa de celebrações de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Toritama


Ao lado do prefeito Sérgio Colin (PP), o deputado estadual Edson Vieira (União) marcou presença nas celebrações em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Toritama, reforçando sua atuação próxima da população e valorizando as tradições culturais e religiosas da região.

Reconhecido por manter uma agenda ativa no Agreste, Edson acompanha de perto os principais eventos das cidades e costuma participar das festividades que fazem parte da identidade e da fé do povo. 

Em Toritama, a programação contou com dois momentos especiais. No domingo, dia 1º, o deputado participou dos shows promovidos pela Prefeitura, que reuniram milhares de pessoas no palco montado no estacionamento do Parque das Feiras. Já na segunda-feira, dia 2, ele esteve presente na procissão e na missa dedicadas à padroeira, acompanhando fiéis e lideranças locais.

“É importante estar perto do povo. Nosso mandato é feito com muita presença e ações que fazem acontecer na vida das pessoas. Mesmo antes de ser deputado, sempre participei das festividades da nossa região. Toritama é uma cidade querida, onde sentimos de perto o carinho das pessoas”, afirmou o parlamentar. 

Na cidade, Edson conta com o apoio direto dos vereadores governistas Ferreirinha, Doutor do São João e Valmir da Saúde, além de suplentes e amigos que fortalecem sua atuação política no município.

Postagem em destaque

Julgamento da “Chacina de Poção” esta marcada para quarta-feira (4)

O julgamento de Bernadete Siqueira Britto de Rocha, José Vicente Pereira Cardoso da Silva e Leandro José da Silva, acusados do assassinato d...