Apoio do Blog

Apoio do Blog

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Um Estado de cordeirinhos?

Foto Google Imagem
DO SITE DE DIVANE CARVALHO
Durante muito tempo os políticos diziam, com orgulho, que Pernambuco era um estado politizado. E citavam as acirradas disputas eleitorais para o Governo do Estado ou Prefeitura do Recife como prova de que os pernambucanos participavam ativamente da política, que tinha dois lados definidos.
Ou seja :ou se votava nos candidatos do governo ou nos representantes da oposição e as militâncias, muitas vezes, chegaram às vias de fato quando defendiam, nas ruas, os nomes que preferiam para governar o Estado ou a capital pernambucana.
Tudo isso é passado. Eduardo Campos (PSB) e seus aliados são quase unanimidade em Pernambuco e a oposição foi definhando de tal maneira que, hoje, não assusta o governador, nem o novo prefeito, Geraldo Júlio (PSB).
Mas, à medida que os oposicionistas aderem ao neto de Arraes, maior vai ficando o espaço a ser ocupado por uma oposição que, em outros tempos, dava muito trabalho aos governantes. Se alguns políticos que começam a ficar insatisfeitos com o quadro que está aí começarem a se organizar para ocupar o vazio aberto pelo DEM, PMDB, PSDB e PV, certamente se surpreenderão com o tamanho da lacuna e, principalmente, com a recepção de uma boa parte do eleitorado.
Há quem diga que é impossível surgir uma oposição a um governo que tem um percentual de avaliação lá nas alturas, mais de 80%. Nem o prefeito encontrará grandes oposicionistas na Câmara dos Vereadores do Recife porque vai trabalhar à imagem e semelhança do seu padrinho Eduardo Campos e por aí vai.
Ledo engano. Tem muita gente que não concorda com essa nova política implantada em Pernambuco exatamente porque sente falta do
contraditório, essencial para o exercício pleno da democracia. E como em política não se deve duvidar de nada, nunca, ninguém se espante se o espaço vazio deixado pelos oposicionistas tradicionais que aderiram a Eduardo Campos comece a ser ocupado por outros nomes que querem formar uma oposição, mesmo que seja uma minoria.

Afinal, é melhor ter uma minoria oposicionista no Estado, que
questione, fiscalize e discorde do que considera errado no Governo ou na Prefeitura do que transformar Pernambuco num estado cheio de cordeirinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeita Dra. Cátia promete grande novidade para 2026 durante final do Campeonato Jataubense

Neste sábado (18), ao prestigiar as disputas dos terceiros lugares nas categorias Master e Principal do Campeonato Jataubense de Futebol, a ...