Ainda abalada pela pior goleada sofrida em sua história, a Seleção Brasileira se despede da Copa do Mundo que o país organiza neste sábado enfrentando a Holanda, a partir das 17h, no Estádio Nacional, em Brasília. O confronto vale pela disputa do terceiro lugar do Mundial, um resultado pouco animador tanto para uma equipe que sonhava ser hexacampeã quanto para outra que já foi três vezes vice.
O jogo é recheado de tensão e rivalidade. Brasil e Holanda são adversários históricos em Copas do Mundo. O Brasil já derrotou os holandeses em 1994 e 1998. A Holanda eliminou a Seleção Brasileira em duas Copas, 1974 e 2010. A partida deste sábado marca o reencontro de Arjen Robben e Wesley Sneijder com o goleiro Júlio César. Além disso, os técnicos Luiz Felipe Scolari e Van Gaal trocaram farpas ao longo do Mundial.
O holandês insinuou que o Brasil foi favorecido pela tabela da Copa, primeiro por jogar depois que a Holanda na última rodada da fase de grupos, que lhe permitiria "escolher" o adversário das oitavas de final. Agora, por ter um dia a mais para se recuperar para a partida deste sábado (o Brasil jogou na terça, e a Holanda na quarta).
Esta será a quarta vez que a Seleção Brasileira participa de uma disputa pelo terceiro lugar de um Mundial. A primeira foi em 1938, com vitória do Brasil sobre a Suécia por 4 a 2. A segunda foi em 1974, com derrota para a Polônia por 1 a 0. A terceira foi na Copa de 1978, vitória por 2 a 1 sobre a Itália. A Holanda disputou o terceiro lugar uma vez, em 1998, e perdeu para a Croácia por 2 a 1.
O Brasil deverá ter mudanças no time em relação à equipe que perdeu para a Alemanha. O capitão Thiago Silva estará de volta após cumprir suspensão. O técnico Luiz Felipe Scolari promoveu no último treino três mudanças na equipe, com as entradas de Paulinho, Jô e William nos lugares de Hulk, Fred e Bernard. A ideia é fechar mais o meio-de-campo e evitar dar espaços ao adversário, como aconteceu diante dos alemães.
O atacante Neymar, único brasileiro indicado para concorrer ao prêmio de melhor jogador, segue machucado mas estará no estádio para dar apoio ao time. Na Holanda, a equipe deverá ser a mesma que perdeu nos pênaltis para a Argentina na semifinal da Copa. O argelino Djamel Haimoudi foi o escolhido pela Fifa para apitar a partida entre Brasil e Holanda. Se o jogo terminar empatado, haverá prorrogação e, se necessário, disputa por pênaltis.
Estádio Nacional, em Brasília (Foto: G1)
O estádio: Demolido em 2010, o Estádio Nacional Mané Garrincha foi reinaugurado em maio de 2013 e custou aproximadamente R$ 1,56 bilhão. Cerca de 15 mil homens trabalharam na obra da arena, que tem capacidade para 72,8 mil pessoas. O Brasil já jogou em Brasília nesta Copa do Mundo. Foi no Estádio Nacional que o time derrotou Camarões por 4 a 1. Os outros jogos realizados em Brasília foram Suíça 2 x 1 Equador, Colômbia 2 x 1 Costa do Marfim, Portugal 2 x 1 Gana, França 2 x 0 Nigéria, e Argentina 1 x 0 Bélgica.
Informa o G1

Nenhum comentário:
Postar um comentário