O governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSDB) admitiu que o Estado poderá reduzir o nível de investimentos nos dois meses finais do seu mandato para poder adequar-se à lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo Lyra, a meta é encerrar o exercício financeiro de 2014 até o dia 30 de novembro, deixando o mês de dezembro para adequação total à LRF. Segundo o Jornal do Commercio, a possibilidade de redução no ritmo das obras teria sido admitida pelo governador a pelo menos dois interlocutores e serviria para aumentar as reservas do tesouro estadual.
Uma das razões para a diminuição no ritmo das obras está no atraso do Governo Federal em renovar o Programa de Ajustamento Fiscal (PAF), necessário para a liberação de empréstimos aos estados. A previsão do Governo de Pernambuco era de investir cerca de R$ 3,07 bilhões ao longo deste exercício. Este valor, contudo, foi revisto em função da não liberação de R$ 1,52 bilhão que já estavam previstos e aprovados.
Lyra, contudo nega a possibilidade de retaliação por parte da União pelo fato do PSB ter deixado a base do governo da presidente Dilma Rousseff para lançar candidatura própria à Presidência da República. A razão, segundo ele, está ligada as dificuldades pelas quais passa o Tesouro Nacional.
Pernambuco 247 -
Nenhum comentário:
Postar um comentário