Um candidato do Enem 2025 em Manaus foi eliminado neste domingo (9) após o relógio digital que levava emitir um bip de hora durante a prova, mesmo guardado no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador. A ocorrência foi registrada na Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso, no bairro Novo Aleixo, zona norte da capital.
Everton Gomes, 30 anos, designer de interiores, afirmou ter sido surpreendido com a eliminação. “Eu realmente não sabia que o relógio poderia ser desclassificado por conta disso. Se eu soubesse, não teria levado”, disse.
Ele contou que utiliza o relógio diariamente, para trabalho, estudo e demais atividades.
“Essa foi minha segunda prova do Enem, e eu gostaria muito de cursar Psicologia. Foi por isso que tentei fazer as provas, no caso fui eliminado, mas enfim… agora, quem sabe ano que vem", disse Everton sobre a experiência.
Embora diga compreender as regras para equipamentos eletrônicos, o candidato questionou a forma como a fiscalização foi conduzida.
“É uma forma justa para outros tipos de aparelho, mas o que me deixou indignado é que eles não analisaram o relógio, abriram o pacote ou verificaram se era digital. A moça só pediu para eu me retirar”.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), qualquer equipamento eletrônico que toque ou emita som durante a aplicação do exame, mesmo lacrado, pode resultar na eliminação do participante. Por isso, recomenda-se retirar a bateria, desativar alarmes ou, se possível, deixar os aparelhos em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário