Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Coluna da terça-feira

       O exemplo da terra de Lampião
Em tempos tão bicudos para os municípios brasileiros, tratados como os patinhos feios pela União, não é fácil passar pelo crivo do julgamento cada dia mais rigoroso da população. Que exige uma saúde que funcione, escolas em tempo integral com bons professores, serviços básicos de qualidade, enfim, uma gestão decente e eficiente.
São poucos os que estão escapando e Carlos Evandro, de Serra Talhada, apareceu, ontem, com 87% de aprovação, segundo pesquisa encomendada por este blog ao Instituto Opinião.
É um percentual digno de comemoração para o gestor da terra de Lampião, até porque os municípios caminham para um processo de falência generalizada no País, alguns porque não têm sorte ou escolhem mal os seus representantes, outros porque não resistirão à tesoura implacável do Planalto.
Há uma tese de que prefeito bem avaliado, quando parte para reeleição ou tenta eleger o sucessor depois de oito anos, tem 50% de chances de sucesso, não só por estar no poder, mas pela própria força dada pela população quando assim está satisfeita.
É o caso de Evandro, que rompeu com Inocêncio Oliveira, seu velho padrinho, e enfrentou o poderio do governador Eduardo Campos, que foi ao município pedir votos para Sebastião Oliveira, derrotado pelo atual vice Luciano Duque, apoiado pelo prefeito, por uma diferença acima de três mil votos.
VEZ DE CARNAÍBA – Na sequência das pesquisas Opinião/Blog do Magno sobre as gestões municipais postarei, hoje, a avaliação do prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB). É o quinto de uma série de, aproximadamente, 15 prefeitos que encerram um ciclo de oito anos de administração. Este, aliás, foi o critério adotado: o município cujo prefeito está ao final de dois mandatos, tenha elegido ou não o sucessor, tanto na Região Metropolitana quanto no Interior.
Aumentando custos - O prefeito eleito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB), começou muito mal ao anunciar, ontem, uma equipe com 16 secretários. Nem capitais como João Pessoa ou Natal têm tanta pasta assim! Para quem prometeu reduzir gastos, não resta dúvida de que foi uma tremenda pisada de bola.



Niemeyer derruba capa - O senador Humberto Costa também confirmou, ontem, que recebeu a equipe da revista Época que traça um perfil devastador da imagem do governador Eduardo Campos. A reportagem estava programada para a edição deste fim de semana, mas caiu porque a capa de todas as revistas semanais foi com Oscar Niemeyer, que morreu aos 105 anos. A produção é para capa.
Enfim, informações - O prefeito de Belo Jardim, Marcos Coca Cola (DEM), finalmente enviou, ontem, ao prefeito eleito João Mendonça as primeiras informações sobre a situação financeira solicitada pela equipe de transição. O que se diz por lá é o prefeito demorou em demasia porque vinha recebendo pressões para ignorar do seu tutor, o deputado Mendonça Filho.
Start da equipe -   Os presidentes de partidos que integram a coligação do prefeito eleito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), começam a ser ouvidos, hoje, sobre a montagem do secretariado. A sinalização foi dada pelo próprio Geraldo, que quer dar espaço a todos os partidos e ainda tem pela frente o desafio de escolher dois vereadores, curvando-se as pressões dos suplentes.

CURTAS
EM CARUARU– O prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), promete anunciar o seu novo secretariado até o fim desta semana. A reforma deve ser ampla e contemplar todos os partidos que integram a sua ampla coligação. A coordenação da transição foi entregue ao deputado Wolney Queiroz.
FPM GORDO– Os prefeitos não deram um pio reclamando do repasse do FPM na cota de ontem, porque, na verdade, receberam com aumento de 80%. E o que se diz em Brasília é que os demais repasses dos dias 20 e 30 também virão com o mesmo percentual, fazendo assim a alegria dos chorões.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quantos secretários vão dançar na reforma que o governador está costurando silenciosamente?
'O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem'. (Provérbios 19:8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário