Apoio do Blog

Apoio do Blog

terça-feira, 25 de março de 2014

Democratas quer convocar Mantega e Tombini para explicações sobre rebaixamento do Brasil na S&P



O líder do Democratas na Câmara Federal, Mendonça Filho (PE), quer a convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, na Comissão de Fiscalização e Controle da Casa para explicar a deterioração da política fiscal brasileira que levou a um rebaixamento na classificação da Standard & Poor’s (S&P).

O país agora se encontra na última classe do grupo “grau de investimento” da companhia especializada em avaliações econômicas e análises e pesquisas sobre bolsas de valores.

“Comprometeram todos os fundamentos econômicos conquistados a duras penas para a sociedade brasileira com essa contabilidade criativa, obra do Mantega e da Dilma. A credibilidade de nossa política econômica foi corroída por essa manipulação de dados oficiais e agora o governo colhe o que plantou”, denunciou o líder.

Em sua justificativa, Mendonça lembra que a oposição tem insistido na necessidade de se fazer “um real ajuste fiscal, sem truques contábeis e com diminuição dos gastos correntes”. O democrata também aponta para a falência do modelo econômico, o aumento da intervenção estatal e o foco no consumo com desprezo quase completo pelo investimento como razões às quais o país tem perdido credibilidade no mercado global.

Além da nova avaliação “BBB–“, a S&P também destacou a previsão de um crescimento menor nos próximos dois anos, o aumento do déficit público e o descumprimento de vários itens da meta fiscal com razões para o pessimismo do mercado.

Informações da Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Acidente entre moto e bicicleta deixa um morto em Taquaritinga do Norte

Um homem identificado como Cícero José da Silva, de 59 anos, morreu na noite deste domingo (19), após um acidente na estrada que dá acesso a...