Pernambuco recebeu 687 doses de vacinas contra a varíola, ocasionada pelo vírus monkeypox (Mpox). O primeiro lote chegou nesta última terça-feira (14), mas o governo ainda não sabe quando começarão a ser aplicadas. As vacinas foram enviadas pelo Ministério da Saúde, estão destinadas apenas para grupos prioritários, sendo aplicadas em pré-exposição e pós-exposição.
VACINAÇÃO PRÉ-EXPOSIÇÃO
Os grupos prioritários são as pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA); homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais, com idade igual ou superior a 18 anos, e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses. Profissionais de laboratórios que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.
PÓS-EXPOSIÇÃO
Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para monkeypox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
As doses das vacinas são indicadas para uso em profilaxia pré e pós-exposição ao vírus, em duas doses com quatro semanas de intervalo (28 dias) entre uma e outra. Pessoas com diagnóstico para a doença e/ou com lesões suspeitas não poderão receber a dose do imunizante.
www.diariodepernambuco.com.br