Apoio do Blog

Apoio do Blog

Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Bolsonaro tinha discurso pós-golpe pronto, diz PGR


A Procuradoria-Geral da República (PGR) encontrou um documento na sala de Jair Bolsonaro, ex-presidente, e no celular de Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens, que revela um discurso planejado para ser feito após um golpe de Estado que visava impedir a transição de governo.

O discurso defendia o decreto de Estado de Sítio e de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), além de questionar a legitimidade de decisões judiciais. Bolsonaro alegava que certas normas e decisões judiciais eram legais, mas ilegítimas, e defendia ações para restaurar a segurança jurídica e a liberdade no país. O texto também criticava ministros do STF, como Alexandre de Moraes.

Na última terça-feira (18), a PGR denunciou Bolsonaro e 33 pessoas, incluindo Braga Netto e Mauro Cid, pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

O discurso encontrado apontava para a necessidade de um Estado de Sítio para restaurar o Estado Democrático, com base na Constituição Federal de 1988.

Além disso, foi descoberto um documento chamado "Operação 142", que detalhava um plano para o golpe de Estado. O plano incluía medidas como a anulação das eleições, a prorrogação de mandatos, a substituição do TSE e a preparação de novas eleições. O documento também indicava a intenção de interromper a transição de governo e deslegitimar o novo governo eleito, com o objetivo de manter Bolsonaro no poder. Em defesa, os advogados de Bolsonaro e Braga Netto negaram as acusações e afirmaram que estão confiantes de que a verdade será esclarecida.

(IMAGEM: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Jornal do Comercio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário