O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou nesta segunda-feira (17) apoiadores a participarem de uma manifestação em março, pedindo "Fora Lula 2026" como uma das principais pautas. O ex-chefe do Executivo foi indiciado pela Polícia Federal por participação numa tentativa de golpe de Estado e deve ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República.
Até pouco tempo atrás, entretanto, os bolsonaristas, incluindo um de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), defendiam o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alegando crime de responsabilidade no pagamento do programa Pé-de-Meia, como a tônica do protesto.
A mudança na pauta reflete o cenário adverso que o ex-presidente atravessa, com a inelegibilidade até 2030, o possível banco dos réus que enfrentará caso o Supremo Tribunal Federal (STF) aceite a denúncia e abra um processo penal, e a falta de uma maioria no Congresso para apoiar um processo de impeachment.
No vídeo publicado nesta segunda-feira nas redes sociais de Bolsonaro e do organizador do ato no Rio de Janeiro, o pastor Silas Malafaia, o ex-presidente afirma que a pauta será: "liberdade de expressão, segurança, custo de vida, 'Fora Lula 2026' e 'anistia já'".
Bolsonaro pede ainda que os seguidores que participarão das manifestações em outras cidades do País se atentem aos organizadores do evento e à pauta proposta.
Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem #JairBolsonaro #Bolsonaro #Lula #Política #vv
Nenhum comentário:
Postar um comentário