Apoio do Blog

Apoio do Blog

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Pernambucano que foi lutar na guerra da Ucrânia foi espancado até a morte pelo próprio batalhão

Foto: Divulgalção/Redes Sociais

O pernambucano Bruno Gabriel Leal da Silva, de 28 anos, morreu na Ucrânia após, segundo relatos, ser submetido a agressões dentro do batalhão em que atuava. A morte foi confirmada por autoridades ucranianas, que informaram a abertura de investigação preliminar sobre o caso.

De acordo com apuração do jornal Kyiv Independent, Bruno teria sido vítima de abusos praticados por integrantes de uma unidade composta majoritariamente por brasileiros e liderada por Leanderson Paulino. Um ex-integrante do grupo afirmou que práticas violentas eram recorrentes dentro do batalhão.

Segundo os relatos, Bruno ainda não havia formalizado contrato definitivo com a unidade e manifestava o desejo de deixar a Ucrânia para retornar a Pernambuco. Ele teria sido levado a um espaço conhecido entre os membros como “container”, onde foi espancado por cerca de 40 minutos. Testemunhas disseram ter ouvido gritos e sons de agressões, mas afirmaram não ter conseguido intervir.

Na manhã seguinte, soldados relataram ter encontrado o corpo do pernambucano na neve, próximo ao local das agressões, com marcas nos pulsos e sinais de violência no tronco.

A unidade citada na investigação, denominada Advance, conta com aproximadamente 150 a 200 integrantes e opera dentro da estrutura da inteligência militar ucraniana, subordinada a Bohdan Khodakovskyi. Conforme relatos de ex-recrutas, as regras internas seriam rigorosas, incluindo a retenção de passaportes dos combatentes, o que dificultaria a saída do país.

Um ex-integrante declarou ter sido ameaçado após solicitar a devolução do próprio passaporte para deixar a unidade. Testemunhas também mencionaram um suposto padrão de abusos, descrevendo práticas que incluiriam espancamentos coletivos, queimaduras, choques elétricos, afogamento, asfixia e agressões.

As autoridades ucranianas confirmaram a morte de Bruno Gabriel Leal da Silva, mas não divulgaram detalhes do relatório médico ou informações sobre eventual autópsia. O caso segue sob investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Balanço: dono de Lava Jato é baleado durante assalto e morre no hospital em Caruaru

HRA – Foto: Adielson Galvão Registrados 8 homicídios nessa quinta-feira (19) em Pernambuco. São 153 crimes neste mês de fevereiro. Este ano,...