Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Coluna da terça-feira

         Grito de Coelho
Conhecedor profundo das políticas públicas para o semiárido, o ex-deputado Osvaldo Coelho (DEM) meteu o dedo na ferida. Aproveitando que o debate da mais longa seca dos últimos 50 anos entrou definitivamente na mídia nacional, mandou carta ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, na tentativa de dobrar o seu coração financeiro.
Disse que Dilma só tem olhado para as regiões ricas e que, quando se quer, não falta dinheiro, como não tem faltado dinheiro para a Copa do Mundo, as Olimpíadas, trem bala e até conceder empréstimo ao FMI.
“O Governo só não tem dinheiro para irrigação no Nordeste”, advertiu, acrescentando: “A fruticultura irrigada no semiárido gera um emprego direto e mais dois indiretos por hectare. Não é por outra razão que os dois países mais populosos do mundo, a China e o Japão, utilizam-na maciçamente pela sua capacidade de criar empregos”.
Coelho disse, ainda, que Dilma precisa dar um tratamento diferenciado ao Nordeste. “Temos a maior taxa de analfabetismo do País, o PIB per capta do semiárido correspondente a metade do nordestino e a 25% do nacional. Temos apenas três de um total de 63 universidades federais”, alertou.
Segundo o ex-deputado, o semiárido tem um potencial de irrigação da ordem de 1,3 milhão de hectares, que se viesse a ser devidamente explorado poderia de fato transformar a região numa nova Califórnia.
DRAMA DO CRÉDITO – Osvaldo Coelho abordou também outra questão crucial para o desenvolvimento do semiárido: o crédito. “As normas de crédito precisam se ajustar às peculiaridades da região quanto a taxas de juros, prazos de pagamentos e exigências de garantia real. A manutenção das condições vigentes somente leva o sertanejo à inadimplência, e, consequentemente, à impossibilidade de tomar novos financiamentos”, desabafou.
Revolução no Sertão - Por fim, Osvaldo lembrou ao ministro que a irrigação nos desertos da Califórnia fez daquele Estado o mais próspero da União americana, transformando também a região desértica do Noroeste do México e a Espanha. “O Nordeste brasileiro poderia sofrer também uma revolução”, advertiu.
Bom cobrador, mau pagador - Diz a sabedoria popular que todo mau pagador é um bom cobrador. Nada mais se aplica com tanta fidelidade ao pé da letra com o que vem ocorrendo na gestão do prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB). Sufoca com cobrança os inadimplentes das caríssimas taxas do IPTU, mas se revela caloteiro na hora de liquidar as faturas dos fornecedores em geral, com meses de atraso.
Que crise? - O tucano que despacha na Prefeitura de Jaboatão deu uma vassourada em 700 servidores e cortou 10% dos salários dos comissionados referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro, alegando uma suposta crise. Mas, que crise é esta que acaba de contratar Capital Inicial, uma das bandas mais famosas e também mais caras do pop-rock do País?
O salto de Arcoverde - Na gestão do prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), que conclui oito anos de mandato, Arcoverde passou do 16º para o 12º lugar no ranking Firjan de Desenvolvimento Municipal. O avanço nas áreas de saúde, emprego e renda foi menor apenas do que os de cidades como Recife, Ipojuca, Bezerros, Caruaru e Petrolina. Certamente, Arcoverde não é como caranguejo, que anda para trás.



CURTAS
SELO UNICEF– Além de ter emplacado o sucessor, o atual vice-prefeito Luciano Duque (PT), o prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (sem partido), também encerra o mandato de oito anos em alto astral, recebendo o Selo da UNICEF pelo trabalho em favor da redução da mortalidade infantil.
NOVA EQUIPE– Na estreia do Frente a Frente, ontem, na Caruaru FM, o principal entrevistado ao vivo foi o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT). Que, aliás, está acelerando as negociações com os partidos da sua base para montagem do seu novo secretariado, que será 90% renovado.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando as obras da Transposição serão de fato retomadas a todo vapor?
'A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento'. (Provérbios 4:7)

magno martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário