Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Escolas públicas brasileiras deverão ter biblioteca até 2020


No Prado, na Zona Oeste do Recife, biblioteca da escola é uma caixa de madeira de 70 cm.

No Jornal do Commercio desta sexta-feira

A Lei Federal n° 12.244, de 2010, diz que as instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do País contarão com bibliotecas até 2020. Será obrigatório um acervo de livros de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado.

"O desafio é grande, mas extremamente importante", diz a diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo, Christine Fontelles. A entidade é uma ONG que trabalha em prol da construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade.

Trabalhando a favor da lei, o Ecofuturo e outras organizações de incentivo à leitura promovem, desde setembro do ano passado, uma campanha para orientar gestores sobre como acessar recursos públicos para implementar e manter bibliotecas. O Eu Quero Minha Biblioteca já tem parceria com 141 municípios, 152 instituições e 303 parlamentares e mais de um milhão de visualizações em sua página na internet (www.euquerominhabiblioteca.org.br).

"O mundo, hoje, é da informação e não compreender um texto escrito muda completamente a percepção de um indivíduo a respeito do mundo ao seu redor", afirmou Christine. De acordo com ela, a biblioteca escolar é o único espaço de educação e cultura em muitos municípios brasileiros. Por isso, a necessidade de criar esses espaços.

"A partir de experiências positivas, a leitura pode tornar-se objeto de desejo e hábito das pessoas. O exemplo de professores e pais e o acesso a ambientes propícios são fundamentais para isso", concluiu Fontelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário