Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Vergonha Investigação exclusiva mostra como o dinheiro público some no Brasil


Brasil um pais que a cada dia que passa em minha vida, em vez de eu ter orgulho de ser um cidadão brasileiro, mim decepciono com tanta impunidade com muitos ladrões de cara de pau roubando as essências e dignidades de humildes cidadãos brasileiros. Assistindo Câmara reporte da Rede Record televisão desta semana e vendo os repórteres encararam a difícil missão de descobrir quem são os "Laranjas do Sertão", o esquema de corrupção que já desviaram mais de vinte milhões de reais de uma prefeitura no interior da Bahia. Um povo sofrido abandonado pele própria sorte sem ter a quem recorrer um dinheiro que deveria ser usado em obras e que nunca passaram de promessas ou saíram do papel. 

Só Vocês vendo a incrível história da empregada doméstica e de um empacotador de mercado que ficaram ricos e não sabem. A empregada domestica foi enganada pelo patrão abrindo uma firma em seu nome onde faturam meio milhão enquanto ela ganha 300 reais por mês. Os nomes deles aparecem em contratos milionários com a prefeitura, mas são "laranjas" de um esquema comandado por políticos e empresários. 

Um grupo que fatura alto à custa do sofrimento de toda uma população. Vendo a cena dos "caçadores de água". Eles passam os dias cavando a terra seca para matar a sede da população, os moradores algumas comunidades denunciam que são punidos com a falta da água por não votarem no atual prefeito. 

Na área do ensino, a cidade é uma das piores na avaliação do Ministério da Educação. Estudantes e professores chegam a caminhar dezesseis quilômetros a pé para estudar. Não há ônibus escolar, nem transporte público na cidade. A população se arrisca nos chamados "caminhões pau de arara". Vendo tudo isso me lembra de que o exercício da cidadania pressupõe indivíduos que participem da vida comum, organizados para alcançar o desenvolvimento do local onde vivem, devem exigir comportamento ético dos poderes constituídos e eficiência nos serviços públicos.

Um dos direitos mais importantes do cidadão é o de não ser vítima da corrupção (más no Brasil isso tá fora de uma realidade) . De qualquer modo que se apresente, a corrupção é um dos grandes males que afetam o poder público, principalmente em pequenos municípios. E também pode ser apontada como uma das causas decisivas da pobreza das cidades e do país. A corrupção corrói a dignidade do cidadão, contamina os indivíduos, deteriora o convívio social, arruína os serviços públicos e compromete a vida das gerações atuais e futuras. A corrupção afeta a qualidade da educação e da assistência aos estudantes, pois os desvios subtraem recursos da merenda e do material escolar, desmotivam os professores, prejudicam o desenvolvimento intelectual e cultural das crianças e as condenam a uma vida com menos perspectivas de futuro. Em ambiente em que a corrupção predomine dificilmente prospera um projeto para beneficiar os cidadãos, pois suas ações se perdem e se diluem na desesperança. 

De nada adianta uma sociedade organizada ajudar na canalização de esforços e recursos para projetos sociais, culturais ou de desenvolvimento de uma cidade, se as autoridades municipais, responsáveis por esses projetos, se dedicam ao desvio do dinheiro público. Em minha opinião a corrupção é fruto do sistema que valoriza o ter, e não o ser. Que estimula o individualismo, em vez da solidariedade. Enfim a corrupção é fruto do sistema que subverteu os valores morais da sociedade e busca sempre cada vez mais acumular bens materiais. Tudo pode ser vendido e comprado. Nós crescemos ouvindo que a corrupção faz parte do dia-a-dia e começa dentro de casa, e é a partir daí que deve ser podada.

 É um problema social grande no Brasil, mas também encontrada em países de Primeiro mundo, a verdade é que só há corruptos por que também há corruptores, no entanto, o problema do Brasil é bem maior, está na base estrutural, de formação como cidadão, onde envolve ambiência familiar, social, religião, economia, estrutura educacional etc. A solução para iniciar um processo de mudança está, primordialmente, na educação, na mudança de legislação para evitar a impunidade, além do amor ao próximo, pois à medida que se obtém benefícios através da rede ilícita de corrupção renegam-se os milhares de desabrigados e famintos que sobrevivem abaixo da linha de pobreza. "Somente com uma educação baseada em valores de honestidade, solidariedade e lealdade acabará com a corrupção em todo pais.”

 Ruy Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário