Apoio do Blog

Apoio do Blog

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Câmara analisa projeto que prevê cobrança pelo uso de tornozeleira eletrônica


Um projeto de lei que transita na Câmara dos Deputados propõe que presos temporários ou condenados sejam obrigados a arcar com custos de uso e manutenção da tornozeleira eletrônica.

De acordo com a proposta, a pessoa monitorada será responsável pela conservação do equipamento e deverá ressarcir o poder público em caso de dano ou avaria, após avaliação técnica. Ficariam isentos da cobrança os presos beneficiados com a gratuidade da Justiça.
O texto também prevê que a recusa injustificada ao pagamento resulte na inscrição do débito em dívida ativa. Os recursos arrecadados com a medida serão destinados ao Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), para custeio e investimentos.

Ainda conforme o projeto, os estados e o Distrito Federal também poderão instituir cobranças semelhantes.

Combate ao crime organizado

Autor da proposta, o deputado Célio Studart (PSD-CE) afirma que a iniciativa tem como objetivo combater o crime organizado e gerar receitas para o custeio das tornozeleiras eletrônicas.

“A utilização de monitoração eletrônica e a respectiva cobrança pelo seu uso são medidas que podem contribuir, significativamente, para alcançar esses objetivos”, defendeu o parlamentar.

Próximos passos

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Câmara analisa projeto que prevê cobrança pelo uso de tornozeleira eletrônica

Um projeto de lei que transita na Câmara dos Deputados propõe que presos temporários ou condenados sejam obrigados a arcar com custos de uso...