Atual vice-prefeito de Jataúba, Fábio Mamão (PT) se projeta para maior salto político em 2024, tentando a prefeitura do município. O petista, rompido com a prefeita Dra. Cátia (PP), tenta pela quinta vez o posto. Nas quatro eleições anteriores, não conseguiu êxito e ficou sempre na segunda colocação.
Durante entrevista na Rádio Polo nesta quarta-feira (18), o candidato foi questionado sobre o rompimento com a gestora, ruídos da pré-campanha que apontavam para uma possível aliança com Antônio de Roque (Podemos) e pontuou planos caso seja eleito em 6 de outubro.
Inspirado na Família Campos, sobretudo em Miguel Arraes e Eduardo Campos, durante sua participação Fábio Mamão relembrou início de carreira e projetos que beneficiaram o município, a exemplo de eletrificação rural no início dos anos 90.
Foto: Maryana Lira
Azedou – Ao tratar sobre o rompimento político com a prefeita Dra. Cátia Ribeiro, Mamão relembrou o histórico dessa junção e afirmou que havia um compromisso para que o atual vice fosse o candidato a prefeito no pleito de 2024. De acordo com o petista, a garantia teria partido do empresário Boy Ribeiro, companheiro da atual prefeita, durante encontro em agosto de 2019 em Camalaú, na Paraíba, na presença de algumas testemunhas.
Outra situação teria desagradado o candidato no início do governo em 2021. De acordo com Mamão, houve o convite para ele ser Secretário de Obras e, no dia do anúncio, a solicitação para mudança do nome, após pedido, segundo ele, do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira. “Estou para ajudar. Mas, isso poderia ter sido anunciado antes”, disse.
Foto: Maryana Lira
Diogo Moraes – Fábio Mamão foi questionado sobre o distanciamento com o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), do qual foi aliado por muitos anos. Após fazer grande elogios ao ex-deputado Oseas Moraes e dito ‘querer bem’ a Diogo, o petista declarou: “Até hoje, Diogo não disse porquê me abandonou. Simplesmente saiu e ficou perto da Doutora. Nunca me deu uma satisfação de nada, do porquê fez isso”.
Pesquisa – O candidato é categórico na resposta ao ser perguntado sobre pesquisa eleitoral. “Não acredito de maneira alguma”. Mamão disse ‘sentir’ na população, um sentimento de rejeição ao nome da atual prefeita. único levantamento registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e divulgado na cidade, em junho, apontou a prefeita na primeira colocação e Antônio de Roque na sequência.
Aliança? – Mamão afirmou que, após o pleito de 2022, havia nas ruas uma expetativa para uma possível junção com um adversário histórico: Antônio de Roque. De acordo com o candidato, era ventilada a chapa ‘Mamão (prefeito) e a vereadora, irmã de Antônio, Josilene Cordeiro (vice). No entanto, como ambos (Mamão e Antônio) almejaram a cabeça do chapa, o plano não evoluiu.
Fábio Mamão acrescentou que, caso o adversário Antônio de Roque não consiga resolver pendências judiciais e ratificar candidatura, não ver dificuldade desse eleitorado migrar para seu projeto.
Foto: Maryana Lira
Promessas – Na Saúde, o candidato promete melhorias no atendimento, desde o Transporte Fora de Domicílio (TFD) a novas especialidades e construção de bloco cirúrgico. Na Educação, fala em requalificação de prédios, valorização profissional e construção de novas salas em sete escolas e, na Segurança, ressalta concurso público para GCM, após levantamento de uma equipe técnica qualificada para demonstrar, efetivamente, qual o número necessário de profissionais do setor.
Polo de Confecções – Fábio Mamão mira a construção de um parque de feiras às margens da PE-160, semelhante aos que existem em Santa Cruz do Capibaribe. Segundo ele, o município teria condições de alavancar a economia focado em peças íntimas, aproveitando, sobretudo, o imenso fluxo rodoviário da cidade.
Foto: Maryana Lira
“Jataúba é a terra da calcinha e da cueca. Essa cultura foi criada há mais de 40 anos […] essa cultura nunca caiu. Já chegamos a fabricar mais de 40 milhões de peças por mês. Tínhamos entre 4.500 a 5 mil pessoas empregadas, e hoje não tem mais, pós pandemia caiu e me preocupo com isso”, disse.
Recursos – Organização, equipe de estudos, planejamento e bons projetos, são termos utilizados constantemente pelo candidato, para referenciar e apontar como conseguir recursos junto ao governo federal, principalmente, para obras e programas do plano de governo.
Foto: Maryana Lira
Foto: Maryana Lira
Confira abaixo, participação na íntegra:
Blog da Polo
Nenhum comentário:
Postar um comentário