Poderosa e íntima
A secretária Rosemary Noronha, principal protagonista da operação Porto Seguro, que pilhou 18 corruptos assaltando os cofres da Nação, fez 24 viagens ao exterior na comitiva do ex-presidente Lula. Gozava, como se vê, de uma intimidade impressionante com o ex-chefe.
Desconfiada com o que as paredes do Planalto falavam à época das peraltices da super Rose, a ex-primeira-dama Marisa Letícia deu ordens para retirá-la de todas as viagens. Quando Lula iria embarcar para o exterior, Marisa exigia a lista completa dos passageiros convidados.
De pronto, o ex-presidente orientava a sua assessoria a mandar todos os nomes para a ex-primeira dama com uma expressa recomendação: omitir o nome da secretária, para não provocar a ira da sua esposa.
No Governo Lula, de um escritório abandonado, como disse ontem um senador para abafar a crise, Rose mandava e desmandava. Nomeava, negociava contratos e dava ordens a ministros. Dava conselhos a Lula e oferecia seu ombro amigo, nas horas de crise e tempestades, tudo escondido de Marisa.
A Rose é poderosa, está sendo convocada para depor no Congresso, mas nada espere dela. Dirá que não conhece Lula e que nunca fez tráfico de influência usando o seu nome, mesmo comportamento dos mensaleiros que colocaram seus nomes na forca sem entregar o velho patrão nem sob tortura.
DIVISÃO – O presidente municipal do PT no Recife, Oscar Barreto, abriu a discussão para levar o partido a apoiar o Governo Geraldo Júlio, mas não vai ser fácil. Derrotados pelo socialista, o senador Humberto Costa e o deputado João Paulo não querem ouvir falar em alinhamento automático. Já o presidente estadual, Pedro Eugênio, defende que o PT apoie, mas sem cargos em troca, mantendo uma postura de independência. Difícil, porque petista adora o poder da caneta.
Briga por cargo -
Sem crise - A direção do Lafepe nega que o laboratório enfrente uma crise, a ponto de faltar remédios nas farmácias pelo Interior, como garante o deputado Daniel Coelho (PSDB), que requereu audiência para debater o suposto endividamento da estatal. “A falta de remédios é pontual, restrita a três medicamentos de mais de 200 ofertados em todas as farmácias”, diz a nota.
Giro pelo sertão - O secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, garante que na próxima semana o governador Eduardo Campos deve ir ao Sertão anunciar um conjunto de medidas para minimizar os efeitos da seca. O roteiro ainda não está fechado, mas deve incluir o Sertão Central, em Salgueiro, e municípios do Sertão do Pajeú e Moxotó.
Sem milho -
CURTAS
PUXANDO O FREIO– A Operação Porto fez os líderes aliados passarem a desaconselhar o Governo a votar este ano a Medida Provisória do Setor Elétrico. O temor é que convocações de ministros e servidores afastados para depor virem moeda de troca na Câmara.
ABANDONO– Enquanto os prefeitos se reuniam, ontem, em Canindé (SE), para discutir o plano de revitalização do São Francisco, a companheira Josélia Maria postou em seu blog uma imagem, porém real e verdadeira, da situação de abandono do Velho Chico, que agoniza numa grande extensão.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando a Rose vai dizer que nunca teve nenhum tipo de relação com Lula?
'O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial'. (Provérbios 27:9)
magno martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário