Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

4,2 mil vagas em metalmecânica até fim de 2013


Até o fim de 2013, a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) do Estado estima ofertar 4,2 mil vagas para qualificação voltada ao polo metalmecânico de Pernambuco – o Projeto Polo Naval -, que visa atender aos estaleiros (Atlântico Sul, Promar e CMO), fornecedores e demais empresas da cadeia. Segundo o secretário da STQE, Antônio Carlos Maranhão, a primeira turma, já fechada, começa na próxima segunda-feira, com 200 estudantes egressos do Ensino Médio de escolas públicas de Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes. O anúncio aconteceu ontem, em cerimônia com autoridades e representantes do setor em Pernambuco, no Estaleiro STX Promar, no Complexo de Suape.
O Projeto Polo Naval vai oferecer cursos ao longo do ano, que terão, em média, 200 horas de duração e serão realizados na escola técnica do Senai, no Cabo de Santo Agostinho. “De maneira geral, qualquer interessado pode se inscrever, mas há alguns requisitos. Alguns cursos exigem, por exemplo, que o candidato tenha o Ensino Médio concluído”, descreveu Maranhão. O secretário explicou também que a oferta de cursos – entre os técnicos em mecânica e automoção, por exemplo, até as qualificações em áreas como soldagem, caldeiraria e montagem – será disponibilizada na página da Secretaria na internet (www.stqe.pe. gov.br), onde as inscrições poderão ser feitas. “Teremos semanalmente a oferta de cursos que vão começar nos 15 dias seguintes”.
Maranhão disse ainda que, à medida que os cursos forem sendo oferecidos, a seleção será feita entre egressos do Ensino Médio das escolas públicas ou trabalhadores em geral, de baixa renda. As quatro mil vagas para 2013 serão ofertadas no Recife, Jaboatão, Ipojuca, Cabo, Escada e Moreno. Os tipos de cursos e quantidade foram estabelecidos a partir de uma pesquisa feita com os estaleiros do Estado. “O banco de egressos deverá sempre ser prioritário nos processos de seleção”.
O polo naval de Pernambuco está atendendo ao Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), que tem encomendados 49 navios, num investimento orçado em R$ 11,2 bilhões. Desse total, 30 embarcações serão produzidas no Estado. De acordo com o presidente do Promar, Miro Arantes, em seis meses, o estaleiro vai absorver 600 funcionários formados nesses cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário