Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Papa puxa a orelha de cardeais da América Latina



No discurso para bispos do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), no Centro de Estudos do Sumaré, o Papa Francisco criticou o que chamou de 'ideologização' da mensagem evangélica. Isto é, interpretações do Evangelho que podem ir de um extremo ideológico a outro. Isso, que ele chamou de 'Igreja tentada' (Igreja da tentação), foi visto por alguns como uma referência velada aos movimentos controversos da Igreja, como o Opus Dei, de extrema-direita, ou a Teologia da Libertação, de extrema-esquerda.

O Papa também falou que a posição do missionário não deve ser de centro, mas sim de periferias e que os bispos, portanto, deve ser pastores, 'próximos das pessoas, pais e irmãos, com grande mansidão: pacientes e misecordiosos'.

O Papa listou propostas ideológicas que 'aparecem' na América Latina e no Caribe. A primeira da lista foi:

- O reducionismo socializante, que é a ideologização mais fácil de descobrir. Em alguns momentos, foi muito forte. Trata-se de uma pretensão interpretativa com base em uma hermenêutica de acordo com as ciências sociais. Engloba os campos mais variados, desde o liberalismo de mercado até a categorização marxista - disse o Papa.

Outra tentação, disse, é a 'ideologização psicológica', que, segundo ele, é frequente em cursos de espiritualidade, retiros espirituais e outros do gênero. Ou seja, uma interpretação 'elitista, que, em última análise, reduz o encontro com Jesus Cristo e seu sucessivo desenvolvimento a uma dinâmica de autoconhecimento'. Tem ainda, continua o Papa, a 'proposta gnóstica'. Isto é:

- Grupos de elites com uma proposta de espiritualidade superior, bastante descarnada. (Informações de O GLOBO - Deborah Berlinck)

Leia aí: Papa critica 'ideologização' da mensagem do Evangelho em discurso para bispos e leia a matéria na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário