Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

FHC é eleito para Academia Brasileira de Letras



A cadeira de número 36 da Academia Brasileira de Letras já tem um novo dono: Fernando Henrique Cardoso. O ex-presidente da República tornou-se imortal na tarde de hoje (27) – obtendo 34 votos entre os integrantes da instituição. A eleição aconteceu no Petit Trianon, sede da ABL, no centro do Rio de Janeiro.

A vaga agora ocupada por FHC estava aberta desde a morte do escritor e jornalista João de Scantimburgo – morto em 22 de março, aos 97 anos. Outros 11 concorrentes disputavam a cadeira – entre eles, o poeta capixaba Eloi Ghio e o colunista social Jeff Thomas. No pleito, foram registradas 4 abstenções e 1 falta.

"A grande obra de Fernando Henrique Cardoso de sociólogo e cientista dá ainda mais corpo à Academia", afirmou Marcos Vinicios Villaça, ex-presidente da ABL. Após a eleição, Fernando Henrique comemorou a escolha na Fundação Eva Klabin.

Vida e Obra - Fernando Henrique foi presidente do Brasil entre 1995 e 2002. Doutor em Sociologia e Professor Emérito da USP (Universidade de São Paulo), ele tem trabalhos nas áreas de sociologia, ciência política, economia e relações internacionais.

O sociólogo já lecionou nas universidades de Stanford (EUA), Cambridge (Reino Unido) e Paris-Nanterre (França) – entre outras. Ao todo, sua obra reúne 23 livros e mais de 100 artigos acadêmicos. Além de Fernando Henrique (PSDB), outro ex-presidente faz parte hoje da ABL: o maranhense José Sarney (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário